Todaro faz o seguinte procura pelo Synaptic algum pacote java da SUN e não pelo OPENJDK é é o java Opensource.
Tem trocentos mil pacotes lá com "java" e "sun-java". Como saber o que escolher?
No meio deles tem um
java-gcj-compat-plugin cuja descrição é:
Web browser plugin to execute Java (tm) applets using gij
gcjwebplugin is a little web browser plugin to execute Java (tm) applets.
It is targeted for Mozilla and compatible browsers that support the NPAPI.
The package unconditionally uses the gij runtime.
No chute, selecionei esse. Ele disse que, junto com ele, um caminhão de outras coisas teria que ser instalada junto. Autorizei.
procure no synaptic no seu botão procurar, pelo java da SUN com algo parecido com estes nomes: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-jre e sun-java6-plugin . Atenção que é parecido e não igual ok.
O primeiro e o terceiro já estavam instalados. O segundo foi instalado agora. O quarto não existe.
Depois de tudo baixado e instalado, meu primeiro teste foi tentar abrir...
http://200.202.193.133/102online/interna_lista.htmE aí veio a novidade:
Isso nunca tinha aparecido antes.
Cliquei em Trust, mas ainda assim a applet não abriu.
Pior está acontecendo agora no site do Banco do Brasil: quando ele tenta carregar a applet e mostra aviso semelhante, imediatamente o Firefox fecha na minha cara!
Note que o aviso fala que a implementação de segurança do GNU Classpath não está completa. Como resolver isso?
Bom se não tiver mesmo e você tenha instalado com sucesso o do site da SUN, você ainda tem de rodar o comando:
sudo update-alternatives --config java
para selecionar o java da SUN entre as opções que podem aparecer, para que ele seja o java padrão a ser usado pelas aplicações.
O comando acima me deu a seguinte resposta:
Existem 4 alternativas que fornecem `java'.
Seleção Alternativa
-----------------------------------------------
1 /usr/bin/gij-4.2
2 /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
*+ 3 /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
4 /usr/lib/jvm/java-gcj/jre/bin/java
Pressione enter para manter o padrão ou digite o número da seleção:Como o no. 2 é o que menciona Sun, escolhi esse. Mas nada mudou.
O pacote da Sun que instalei manualmente ontem não está em nenhum desses endereços, e sim em
/usr/java/jre1.6.0_07, seguindo instruções da própria Sun. Será que ele não está sendo reconhecido?
Obrigado por toda gentil atenção que você tem dispensado a mim.
Um abraço!