Autor Tópico: Configuração de Placa de Vídeo  (Lida 7437 vezes)

Offline Windxlum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Configuração de Placa de Vídeo
« Online: 10 de Julho de 2008, 14:03 »
Bom dia pessoal,

sou novo com o linux e este final de semana me ocorreu o seguinte problema. Esva utlizando o Ubuntu normalmente, e ontem fui ligar meu micro e ele deu um erro de configuração de placa de vídeo, dizendo que eu deveria configurar manualmente. Toda vez que eu selecionava uma placa de vídeo compatível com a minha ele travava e eu tinha que restartar a máquina. Até utilizando as configurações de vídeos básicas ele não aceitou. Fiz um restore do sistema e voltei a utilizar o Ubuntu. porém as configurações de vídeo ficou como a básica. A resolução está 800x600, horrível!! Minha placa de vídeo é on-board, não sei por que deu este problema. Fui tentar alterar o estilo de visialização para normal e ele informa que não é possível alterar a área de trabalho. Alguém sabe como posso instalar um novo driver de Vídeo para poder usufruir de minhas configurações de vídeo?

Agradeço por quem puder me ajudar!

Abraços!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2008, 21:59 »
Primeiro informe seu hardware, especialmente a placa de vídeo... senão fica difícil.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Pablo Massan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2008, 22:19 »
Meu problema é quase o mesmo! Sinceramente, está impossível utilizar o ubuntu desse jeito, estou me cansando!!!
PRIMEIRO, deu o maior rebu pra conseguir instalar a placa de video (Gforce 7300s/7200 256), e olha que não foi fácil encontrar o tutorial apropriado, muito menos instalar ela;
SEGUNDO, recebi uma tal atualização que DESINSTALOU a minha placa de video, aparecendo aquela tela no inicio a qual pede pra gente fornecer alguns dados da placa, daí por diante só funciona em baixa resolução. DEPOIS DE MUito pesquisar e não encontrar nada, resolvi buscar o tutorial já citado e reinstalar a placa, o que resolveu;
TERCEIRO, peguei um tutorial e comecei a melhorar a aparência do sistema, pois este tema do ubuntu é muito tosco, quando já estava tudo perfeito, A PLACA DESINSTALOU-SE NOVAMENTE. Mais experiente, reinstalei a bendita, a qual voltou a funcianar, mas não perfeitamente como antes, pois precisei configurar o monitor manualmente.
QUARTO, e agora, depois de receber uma tal atualização e reinicia o sistema, a placa se desinstalou novamente. SINCERAMENTE, ASSIM NÃO DÁ! TÔ CANSADO DE TANTO REINSTALAR ESSA PLACA, DÁ UM TRABALHO DANADO, MEU TEMPO É ESCASSO!!! Ao invés de estar aprendendo outra coisa sobre o sistema, tenho que ficar reinstalando essa placa. ALGUÉM TEM ALGUMA SOLUÇÃO PARA ISSO????
Pablo

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2008, 22:38 »
Pablo,

por favor, vamos com calma...  ;)  Em primeiro lugar, por favor use menos maiúsculas, porque elas significam que você está gritando com quem lê. Em segundo, já instalei Ubuntu em placas desde Voodoo até GeForce XFX série 8000 sem o menor problema, bastando ativar os drivers restritos para jogos e efeitos gráficos. Em terceiro, nunca vi uma atualização desinstalar uma placa de vídeo - e tenho feito todas desde o 6.10.  Se você puder detalhar melhor os problemas que está encontrando, talvez alguém aqui possa ajudar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2008, 10:15 »
Salve!
Seja bem vindo!
Windxlum , o VB5 já pediu ,mas você pode ver a minha assinatura para entender melhor o que nós precisamos  ;)

Meu problema é quase o mesmo! Sinceramente, está impossível utilizar o ubuntu desse jeito, estou me cansando!!!
PRIMEIRO, deu o maior rebu pra conseguir instalar a placa de video (Gforce 7300s/7200 256), e olha que não foi fácil encontrar o tutorial apropriado, muito menos instalar ela;
SEGUNDO, recebi uma tal atualização que DESINSTALOU a minha placa de video, aparecendo aquela tela no inicio a qual pede pra gente fornecer alguns dados da placa, daí por diante só funciona em baixa resolução. DEPOIS DE MUito pesquisar e não encontrar nada, resolvi buscar o tutorial já citado e reinstalar a placa, o que resolveu;
TERCEIRO, peguei um tutorial e comecei a melhorar a aparência do sistema, pois este tema do ubuntu é muito tosco, quando já estava tudo perfeito, A PLACA DESINSTALOU-SE NOVAMENTE. Mais experiente, reinstalei a bendita, a qual voltou a funcionar, mas não perfeitamente como antes, pois precisei configurar o monitor manualmente.
QUARTO, e agora, depois de receber uma tal atualização e reinicia o sistema, a placa se desinstalou novamente. SINCERAMENTE, ASSIM NÃO DÁ! TÔ CANSADO DE TANTO REINSTALAR ESSA PLACA, DÁ UM TRABALHO DANADO, MEU TEMPO É ESCASSO!!! Ao invés de estar aprendendo outra coisa sobre o sistema, tenho que ficar reinstalando essa placa. ALGUÉM TEM ALGUMA SOLUÇÃO PARA ISSO????
Meu querido ,se você instalou o driver do site da Nvidia manualmente ou com o Envy ,infelizmente quando atualizar o Kernel ,você terá que instalar o driver ,agora se você está com o driver do repositório(169.12) do UBuntu ,aí  talvez seja um problema.

Abraços

Offline Pablo Massan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2008, 16:39 »
Bem, o problema já foi detalhado, se vc puder ser mais específico. Usei letras maiúsculas no sentido de Grifar o que estou escrevendo, para melhor entendimento do texto, se eu quisesse gritar usaria outro tipo de formatação.
Pablo

Offline Pablo Massan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2008, 00:05 »
Caro k7br

O seguinte, instalei manualmente, baixei um arquivo do site da NVIDIA e executei com os comandos $sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-173.14.09-pkg1.run e depois $ sudo ./NVIDIA-Linux-x86-1731409-pkg1.run
« Última modificação: 12 de Julho de 2008, 00:06 por Pablo Massan »
Pablo

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2008, 09:36 »
Pablo Massan ,infelizmente se você instalou o driver manualmente(ou pelo Envy) ,à cada atualização de kernel ou xorg você terá que instalar o driver.
Para contornar isso ,o método seria usar o driver do Ubuntu (169.12),contanto que remova o driver do site da Nvidia ,senão... haverá conflito .

Boa sorte!

Offline samir samu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2008, 11:17 »
caras olá, meu pro é muito semelhante,instalo manualmente, ai  ao reiniciar o modo grafico lindo funciona, ativo os efeitos visuais, funciona e tudo mas ao reiniciar o pc da pau----sou novo no linux e ainda to perdendo a virgindade aos poucos en´~ao me ajuden ok, especifiquei num topico o meu pro deen uma olhada e ajude se poder te mais:

Fórum Ubuntu Linux - PT > Área para Iniciantes > Iniciantes
topico
Problemas na instalação da Geforce 4 128 no ubuntu 1.70 gusty gibbon
Lembre sempre disso: Potencia não é nada sem controle!

Offline Pablo Massan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2008, 00:00 »
Obrigado meu chapa!
Pablo

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Configuração de Placa de Vídeo
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2008, 08:56 »
Salve!
samir samu , consegui achar o seu tópico, mas a bela surpresa, é que está resolvido não é?
Seria muito legal você também dar o retorno aqui ,não acha ? ;)

Abraços