Só para deixar meus 2 centavos.
Como ele fez duas perguntas....
Primeiro o HD. Fuja dos Samsung, eles dão pau do nada, as vezes com menos de 6 meses de uso. Já aconteceu isso comigo. Tive que levar ele para recuperar meus dados numa firma especializada, adivinha qual era a marca mais presente para recuperar dados de HDs pifados? SAMSUNG, disparadamente! Vá de Seagate, tenho um a mais de 4 anos e nunca me deu dor de cabeça. Já tive outros HDs Seagate e Maxtor e nunca deram pau. Aliás a Maxtor só mantém a marca, a Segate comprou ela. É o mesmo produto da Seagate com nome remarcado.
Quanto ao DreamLinux. Eu já testei em máquina virtual e na minha máquina de teste mesmo. Ele é bonito sim, principalmente para quem gosta do visual do Mac. É rápido e leve como o Debian. Mas seu instalador é confuso e Bugado! Esse, para mim, é seu maior defeito. O particionamento dele é confuso, preste muita atenção nessa etapa. E chega numa hora que parece que ele travou! Mas a instalação continua 40 minutos depois! Só tentei de novo pois soube disso por ter lido uma análise em Inglês, o colunista passou pelo mesmo problema. O Gxine dava muito pau. Os desenvolvedores preferiram focar tudo no idioma em Inglês, devido ao apoio da comunidade de língua inglesa, já que da nossa só recebiam críticas e ataques descabidos. Por isso é mais fácil achar suporte em Inglês do que em Português! Se o idioma for uma barreira pra você, isso pode ser um problema sério.
Inté!