Autor Tópico: Estou perdido no KDE4  (Lida 6340 vezes)

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Estou perdido no KDE4
« Online: 03 de Julho de 2008, 15:03 »
Amigos,

Instalei aqui o kubuntu 8, de um CD de um amigo, e nem prestei atenção mas este era KDE4. Sou iniciante mas ja tinha alguma familiaridade com o KDE.

1) Apesar de escolher português Brasil na instalação ele está mais pra lusitano com algumas recaídas no inglês.

2) Cadê as 4 áreas de trabalho?? Porque só 2??

3) tentei seguir este tutorial aqui para instalar o firefox:

http://www.xjulio.info/blog/instalando-na-mao-o-mozilla-thunderbird-e-firefox-no-linux-kubuntu

Instalei, funciona, só que quando fui tentar criar o ícone (no final do tutorial) descobri que o KDE 4 era beeem diferente :o No momento estou tendo que entrar num terminal para executar o firefox  :(

Fiquei xeretando aqui e no final eu não tinha mais o menu K[/img][/img][/img][/img][/img] na esquerda (eu tinha apagado), coloquei ele de novo e ele ficou na direita, depois tentando botar ele na esquerda de novo acabei apagando a parte onde ficam as janelas minimizadas, enfim, fiz uma confusão só... Não tem um jeito fácil de voltar ao padrão de como ele foi instalado, já que o sistema tá novo e nenhuma das modificações que fiz no KDE foram o que eu queria fazer...??

Por favor, alguém poderia me socorrer??

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2008, 17:59 »
Seguinte,

No terminal, apaguei os .kde do home e reloguei, o kde restaurou e voltou ao normal. Instalei o kcontrol (tudo npo terminal) o que me clareou ainda um pouco. Agora pelo menos posso colocar quantas desktops eu quiser ;)

Mas restam algumas questões:

1) Não existe ajuda para o kde. Chamando o arquivo ajuda vem um help simplesmente vazio. Tento pesquisar e na hora de criar o índice o botão criar índice fica desabilitado. Talvez não estivesse enxendo o saco no forum se houvesse help  :-\

2) Percebi que dá para adicionar um launch estilo tradicional, que eu prefiro. Não gostei desse launch do kde 4. Mas acontece que adicionando o launch, ele fica na direita, por isso nem me atrevo a apagar mais o padrão pq depois não consigo botá-lo na esquerda de novo. Não tem como configurar para o padrão (na esquerda) ficar estilo tradicional??

3) Qual o atalho de teclado para passar de uma desktop à outra???

Aguardo a boa vontade de uma boa alma...

Offline peterlldj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
    • True Combat: Elite Brasil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2008, 20:45 »
Ainda não sei responder à maioria das suas dúvidas, mas quanto à troca de área de trabalho, você pode fazer pelo scroll do mouse quando ele está sobre a área de trabalho. Se há alguma tecla de atalho, não sei... mas é possível que no menu de configurações do sistema, na aba avançado e no ítem atalhos de teclado ou coisa parecida pode haver o atalho já configurado. Passei por ali em algum momento mas nunca reparei se havia atalho de teclado para troca de área de trabalho... a propósito, porque instalar o Firefox manualmente (ou manuelmente, rsrsrs)? Há um pacote para ele no Adept...
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 20:47 por peterlldj »

Offline Vector

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2008, 10:04 »
Amigos,

Instalei aqui o kubuntu 8, de um CD de um amigo, e nem prestei atenção mas este era KDE4. Sou iniciante mas ja tinha alguma familiaridade com o KDE.

1) Apesar de escolher português Brasil na instalação ele está mais pra lusitano com algumas recaídas no inglês.

2) Cadê as 4 áreas de trabalho?? Porque só 2??

3) tentei seguir este tutorial aqui para instalar o firefox:

http://www.xjulio.info/blog/instalando-na-mao-o-mozilla-thunderbird-e-firefox-no-linux-kubuntu

Instalei, funciona, só que quando fui tentar criar o ícone (no final do tutorial) descobri que o KDE 4 era beeem diferente :o No momento estou tendo que entrar num terminal para executar o firefox  :(

Fiquei xeretando aqui e no final eu não tinha mais o menu K[/img][/img][/img][/img][/img] na esquerda (eu tinha apagado), coloquei ele de novo e ele ficou na direita, depois tentando botar ele na esquerda de novo acabei apagando a parte onde ficam as janelas minimizadas, enfim, fiz uma confusão só... Não tem um jeito fácil de voltar ao padrão de como ele foi instalado, já que o sistema tá novo e nenhuma das modificações que fiz no KDE foram o que eu queria fazer...??

Por favor, alguém poderia me socorrer??

Para aumentar o número de áreas de trabalho vá em menu K(aquele K a esquerda) / configurações / centro de controle / Área de Trabalho
e lá você define quantas áreas de trabalho você gostaria

Para reinstalar o firefox  basta você fazer o seguinte:

1)abra o terminal
2)sudo -s (depois coloque sua senha)
3)apt-get purge firefox-3.0
4) apt-get update
5)apt-get upgrade
6)apt-get install firefox-3.0

qualquer duvida é só postar ai de novo.  :)


Offline metalover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2008, 14:53 »
Eu tambem inventei de instalar a versão 8.4 remix com o KDE4, mas desisti e voltei para o 3.5, tá muito bonito o KDE4, bem inovador, mas muito bugado e pouco funcional, dá a impressão de ser Alpha, e não uma versão final.
Por exemplo: o relogio vem muito grande, fui inventar de mexer nele, e sumiu de vez, consegui colocar ele de volta na barra, mas quem disse que seu para colocar no canto direito? sem chance, o menu K no estilo vista também não me agradou, coloquei o botão para o menu classico, mas não consegui substituir na barra, fora que até para colocar um atalho na area de trabalho, dá um trabalho danado, enfim, parece promissor, mais acho que vai demorar para sair uma distribuição com ele totalmente configurado, funcional.
Cada um com seus problemas

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2008, 18:24 »


Para aumentar o número de áreas de trabalho vá em menu K(aquele K a esquerda) / configurações / centro de controle / Área de Trabalho
e lá você define quantas áreas de trabalho você gostaria

Para reinstalar o firefox  basta você fazer o seguinte:

1)abra o terminal
2)sudo -s (depois coloque sua senha)
3)apt-get purge firefox-3.0
4) apt-get update
5)apt-get upgrade
6)apt-get install firefox-3.0

qualquer duvida é só postar ai de novo.  :)


[/quote]

Obrigado pela dica, mas infelizmente, não consegui instalar o FireFox 3.0  :'(
Diz: Impossível achar o pacote firefox3.0
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 23:00 »
Velu pelas respostas aí galera....

Vou tentar isso de novo quando estiver no trabalho, porque em casa só instalei o Ubuntu recentemente, e com gnome mesmo... Não sei explicar porque, até já conhecia o kde, mas acho o gnome mais agradável... E o acho que o metalover está correto...

abraço


Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Estou perdido no KDE4
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 11:00 »
Citar
Para aumentar o número de áreas de trabalho vá em menu K(aquele K a esquerda) / configurações / centro de controle / Área de Trabalho
e lá você define quantas áreas de trabalho você gostaria

Eu já havia vasculhado todos os menus e não encontrei isso. Instalei o Kcontrol e consegui aumentar o número de áreas de trabalho, mas continuo sem saber como eu configuro o atalho.