Autor Tópico: Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico  (Lida 18874 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Online: 15 de Fevereiro de 2006, 11:04 »
"Por padrão o Linux tem vários terminais de modo texto e vários de modo gráfico. Os de texto são os de 1 a 6 , e os gráficos são os de 7 a 12.

Assim, com ALT+Fn você pode ir para qualquer terminal. Mas quando você está no modo gráfico, a tecla ALT é usada para acessar funções de menu, então você precisará usar o CTRL+ALT+Fn para que o servidor X entenda que você não está pedindo um menu e sim um terminal.

Assim:
No modo gráfico: CTRL+ALT+F(1 - 6) - Vai para um dos seis terminais de texto
No modo texto: ALT+F(7 - 12) - Vai para um dos modos gráficos.

Se no modo texto você digitar ALT+F(1 - 6) , também irá para qualquer outro terminal, o que possibilita que você desempenhe várias funções simultâneamente. É muito útil, aprenda a usar isso."

Fonte: Dappel do Fórum PCs

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=149556
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 11:07 »
Só para complementar.

Estando no modo Gráfico e já tendo criado outras sessões (para um usuário diferente), você poderá alternar entre estas sessões com o

CRTL+ALT+F(7 a 12)

O F7 será o primeiro usuário logado no sistema, e assim sucessivamente.

Se tiver falado besteira, por favor me corrijam!

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Nick

  • Visitante
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 12:07 »
Qdo eu dou o CRTL+ALT+F(7 a 12), aparece uma tela preta sem prompt sem nada...Por que?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 12:12 »
Citação de: "Nick"
Qdo eu dou o CRTL+ALT+F(7 a 12), aparece uma tela preta sem prompt sem nada...Por que?


Como eu disse antes: Estando no modo Gráfico e já tendo criado outras sessões (para um usuário diferente), você poderá alternar entre estas sessões com o....


Se você não criou outra sessão, não poderá alternar entre elas!  :wink:
Se quiser criar outra sessão vá até Aplicações > Ferramentas do Sistema > Nova Sessão
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 15:35 »
Até que enfim aprendi :D

Eu acho uma falha do Linux este gerenciamento de sessões. É muito complicado... mas daqui a pouco ajeitam.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 15:58 »
Citação de: "agente100gelo"
Até que enfim aprendi :D

Eu acho uma falha do Linux este gerenciamento de sessões. É muito complicado... mas daqui a pouco ajeitam.


Como ansim ? quando vc alterna a sessão o gdm pelo menos, trava a anterior com senha.
vc também pode limitar o número de consoles do modo texto deixando somente o 1º disponível pelo /etc/inittab.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 16:13 »
Citação de: "Xterminator"
Como ansim ? quando vc alterna a sessão o gdm pelo menos, trava a anterior com senha.
vc também pode limitar o número de consoles do modo texto deixando somente o 1º disponível pelo /etc/inittab.


Eu sei. O problema é, por exemplo, tem duas sessões abertas: uma minha e outra da minha esposa. Meu micro está na minha sessão. Aí saio pra atender o telefone, minha esposa quer acessar a sessão dela, aí tenho que explicar que precisa digitar CTL+ALT+F7 pq hoje ela acessou primeiro, mas se fosse o contrário seria CTL+ALT+F8. :D Não é funcional. Deveria ter uma tela de sessões abertas (O SUSE tem algo similar).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 17:26 »
O correto seria ao invés de teclar CTRL ALT Fn
você ir novamente em nova sessão que apareceria um diálogo como este

mas no dapper isto vai ser resolvido. pois ao ir em sair vai aparecer para trocar o usuário ;-)
este diálogo postado no CD 3 que acho que não será mantido pois a versão que eu estou usando atualizada recentemente
já tem um diálogo mais enxuto.
Preview do que virá no dapper.
https://wiki.ubuntu.com/DapperFlight3


Agora é só esperar :-)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 18:10 »
Citação de: "Nick"
Qdo eu dou o CRTL+ALT+F(7 a 12), aparece uma tela preta sem prompt sem nada...Por que?


Na verdade tudo isso é configurado pelo "/etc/inittat". Ocorre que por padrão a maioria das distribuições (e o Ubuntu se inclui nessa maioria) reserva o Ctrl + Alt + F(7-12) bara ambientes Gráficos. Do F(1-6) ficam os em modo texto.

Pra usufruir você pode ir em Aplicações > Ferramentas de Sistema > Nova Seção
E verá que ele abrirá outra seção acho que la no F9, sendo que a sua permanecerá aberta no F7.


DICA: Se você estiver no modo TEXTO da pra usar o comando "xinit" pra abrir o ambiente gráfico sem precisar do GDM. Funciona assim:

xinit /caminho/completo/para/o/executável/do/ambiente/grafico -- :2

Sendo que o ":2" se refere a segunda tela... no caso o F9. Da pra por ":2", ":3", ":4", etc... isso porque provavelmente o ":1" já deve estar ligado no Ctrl + Alt + F7 que é a seção iniciada pelo GDM.

DICA 2: O comando "which" retorna o caminho completo para um executável no path. Podemos usar ele em vez de o caminho completo para o executável.

DICA 3: No Shellscript tudo que está entre ` e ` (Crases) será executado e retornará o resultado daquele comando.

Resumindo:

xinit /usr/bin/gnome-session -- :2   (Isso aqui deve abrir o Gnome la no Ctrl + Alt + F9)
xinit `which gnome-session` -- :2   (Isso faz a mesma coisa. Note que são crases e não aspas)
xinit `which fluxbox` -- :3
xinit `which xfce-session` -- :4
xinit `which icewm` -- :5

E assim por diante. Com isso da pra logar vários usuários ao mesmo tempo. Mas faça isso nos terminais em modo texto la no Ctrl + Alt + F(1-6)

[]s

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Alternando entre os Terminais - Modo Texto e modo Gráfico
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 08:27 »
Citação de: "LedStyle"
DICA: Se você estiver no modo TEXTO da pra usar o comando "xinit" pra abrir o ambiente gráfico sem precisar do GDM. Funciona assim:

xinit /caminho/completo/para/o/executável/do/ambiente/grafico -- :2

Sendo que o ":2" se refere a segunda tela...


Dicas geniais, mas eu acho que tem um pequeno engano (se não for seu, é meu), pq eu acho que o primeiro display é "0" (zero), o segundo o 1, e assim por diante... daí o "1" ficaria acessível pelo F8, o "2" pelo F9 (de fato, como vc descreveu), e assim por diante... Pelo menos é o que eu tenho usado aqui nos meus testes.

Abração
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
muito falha!
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 18:10 »
Depois q vc loga nas referidas sessões ao fazer o processod e alternar entre uma e outra, elas não pedem mais a senha o que fica muito fácil pra quem sabe da dica passear entre as sessões.
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Acho que não...
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 20:34 »
Tudo tem a ver com o "por quê" de você abrir uma outra sessão (gráfica ou não) no mesmo micro. Se é para uma outra pessoa usar, o correto mesmo é fazer um logout e um novo login pois, além de você deixar a sua sessão aberta, o desempenho geral cai enormemente.

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui