Autor Tópico: Impressão em Print Server.  (Lida 2868 vezes)

Offline ovnito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Impressão em Print Server.
« Online: 16 de Fevereiro de 2006, 16:46 »
Impressão em Print Server.

Pessoal, to com uma versão do ubuntu customizada aqui, e de todos os problemas q estava tendo, pouco restam. um deles é a impressão. Gostaria de saber o que vocês me aconselham para poder imprimir do linux em um print server da d-link dp-300u (o print server não é controlado por um servidor, só é ligado na rede normalmente). Quero que todos os computadores desktop linux que estiverem ligados na mesma rede, consigam imprimir nesse print server:

As impressoras são 2 HP 1100 e 1 HP 1200 configuradas no print server desta maneira:

\\xxx.xxx.xxx.xx\1100-1
\\xxx.xxx.xxx.xx\1100-2
\\xxx.xxx.xxx.xx\1200

onde xxx.xxx.xxx.xx eh o ip do print server :)

Eu queria instalar o cups cliente, mas não entendi como configura-lo, quais os pacotes que precisam ser instalados para roda-lo como cliente? só o cupsys-client?

se sim, como configura-lo? bom, aceito sugestões de todos os tipos.

Espero ter sido claro, senão onde falhei?

obrigado

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Impressão em Print Server.
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2006, 17:59 »
Coincidência,

Adquiri este mesmo printserver na semana passada aqui para a empresa e liguei nela uma impressora HP 1200.

Nas máquinas windows foi fácil fazer imprimir, segui as instruções que estavam no cd manual.

Agora no ubuntu eu só consegui imprimir da seguinte forma.

Numa das máquinas windows (no caso um servidor) eu instalei a impressora como descrito no manual e compartilhei ela.
Depois só adicionei essa impressora compartilhada no ubuntu.

Funcionou bem.
Egg

Offline ovnito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
OPa!
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2006, 08:50 »
Ola estimado colega,

    primeiramente obrigado pela resposta, segundo é que temos um problema nisto, eu não estou com ubuntu instalado normalmente aqui, fiz uma instalação em modo server, e instalei o icewm e o estou customizando para máquinas com mais experiencia (leia-se mais antigas :P).

    Se vocÊ instalou no ubuntu, q q você utilizou para instalar? o assistente de instalação de impressoras do próprio ubuntu? ou puxou via cups/samba?

    Alguem ai teve a experiencia de instalar o cups em algum print server? ou trabalhando com a impressoras de modo semelhante?

Obrigado.

Tiago B. Maciel

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Impressão em Print Server.
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2006, 10:57 »
Acho que o ubuntu já vem com o cups instalado só não como configura-lo.
Sei que ele tem uma interface web para isso.
Eu instalei essa impressora atraves do gerenciador de impressoras do ubuntu normal.
Egg

Offline ovnito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Opa
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2006, 10:24 »
ola colega,

    o problema é que a minha instação do ubuntu não é a tradicional, ela é em modo server (com IceWM). Instalei em modo server para poder configura-la manualmente e deixa-la capaz de rodar em micros de menor capacidade. Por isso estou tendo que instalar todos programas separadamente, e por isto não sei  como fazer principalmente com as impressoras.

    Por isso o problema persiste...

Offline alexandreoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
    • http://alexandreoz.homelinux.com
Re: Opa
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2006, 00:53 »
http://localhost:631 para configurar o cups via web

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Impressão em Print Server.
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2006, 11:01 »
Se for o dapper acho que ele ainda está com um BUG no cups. Acho que só a versão 1.2.1 do cupsys vai funcaionar, quando sair.
Aqui eu não consigo imprimir em qualquer impressora de rede, ela fica sempre em pausa quando tenta enviar alguma coisa.
Abraços....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -