Autor Tópico: Organizar Dual Boot  (Lida 8441 vezes)

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Organizar Dual Boot
« Online: 17 de Julho de 2008, 02:00 »
Olá,
no meu computador faço dual boot entre Windows XP e Ubuntu 8.04.

Agora pouco instalei em outra partição uma modificação que fiz no instalador do Windows XP usando o Nlite.
Quando reinstalei o Grub fiquei com uma situação estranha.

Continuo tendo duas opções inicialmente: Windows XP e Ubuntu.
Se escolho Ubuntu ele carrega o SO normalmente. Porém, se escolho "Windows XP" ele me joga para outra tela de escolha (proveniente do instalador do Windows) entre as duas instalações do Windows.

Existe uma maneira de fazer tudo ficar apenas na tela de escolha inicial (proveniente do grub) e não rolar essa "dupla escolha"?

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2008, 05:45 »
Salve!
Eu acho que por enquanto não tem jeito .

Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2008, 11:13 »
Salve!
Eu acho que por enquanto não tem jeito .

Abraços

Concordo com  k7br!

Você pode até tentar criar uma entrada pra ela no GRUB, não deve ser problema, bastando copiar os dados para o primeiro windows, e mudando depois as informações de partição.

Só não sei como o windows se comportaria, porque ele tem algumas limitações sobre partição e etc... eu nunca tentei, mas impossível não deve ser.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2008, 11:22 »
Não seria só uma questão de editar o boot.ini do Windows?

Pelo que entendi você chama o Windows XP pelo grub e ele mostra outra tela de seleção de sistemas operacionais windows, é isso mesmo?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2008, 11:27 »
Não seria só uma questão de editar o boot.ini do Windows?

Pelo que entendi você chama o Windows XP pelo grub e ele mostra outra tela de seleção de sistemas operacionais windows, é isso mesmo?

Não porque ele só tem acesso a uma das instalações do windows (entendi que tem duas) a partir do menu do windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2008, 11:32 »
Não seria só uma questão de editar o boot.ini do Windows?

Pelo que entendi você chama o Windows XP pelo grub e ele mostra outra tela de seleção de sistemas operacionais windows, é isso mesmo?

Não porque ele só tem acesso a uma das instalações do windows (entendi que tem duas) a partir do menu do windows.

não entendi direito o que ele fez com relação ao windows, mais imaginei algo assim:

Tinha o Windows XP em uma partição, instalou em outra partição o windows, por exemplo, o Vista e aí foi criado pelo windows um menu de escolha de sistema operacional só da linha windows, portanto quando ele usa o grub para chamar o Windows XP, ele por sua vez irá mostrar um menu para selecionar ou o próprio XP ou o Vista no exemplo dado.

Será que deu para me entender?

Pensei algo assim, ou seja este outro menu de escolha seria algo gerado pelo boot.ini do Windows devido se ter outra partição com o windows instalado.

« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 11:38 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2008, 11:37 »
Exatamente!

Não sei se esta nova instalação do windows pode ser chamada direto do GRUB, até deve poder, mas com algumas adaptações naquelas linhas default criadas para chamá-lo.

Ai só testando, e depois se der certo nem imagino como fazer para acabar com o menu de chamar o windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2008, 11:38 »
Exatamente!

Não sei se esta nova instalação do windows pode ser chamada direto do GRUB, até deve poder, mas com algumas adaptações naquelas linhas default criadas para chamá-lo.

Ai só testando, e depois se der certo nem imagino como fazer para acabar com o menu de chamar o windows.

Caso fosse realmente isso, que falei anteriormente, poderia editar o boot.ini de cada partição windows para que já entrasse naquele sistema sem oferecer o outro e no Grub acrescentar mais uma entrada referente a partição do outro windows.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2008, 11:41 »
Exato alarcon, mas acho que primeiro deve fazer o GRUB ficar funcional, e só depois passar a mexer no windows, que ai ficaria complicado a ajuda daqui.

Mas para ajudarmos ele tem que colar aqui o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst e também a resposta ao comando:

Código: [Selecionar]
sudo   fdisk  -l
Que deve ser executado, lógico, através da opção Aplicações > Acessórios > Terminal ou Consola.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2008, 13:22 »
Exato alarcon, mas acho que primeiro deve fazer o GRUB ficar funcional, e só depois passar a mexer no windows, que ai ficaria complicado a ajuda daqui.

Mas para ajudarmos ele tem que colar aqui o conteúdo do arquivo /boot/grub/menu.lst e também a resposta ao comando:

Código: [Selecionar]
sudo   fdisk  -l
Que deve ser executado, lógico, através da opção Aplicações > Acessórios > Terminal ou Consola.

clcampos o grub já não está funcional?

O amigo da dúvida diz lá em cima que pelo grub tem as duas opções inicialmente: Windows XP e Ubuntu, então entendi que o grub está instalado na mbr e funionando bem, só não tem a opção de chamar diretamente um dos Windows instalado, somente o XP que por sua vez, quando escolhido no grub, fica com um menu de escolha para os dois windows.

De qualquer forma os comandos pedidos por você mais acima ajudaram melhor no entendimento deste caso.

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2008, 14:40 »
Primeiramente agradeço a ajuda de todos vocês.

Só para tirar as dúvidas: Eu tenho acesso as duas instalações do Windows e ao Ubuntu.

Quando inicio meu computador recebo a tela do Grub com as seguintes possibilidades:

Windows XP
Ubuntu

Se escolho "Ubuntu", o SO é carregado normalmente.

Se escolho "Windows XP" sou jogado para outra tela , mas dessa vez é o boot manager do próprio Windows com a seguintes opções:

Windows XP Pro (a nova instalação)
Windows XP Home (a instalação antiga)

Meu desejo é jogar tudo isso para a mesma tela de Grub, deixando:

Windows XP Pro
Windows XP Home
Ubuntu

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2008, 14:49 »
É Difícil, não sei se funciona...mais foi o que me venho na cabeça quando li este teu tópico.

Lá no menu.lst do Grub...tente adcionar os seguintes valores...

Código: [Selecionar]
title Microsoft Windows XP XxXXX
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Onde hd0 é seu HD e "0" é a partição...Assim acrescente o texto acima para o Windows que estará na partição
0 (exemplo) e cole novamente modificando somente nome e o numero correspondente da partição.

 :-\ :-\
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2008, 15:29 »
clcampos o grub já não está funcional?

O amigo da dúvida diz lá em cima que pelo grub tem as duas opções inicialmente: Windows XP e Ubuntu, então entendi que o grub está instalado na mbr e funionando bem, só não tem a opção de chamar diretamente um dos Windows instalado, somente o XP que por sua vez, quando escolhido no grub, fica com um menu de escolha para os dois windows.

De qualquer forma os comandos pedidos por você mais acima ajudaram melhor no entendimento deste caso.

alarcon aconteceu o que discutimos pelo IM outro dia, Falta de Comunicação.

Eu me expressei mal, para variar. O que eu quis dizer com deixar o GRUB funcional era que antes de mexer nas opções do windows o GRUB deveria já estar chamando os três sistemas sem erro.

Ainda no aguardo dos dados pedidos ao usuário.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2008, 16:21 »
vamos dizer que o amigo tenha no seu sistema, de um modo bem simplista, assim:

sda1 = Windows XP Pro

sda2 = Windows XP Home

sda3 = Ubuntu



então seu grub, somente nas entradas relativas ao Windows, deveria ser assim:


title      Microsoft Windows XP Pro
root      (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader   +1

title      Microsoft Windows XP Home
root      (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader   +1


só que, pelo que estou achando, mesmo assim se ele não editar o arquivo boot.ini presente na raíz dos sistemas Windows (Pro e Home), ao selecionar uma das opções Windows no Grub modificado, vai ficar sempre aparecendo um menu de escolha, não do grub, mais do próprio Windows, por isso peço que antes de alterar o Grub para colocar mais uma entrada do Windows, se verifique o arquivo boot.ini de cada partição Windows para ver se é isso mesmo que estou achando, ou seja, uma simples modificação do boot.ini para que não fique aparecendo um menu de boot.

« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 16:28 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Organizar Dual Boot
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2008, 16:23 »
clcampos o grub já não está funcional?

O amigo da dúvida diz lá em cima que pelo grub tem as duas opções inicialmente: Windows XP e Ubuntu, então entendi que o grub está instalado na mbr e funionando bem, só não tem a opção de chamar diretamente um dos Windows instalado, somente o XP que por sua vez, quando escolhido no grub, fica com um menu de escolha para os dois windows.

De qualquer forma os comandos pedidos por você mais acima ajudaram melhor no entendimento deste caso.

alarcon aconteceu o que discutimos pelo IM outro dia, Falta de Comunicação.

Eu me expressei mal, para variar. O que eu quis dizer com deixar o GRUB funcional era que antes de mexer nas opções do windows o GRUB deveria já estar chamando os três sistemas sem erro.

Ainda no aguardo dos dados pedidos ao usuário.

[]'s

Cristiano

Capitei a vossa mensagem, caro clcampos. ;)