Backup é essencial quando trata-se de instalar certos tipos de software,especialmente um Sistema Operacional.Também deve-se fazer um disco de inicialização.
Se me permitem dizer,a parte da mais problemática dos SOs baseados em Linux é a instalação.Não que ela seja complicada e exija conhecimentos demasiados,nada disto,porém a quantidade de erros dos quais não se conhecem as causas são enormes,se comparada à dos outros SOs não baseados em Linux.O fato é que isto afasta muitos usuários,sobretudo aqueles que sabem apenas trabalhar com interfaces gráficas point&click e digitar textos,porque eles não querem (por ignorância) entender nem solucionar nada,querem somente um sistema realmente operativo.Digo isto porque já tive problemas com o Kurumim,o Debian,o Mandriva,o Ubuntu (o último era erro de hardware,então não é problema do Linux),o velho Conectiva,o RedHat e o saudoso Mandrake.As especificações do instalador são muito vagas.Eu posso criar um boot e um kernel para um SO simples (vide o projeto SOmBRA) em Assembly,mas,por falta de informação,perco dias tentando instalar um software!