Autor Tópico: Ecrã branco no ubuntu 8.04  (Lida 3183 vezes)

Offline padrinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ecrã branco no ubuntu 8.04
« Online: 26 de Julho de 2008, 08:03 »
Olá pessoal

Sou mais um dos novos utilizadores conquistados pela ideologia ubuntu/linux. Tanto assim é que recentemente tirei o windows e instalei só o ubuntu 8.04 no meu portátil. Tive alguns problemas que consegui resolver e o ecrãn branco foi um deles.
Quando deixava o pc (com o ubuntu 8.04 instalado) parado durante algum tempo aparecia-me o ecrã branco e tinha de reiniciá-lo à força. Se tentasse instalar os drivers da minha placa gráfica, quando reiniciava acontecia o mesmo. Por isso procurei e encontrei o link http://blog.freshnewpage.com/2008/04/26/nvidia-geforce4-420-go-on-ubuntu-804-hardy-heron/ (está em inglês). Onde muito simplesmente explica o que fazer.
Deixo uma nota o meu portátil é um toshiba pentium 4 , 512mb ram e uma placa grafica nvidia GeForce4 420 Go.
Depois disto fiquei sem problemas até à data.

Posso deixar aqui o que eu fiz:
Requisitos:
- portátil com a placa gráfica NVIDIA GeForce4 420 Go
- ubuntu (assumed to be a clean install) presuponho que seja instalação de raiz/nova
- a máxima resolução correcta suportada (ex. 1024x768)
Instalação

A primeira etapa é verificar se os correcto repositórios estão instalados
- Ir a "Sistema-Administração-Fontes de Aplicações"
- Na pasta Software Ubuntu verificar se estão assinalados as três primeiras opções (main, universe e restricted)

A segunda etapa é instalar a driver da NVIDIA
- Ir a "Sistema-Administração-Controladores de Hardware"
- Seleccionar a caixa junto ao "controlador da aceleradora gráfica NVIDIA"
- Fechar a janela e confirmar as alterações

Serás informado que o computador necessita de ser reiniciado para que as alterações tenham efeito. Faz isso. Não fiques alarmado se o computador volte a ficar com o ecrã branco depois de reiniciado, pois isto é o que é esperado.

A terceira etapa é alterar o ficheiro "xorg.conf", onde terás de dizer que o ecrã do teu portátil será a saída dos dados em vez da porta VGA. (Não é dificil)

- Quando chegar o ecrã branco pressiona "Ctrl+Alt+F1" para abrir o terminal de código (não sei se é assim que diz)
- Faz o login
- Depois escreve na linha de comando o seguinte:
Código: [Selecionar]
"sudo nano /etc/X11/xorg.conf"
- Para abrires o ficheiro "xorg.conf" e editá-lo (na vez de utilizares o comando "nano", podes utilizar o "vim". Eu percebi melhor o nano, por ter as teclas de atalho por baixo).
- Procura pela secção "Device", procura a seguinte linha Section "Device" e insere como última linha dessa secção antes de EndSection o seguinte:
Código: [Selecionar]
Option "UseDisplayDevice" "DFP-0"- Agora salva e fecha o ficheiro
- E por último tens de reiniciar o portátil, para isso escreve na linha de comando
-
Código: [Selecionar]
$ sudo/etc/init.d/gdm restart
Agora, quando o pc reiniciar, já deverás ver a janela de login, mas poderá estar na resolução errada. Por isso verifica se em:
- Ir a "Sistema-Preferências-Resolução de Ecrã" e verifica que está na correcta resolução (para o meu portátil a resolução correcta é 1024x768)

Espero que os vossos problemas tenham ficado resolvidos como o meu. Peço desculpa pela extensão do meu tópico, mas procurei ser o mais sintéctico possível.

Um abraço

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ecrã branco no ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 09:04 »
obrigado padrinho por compartilhar a dica.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469