Autor Tópico: Guia de Optimização  (Lida 4445 vezes)

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Guia de Optimização
« Online: 11 de Agosto de 2006, 07:54 »
Este guia foi criado/traduzido pelo kuvalski.

Aqui fica o link http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Guia_de_Optimizacao

espero que ajude a acelarar vossas máquinas, nem que seja um pouco.



Uma optimização que recomendo é a do " Optimizar o XML".

Pela optimização do XML, o metadata irá ser pre-formatado, removendo o espaço em branco entre as Tag, e comprimindo o índice inteiro de XML em uma única linha, sem fazer nenhumas mudanças nos dados dentro das Tag. O processo fará o ficheiro muito menor, aumentado o espaço de memória e uma maior facilidade do xml parser para o ler.

XML metadata é usado por aplicações modernas como OpenOffice.org, GNOME, Evolution, Rhythmbox, GDM, etc., e usado na renderização de gráficos SVG graphic rendering. Ao optimizaro o XML metatada que essas aplicações usam, a aplicação que tratára do XML irá usar menos memória e menos tempo para os tratar.

Download do ficheiro:

Código: [Selecionar]
wget http://www.guiaubuntupt.org/files/desktop-optimizations.tar.gz
Depois descomprimir:

Código: [Selecionar]
tar -zxvf desktop-optimizations.tar.gz
Aceder a pasta:

Código: [Selecionar]
cd optimization/
Correr as optimizações:

Código: [Selecionar]
./doc-optimize
Código: [Selecionar]
./gconf-optimize
Código: [Selecionar]
./openoffice-optimizer
Código: [Selecionar]
./evolution-optimize
Código: [Selecionar]
./gnome-optimize
Código: [Selecionar]
./rhythmbox-quickstart
No Gnome por exemplo, poderam ver os menus a abrirem mais depressa.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2006, 08:50 por iGama »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Guia de Optimização
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:23 »
Eu fiz isto logo quando foi anunciado do gnomefiles, ele melhora um pouco somente
mas se arrependimento não matar, e você costuma editar arquivos XML fica péssimo para localizar o que você quer em uma única linha, afinal de contas a formatação das TAGS foram criadas justamente para deixar o arquivo mais organizado principalmente no XML, eu não sugiro fazer o gnome-optimize caso você por exemplo um dia decida modificar um tema do GDM ou Metacity você vai ficar perdido na confusão,gconf?? sem chance quando dá um pau por causa de algum tema problemático e eu tenho que editar os arquivos localizados no .gconfd fica uma zona só.
O doc-optimize até vai porque a Ajuda funciona perfeitamente com este ajuste e você não precisa ver a zona que ficou o arquivo.xml...
quem fizer me diga o que acharam pois eu não notei melhorias que valham a pena a zona que ele faz nos arquivos, logicamente não testei com o openoffice,rhythmbox.