Autor Tópico: Particionando HD  (Lida 7171 vezes)

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Particionando HD
« Online: 17 de Julho de 2008, 04:34 »
Na hora que eu for particionar meu HD, quantos GB vocês me recomendam colocar, já que só tenho 19GB livres de um HD que tem no total 40GB?

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Particionando HD
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2008, 06:07 »
 Sua situação é semelhante a minha. No meu caso, eu tinha um HD de 40GB, já com o Windows XP instalado. Eu reservei 8GB para o / (root), 1GB para swap e 1GB para /home, o que foi uma grande besteira, pois já sofro com falta de espaço nesta partição. Enfim, não siga o exemplo do que eu fiz.
 Normalmente, usa-se no mínimo 512MB para swap (pode ser até 1GB), 4GB ou 5GB para o / (também pode ser mais, para o meu eu coloquei 8GB e só uso 3,5GB) e preferencialmente faz-se uma terceira partição para montar o /home separadamente, e esta pode ter o tamanho que você desejar, sugiro 2GB ou mais. Colocar o /home em uma partição separada do resto é opcional.

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2008, 07:11 »
Você poderá optar pelo particionamento para iniciantes, com apenas duas partições. Uma "/" raiz e outra Swap. Neste caso coloque 18GB para "/" raiz e 1GB pra Swap. Como você não disse a sua quantidade de RAM, 1GB de Swap pode ser um exagero.

Ou criar 3 partições como Otacon sugeriu. "/" raiz, /home e Swap.   Neste caso não deixe a partição "/" com menos de 8GB. Explico. Como o Otacon bem disse, o Ubuntu vai ocupar cerca de 3-4GB (depedendo de quanta coisa você instala nele), mas na hora de gravar um DVD, por exemplo, você vai precisar de espaço no diretório /tmp para gravar esse DVD de, digamos, 4GB. Ele precisa desse espaço livre no /tmp para poder gravar as coisas sem risco de erros. Como o diretório /tmp está contido no "/" raiz, já viu né!

Outra coisa, procure usar um sistema de arquivos que a perda de espaço inútil no HD seja pequena. O EXT3 perde pelo menos 5%.

Inté! 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2008, 08:13 »
Bom, respondendo ao Galactus tenho 256MB de memória, mas quando eu for usar o Ubuntu, estarei com 512MB (Vou fazer um upgrade). Mais uma dúvida, os 19GBs livres é para eu usar direto pro Ubuntu? Eu tenho Windows XP instalado, como ficaria a situação (Já que ficarei com Dual Boot) ? E outra, Esse 1GB para o Swap, o que significa?

Offline bl4z3

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2008, 08:37 »
Bom, respondendo ao Galactus tenho 256MB de memória, mas quando eu for usar o Ubuntu, estarei com 512MB (Vou fazer um upgrade). Mais uma dúvida, os 19GBs livres é para eu usar direto pro Ubuntu? Eu tenho Windows XP instalado, como ficaria a situação (Já que ficarei com Dual Boot) ? E outra, Esse 1GB para o Swap, o que significa?

linux-swap é a "área de transferência", é utilizada pra otimizar a organização de arquivos(usando memória livre+swap) e como memória secundária.
"Dê livremente todo o conhecimento que recebestes gratuitamente"

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2008, 08:47 »
entendi, obrigado bl4z3, to esperando outras resoluções plausiveis para minhas dúvidas...

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2008, 09:07 »
Aqui deixei 12 gigas para / raiz e 1 giga para swap(memória virtual) o restante ficou com o XP em dual boot,agora quando você instalar o Ubuntu, ele acessa as pastas do Windows, assim você pode deixar uns 8 gigas para / raiz e 512 megas para swap.
Obs: HD de 80 gigas.
Usuário Linux- 449417

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2008, 09:15 »
Entendo, mas no caso de eu querer usar o Windows, ele nao ficaria super lento se eu fornecesse todo os GBs livres pro Ubuntu ?

Offline Bolowors

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2008, 09:40 »
Entendo, mas no caso de eu querer usar o Windows, ele nao ficaria super lento se eu fornecesse todo os GBs livres pro Ubuntu ?
Simples amigo! Sempre fiz assim e nunca me incomodei. Reserve pelo menos 10Gb para o Windows, outros 10Gb para o Ubuntu e crie uma outra partiçao NTFS para armazenar suas coisas. Assim caso vc queira formatar o Ubuntu ou Windows do HD vc nao corre o risco de perder seus dados, e so guardar na partiçao NTFS separada. Isso evita a lentidao do Windows, porque quanto mais ocupada a partiçao do HD em que ele esta, mais lento ele fica, e como vc guarda sua coisas numa partiçao separada vc evita encher essa primeira partiçao, o unico problema seria caso vc querer instalar aplicativos muito grandes na partiçao do Windows, jogos por exemplo, nesse caso eu recomendo criar uma partiçao maior pro Windows ou entao instalar essas aplicaçoes na partiçao separada que foi criada por ultimo. Quanto a Swap sempre me disseram que o ideal e criar essa partiçao com o tamanho da metade de sua memoria total, no seu caso por exemplo 512 Ram, Swap de 128. Espero ter ajudado!
Registered Linux user number #474240

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2008, 09:58 »
No swap não seria 256MB, que é a metade ?!
Bom, eu não entendi muito bem, mas vou ver se consigo me virar...
Mas, de todo jeito, agradeço pela sua resposta...

Offline Bolowors

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2008, 12:33 »
No swap não seria 256MB, que é a metade ?!
Bom, eu não entendi muito bem, mas vou ver se consigo me virar...
Mas, de todo jeito, agradeço pela sua resposta...
Ops! Erro meu! hehehe Vc tem razao no Swap seria 256...  :P
Registered Linux user number #474240

Offline Thales Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2008, 16:16 »
Hmmm. Um amigo meu tentou deixar em Dual Boot, Ubuntu e Windows, só que ele veio me falar que perdeu o Windows, é como se tivesse formatado a máquina. O que pode ter acontecido? Tem a ver com o particionamento do HD?

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2008, 18:24 »
Vamos ver se consigo esclarecer um pouco as coisas para você.

De maneira simples, a partição Swap (ou área de troca) serve para quando o seu sistema fica sem memória RAM livre, o sistema procura " jogar" o que não cabe mais nessa partição do HD. Como o HD é bem mais lento que a memória RAM, o PC tende a ficar lento. Os Kerneis Linux modernos procuram utilizar ao máximo a memória RAM livre antes de fazer uso da Swap. O Ubuntu 8.04 após sua inicialização já consome cerca de 220MB, isso numa instalação padrão. Portanto se você ficasse nos 256MB de RAM, fica claro que seu sistema iria usar logo a Swap.

Quanto de Swap você deve deixar para o seu sistema? Depende do uso da máquina e da quantidade de RAM. Se você vai ter 512MB de RAM, vai desligar o seu micro todos os dias, não vai fazer uso de máquina virtual, e usa uma ou duas aplicações ao mesmo tempo,  pode ficar com 512MB de Swap que tá ótimo.  Agora, se pretende deixar a máquina ligada por vários dias seguidos e usa muita coisa rodando ao mesmo tempo, é bom deixar com 1GB de Swap.

Deu para passar o cartão?  ;D

Quanto a instalação em Dual Boot com Windows. Até hoje não vi o Ubuntu apagar a partição do Windows sem o expresso comando do usuário durante a formatação! E olha que ele pergunta pra você ter certeza que quer fazer isso! Talvez seu amigo tenha se confundido na hora do particionamento.  A coisa mais fácil há fazer é usar o próprio particionador do XP e deixar uma área livre no HD.  Na hora da formatação do Ubuntu você manda ele usar a "maior área livre contínua". Não tem como errar assim!  Ele ainda por cima avisa qual as partições ele vai formatar, antes de formatar. Se você não aceitar o tamanho das partições pré-definidas por ele, você faz a alteração necessária em cima da partição vazia. Novamente, não tem como errar. Só se você mandar ele formatar a partição NTFS que vai aparecer.

Mesmo que ele não reconheça o Windows ao final da instalação, para colocar o XP no Grub, seu Windows vai estar lá inteiro. Só vai precisar recuperar a MBR. E isso você faz com um CD de instalação do XP mesmo.

E claro, faça cópias dos seus arquivos! Sempre existe o risco de perda de dados!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline felipeborges

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2008, 18:36 »
Para intender bem sobre a swap, sempre recomendo este artigo:

http://comunidade-linux-brasil.info/content/view/41/21/

Bem esclarecedor e pode lhe ser muito útil.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 17 de Julho de 2008, 19:16 »
 Essa de perder o windows ou dados dele acontece em caso de trapalhada com o particionador do LiveCD do Ubuntu. Não se esqueça de fazer a desfragmentação do windows antes de sacar o Ubuntu. Se for possível, utilize o Norton Partition Magic 8.05 no windows para particionar previamente o HD, esse método reduz a praticamente zero as chances de erro.
 E sobre isso de espaço no root, realmente, quando eu particionei eu ainda não tinha gravador de DVD, mas hoje eu tenho e já tive vários erros na hora de copiar ISOs de DVD de tamanho total (4,7GB). Eu tenho sempre que fazer uma limpeza completa antes de copiar DVDs.