Autor Tópico: Rede windows e ubuntu  (Lida 10906 vezes)

Offline chicovieira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Rede windows e ubuntu
« Online: 16 de Julho de 2008, 17:24 »
Ola amigos do forum gostaria de uma ajuda de vcs, na empresa onde estou recentemente foi instalado um servidor novo com o linux mandriva, 10 maquinas com linunx tbm madriva, tenho mais 4 maquinas xp, 1 win2k e 1 win98. Bem a rede esta ok os pc windows veem o servidor linux e demais maquinas windows. So que instalei recentemente tbm no meu desktop o Ubuntu e estou gostando muito de usar ele so que so enxergo o servidor qdo fui em locais>conectar ao servidor ... mais as demais maquinas nao consigo ver na rede ... la em locais>redes>redes windows aparece o grupo de trab. mais qdo acesso aparece uma caixa com isso:

O conteúdo da pasta não pôde ser exibido.
Desculpe, não foi possível exibir todo o conteúdo de "Rede Windows: peixoto".

o que posso fazer pra acessar os arquivos de maneira normal... nao entendendo muito de config. em redes win X linux.
Agradeço a colabolaração se possivel.

Offline bl4z3

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Rede windows e ubuntu
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2008, 08:43 »
Ola amigos do forum gostaria de uma ajuda de vcs, na empresa onde estou recentemente foi instalado um servidor novo com o linux mandriva, 10 maquinas com linunx tbm madriva, tenho mais 4 maquinas xp, 1 win2k e 1 win98. Bem a rede esta ok os pc windows veem o servidor linux e demais maquinas windows. So que instalei recentemente tbm no meu desktop o Ubuntu e estou gostando muito de usar ele so que so enxergo o servidor qdo fui em locais>conectar ao servidor ... mais as demais maquinas nao consigo ver na rede ... la em locais>redes>redes windows aparece o grupo de trab. mais qdo acesso aparece uma caixa com isso:

O conteúdo da pasta não pôde ser exibido.
Desculpe, não foi possível exibir todo o conteúdo de "Rede Windows: peixoto".

o que posso fazer pra acessar os arquivos de maneira normal... nao entendendo muito de config. em redes win X linux.
Agradeço a colabolaração se possivel.

Você pode nao estar no mesmo grupo de trabalho, ou alguma configuração pode estar pendente.
Uma vez aconteceu algo parecido, e resolvi, instalando samba na máquina:

$sudo aptitude install samba

[]s e poste o resultado ae
"Dê livremente todo o conhecimento que recebestes gratuitamente"

Offline chicovieira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2008, 15:57 »
entao cara ta certo o grupo ... tipo acesso o servidor mais no vejo nenhuma maquina qdo entro no grupo PEIXOTO fala que nao posso acessar ... instalei o samba mais nao sei se configuração esta correta.

Alguem pode me dar uma luz?

queria acabar com esse abacaxi aqui....heheh ..

flw ate mais!

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2008, 22:13 »
.......mais no vejo nenhuma maquina qdo entro no grupo PEIXOTO fala que nao posso acessar...

As outras máquinas estão nesse grupo? Cada uma tem pelo menos uma pasta compartilhada com acesso ( pelo menos para leitura) para todos os usuários? As permissões dessas pastas estão bem configuradas?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline agn_lima

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2008, 18:33 »
Já usou o Ldap?
O Samba, até onde eu sei é para autenticar usuários windows ao servidor Linux.
Já utilzando samba e ldap juntos, os usuários linux e windows, vão se conectar.
acesse o site: www.ldap.org.br

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2008, 22:47 »
Já usou o Ldap?

Embora provavelmente possa ajudar, não creio que seja necessário. Em meu trabalho, a rede é primordialmente W$ porém com muitas máquinas Linux, e todas se conectam usando apenas o Samba nas máquinas Linux. Pode haver algum  probleminha na configuração, talvez...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2008, 06:45 »
Já usou o Ldap?

Embora provavelmente possa ajudar, não creio que seja necessário. Em meu trabalho, a rede é primordialmente W$ porém com muitas máquinas Linux, e todas se conectam usando apenas o Samba nas máquinas Linux. Pode haver algum  probleminha na configuração, talvez...

VB5

O samba tem duas partes distintas:

- cliente, que é instalado por "padrão" no Ubuntu e permite o acesso do Ubuntu aos compartilhamentos Windows;

- servidor, que é instalado automaticamente quando se compartilha uma pasta do Ubuntu na rede Windows; ele faz o caminho inverso, ou seja, permite que o Windows acesse o Ubuntu.

Então, se não há compartilhamento criado no Ubuntu, a segunda parte do Samba não estará presente (salvo se for instalada pelo usuário via APT/Synaptic).
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 06:49 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 21:24 »
Alô, pinduvoz!...   :D
Pois é, por isso perguntei se as máquinas tinham pastas compartilhadas. Todas as nossas máquinas Ubuntu têm uma pasta "publico" compartilhada com direitos de leitura e escrita para todos os usuários.

VB5

Offline chicovieira

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2008, 10:50 »
Amigos sei que aqui o servidor eh linux e que as maquinas da rede windows acessam ele normal...so a minha maquina que nao acessa a rede nem compartilha as impressoras ... acho que fiz ou configurei algo de errado na maquina ... se puder me ajudar nisso agradeço ... abraços!