Autor Tópico: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...  (Lida 5804 vezes)

Offline ursoouindio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Olá a todos,

esse é meu primeiro post aqui, mas já dei uma olhada pelo fórum.

Comprei um notebook Dell Inspiron 1525, que veio com Ubuntu 7.10 32.bit. É minha primeira experiência com Linux, já atualizei-o para a versão 8.04.
A configuração dele é um Core 2 Duo T7250 (2,0 GHz e tecnologia Centrino), 4 Gb ram e um hd de 160 Gb.

Estou rodando o Linux há alguns dias, mas terei que colocar o XP também para rodar alguns programas. Gostaria então de uma opinião do pessoal, sei que são assuntos que já foram de certa forma abordados, mas por enquanto ainda estou muito verde em termos da estrutura e do funcionamento do Linux.

Pretendo então formatar o HD e instalar o Windows XP Pro SP3 32-bit. 1ª pergunta: Como que fica a instalação, o instalador do XP vai criar uma Partição NTFS em todo o HD? Ou devo me preocupar em arranjar um gerenciador de partições, como o velho fdisk?

Vale a pena usar 2 partições para o XP, uma para o SO e outra para o resto, para evitar desfragmentação?

Bom, após instalado o XP vou instalar o Ubuntu novamente. Minha 2ª pergunta é a respeito da versão do Ubuntu, se 32-bit ou 64-bit. As opiniões que já vi pelo forum são a favor da versão de 32-bit, pois nem todos os softwares seriam compatíveis com a 64-bits. Porém eu pretendo rodar umas máquinas virtuais nesse Linux, acho que para tal um sistema 64-bit é melhor, pois poderia testar outros sistemas 64-bit e teria todo o montante de memória ram disponível, não só 3,5 Gb. Meu maior medo eram os drivers, mas pelo que li são os mesmos drivers que podem ser compilados para os dois sistemas. Queria saber a opinião do pessoal com experiência nesta diferença, se realmente devo evitar o 64-bit ou se não faz tanta diferença assim.

Por fim, uma última opinião sobre a divisão das partições. Em princípio seria uma NTFS para o Windows, uma EXT3 para o Ubuntu e uma neutra, com os documentos e arquivos de mídia que pode ser acessada e escrita por ambos sistemas. Seria interessante fazer esta em FAT32? Li por aqui que o Linux é capaz de ler e escrever em NTFS também, qual seria a desvantagem em usar esta?

Em suma, o HD de 160 GB ficaria como
  • Partição NTFS com 40 Gb para Windows;
  • Partição EXT3 com 40 Gb para Ubuntu;
  • Partição FAT32 com 80 Gb com documentos.

Também tenho dúvidas quanto à partição do Linux, é necessário (ou recomendável) instalar o sistema operacional numa partição exclusiva e a HOME em outra? É necessário utilizar uma partição para o swap file, mesmo com 4 Gb de ram? (lembrem que poderei estar rodando máquinas virtuais, devem ocupar uns 2 Gb do sistema).

Desculpem-me se o assunto é repetido, li um pouco pelo fórum e demais lugares mas não tive minhas dúvidas clarificadas. Talvez alguém poderia indicar algum artigo específico em que eu achasse alguma destas respostas, mas imagino que essas perguntas não são difíceis para quem já está por dentro do Linux.

muito obrigado e abraços,
Marco

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2008, 18:34 »
Bem, existe a opção de você instalar o XP numa máquina virtual dentro desse Ubuntu que já está instalado.
Veja:     http://hamacker.wordpress.com/2008/04/30/virtualbox-no-ubuntu-804/
Usuário Linux- 449417

Offline ursoouindio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2008, 18:43 »
hm, interessante.
mas achas que rodar o Windows como uma máquina virtual é melhor que fazer uma instalação real?

Eu tenho interesse em ter os dois sistemas independentes, uma vez que não sei  me virar muito bem no Linux ainda, e não sei quando saberei. Agora mesmo estou tendo uns problemas com o som e microfone no meu Ubuntu, não gostaria de ter esse tipo de coisa atrapalhando o Windows, vou usar alguns programas de edição de audio.

Este VirtualBox é semelhante ao VMWare? Só conheço o VMWare mesmo...

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2008, 18:53 »
Olha, é semelhante , eu usei por muito tempo o Ubuntu num VMware Player dentro do XP e rodava bem rápido, outra coisa existe o Wine que roda aplicativos do Windows no Ubuntu, você pode experimentar .
Veja em sistema>administração>gerenciador synaptic,  procura wine e manda aplicar,Se não tiver ,vá em  http://www.winehq.org/site/download-deb
« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 08:22 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2008, 19:02 »
Caso tenha que instalar em dual boot, veja:    http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,19226.0.html
Usuário Linux- 449417

Offline ursoouindio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2008, 19:07 »
Já usei o Wine.

obrigado pela sua sugestão, mas acho que por enquanto ainda preciso de um Windows independente. Ainda tenho bastante para aprender sobre o Linux e as máquinas virtuais e não tenho tanto tempo livre assim. Preciso usar alguns programas no Windows meio logo, além desses problemas com o som aqui estarem me encomodando. Esses problemas apareceram na atualização do Ubuntu, pretendo fazer a reinstalação com o DVD atualizado já e só então verei como fica a situação do Linux. Estou tendo algumas dificuldades para resolver alguns problemas que aparecem (acho que é normal na transição), mas ao mesmo tempo estou feliz com o Ubuntu.

E já havia visto esse tutorial, mas ainda gostaria da opinião sobre o 32- ou 64-bits, assim como sobre as partições para o Ubuntu. No exemplo, há 4 partições para o Linux, é necessário tantas assim?

abraço!

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2008, 19:23 »
E já havia visto esse tutorial, mas ainda gostaria da opinião sobre o 32- ou 64-bits, assim como sobre as partições para o Ubuntu. No exemplo, há 4 partições para o Linux, é necessário tantas assim?

Quatro não! Três! rs

Uma partição "/" com os arquivos do sistema.

Uma partição "/home" com seus arquivos pessoais (se pretende usar bastante o Ubuntu).

Uma partição swap, que no seu caso pode ser interessante por segurança deixar 1Gb para evitar problemas. Mas não é obrigatório, se você acha que vai ficar nos 2Gb mesmo pode abrir mão da Swap tranqüilo.

A partição "/home" não é obrigatória, mas é muito útil, facilita a vida no caso de um formatação e dá muito mais segurança para fazer atualizações de uma versão para a outra.

Sobre a partição do Windows eu não sei te informar, eu não uso e acho muito difícil esse Sistema.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2008, 19:24 »
Eu indicaria uma partição de 3 Gb para o Sistema de Arquivos e uma bastante grande para /home(pasta pessoal do usuário).

Quanto a 32-64bits, eu utilizaria a principio 32 bits, perde-se em "desempenho", ganha-se em compatibilidade, e vendo que estás iniciando no Mundo Linux, é "melhor" ter uma boa compatibilidade, assim que evoluires mais, podes instalar o 64 bits e fazer "adaptações" nos aplicativos, mais como você mesmo mencionou, é tudo novo para você, põe 32 Bits!  ;D ;D

A SWAP é sempre uma duvida, mais 512mb já está mais que bom...
 ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2008, 19:28 »
Quanto a 32-64bits, eu utilizaria a principio 32 bits, perde-se em "desempenho", ganha-se em compatibilidade, e vendo que estás iniciando no Mundo Linux, é "melhor" ter uma boa compatibilidade, assim que evoluires mais, podes instalar o 64 bits e fazer "adaptações" nos aplicativos, mais como você mesmo mencionou, é tudo novo para você, põe 32 Bits!  ;D ;D

Concordo.

Offline ursoouindio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2008, 19:44 »
aqui, o Ubuntu saiu da fábrica instalado todo numa só partição, eu acho. No nível mais alto eu tenho acesso a todas as pastas do sistema mais a pasta home.
Vendo o espaço ocupado por todas as outras pastas menos a home, somam 4,6 Gb. Não seriam necessários então uns 5 Gb para a partição do sistema?
Na medida que são feitas atualizações, o espaço ocupado não vai aumentando bastante?

E obrigado pelas opiniões sobre o 32-bit. Povo não gosta mesmo do 64 heheh
Bom, eu quando comprei o computador com os 4 Gb de ram o fiz pensando em usar SO de 64-bits... só então que fui descobrir que existem tantos problemas de compatibilidade...
Se me permitirem perguntar, que limitações são essas de fato, se não são drivers? Com que freqüência programas só funcionam no 32-bit? Desculpe a insistência heheh

E quanto a partição "intermediária", para documentos e arquivos de mídia? Quem usa Windows também costuma usar? FAT32 ou NTFS? Existe algum tipo de problema se os dois sistemas mexerem nos mesmos arquivos?

Offline claudiocqr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2008, 22:43 »
aqui, o Ubuntu saiu da fábrica instalado todo numa só partição, eu acho. No nível mais alto eu tenho acesso a todas as pastas do sistema mais a pasta home.
Vendo o espaço ocupado por todas as outras pastas menos a home, somam 4,6 Gb. Não seriam necessários então uns 5 Gb para a partição do sistema?
Na medida que são feitas atualizações, o espaço ocupado não vai aumentando bastante?

E obrigado pelas opiniões sobre o 32-bit. Povo não gosta mesmo do 64 heheh
Bom, eu quando comprei o computador com os 4 Gb de ram o fiz pensando em usar SO de 64-bits... só então que fui descobrir que existem tantos problemas de compatibilidade...
Se me permitirem perguntar, que limitações são essas de fato, se não são drivers? Com que freqüência programas só funcionam no 32-bit? Desculpe a insistência heheh

E quanto a partição "intermediária", para documentos e arquivos de mídia? Quem usa Windows também costuma usar? FAT32 ou NTFS? Existe algum tipo de problema se os dois sistemas mexerem nos mesmos arquivos?

minhas sugestões:
partição onde será instalado o Ubuntu: 6 GB para ficar com folga;
iniciei no Linux Ubuntu direto no 64 bits. A maioria dos programas necessitam sim de uma "atenção especial". É um pouquinho mais trabalhoso mas a recompensa vem pelo aprendizado!
As limitações são que, no Linux, todos os programas são compilados para serem instalados. E ainda está baixo o número de compiladores para 64 bits. Normalmente a solução para rodar aplicativo 32 no amd64 é colocar as bibliotecas da aplicação em questão na pasta /usr/lib32.
Minha partição compartilhada Linux/MS é FAT32. Nunca fui muito fã de NTFS em desktop ou laptop...

Espero ter contribuído!
Linux User #268754

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2008, 12:38 »
Sim, você pode compartilhar uma partição entre os dois sistemas, o Ubuntu consegue "ler" a partição NTFS. Para que o Windows reconheça suas partições "Linux"(extX, reiserfs e etc...), você tem a opção deste tutorial: http://www.guiadohardware.net/dicas/particoes-linux-windows.html

Quanto aos 32-64 bit's:

Você pode instalar o seu Ubuntu 64 bits, e "baixar" as libs, para aplicações 32 bits... resumidamente, creio que se pode baixa-las como no code abaixo:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install ia32-libs
$ sudo apt-get install ia32-libs-gtk
$ sudo apt-get install ia32-libs-sdl

Recomenda-se também que baixes os seguintes pacotes:

Código: [Selecionar]
ia32-libs-gtk
ia32-libs
gsfonts-x11
linux32

______________________________

Para que não haja problemas, e se você se interessar, posso fazer uma instalação aqui de 64 bits, e efetuar os testes seguindo o que citei acima...logo posto aqui um tutorial explicativo e detalhado do processo!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2008, 16:46 »
Só me intrometendo para corrigir um pequeno detalhe, o maior dos maiores problemas numa distribuição em 64 bits nada tem a ver com programas abertos, mas sim softwares proprietários, mais precisamente bibliotecas multimídia para os reprodutores de filmes, Java Runtime Environment (para rodar aplicações de bancos e afins...) e o famigerado Adobe Flash Player, que até agora a Adobe não criou vergonha e lançou uma versão 64 bits.

Menção honrosa também para o Wine, que embora não seja fechado possui uma óbvia referência a um projeto dessa natureza.

Se você não precisar de nenhum desses programas, ou se sente capaz de contornar vários pequenos problemas para fazer tudo funcionar entre fundo no mundo 64 bits, caso contrário, eu recomendaria ficar com o velho de guerra 32 bits, mesmo não utilizando sua memória RAM na totalidade.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Duvidas de novato... instalação, particionamento, 32- ou 64bits...
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2009, 22:50 »
1ª pergunta: Como que fica a instalação, o instalador do XP vai criar uma Partição NTFS em todo o HD? Ou devo me preocupar em arranjar um gerenciador de partições, como o velho fdisk?
O instalador do XP pode criar uma partição para todo HD em NTFS, mas primeiro você terá que excluir toda a partição com o Linux Ubuntu. Alguns próprios CDs do Windows XP consegue fazer isso. O problema eu acho que é que seu HD deva ser Sata/Ata e não será reconhecido pelo CD do Windows Xp, pois a tecnologia destes novos notebooks é mais recente, em especial no Hard Disk.

O melhor a se fazer é abaixar pelo Synaptic (Sistema>Administração>Gerenciador Synaptic) o programa Gparted e ntfsprogs. Após instalado estes dois pacotes ir em Sistema>Administração>Editor partições (Gparted) e usá-lo particionando o HD e formatando em FAT32 que le e escreve já há muito tempo no linux, e o que já lê a muito tempo, mas ainda não escrevia há muito tempo em NTFS.

Citar
Vale a pena usar 2 partições para o XP, uma para o SO e outra para o resto, para evitar desfragmentação?
Depende de qual sistema operacional você deseja que seja o principal. Se for o Windows XP, onde pretende guardar seus arquivos, fotos, vídeos, etc. É bom que deixe o sistema em uma partição do HD, e a outra para o seus arquivos, pois, pode haver a necessidade de se formatar o sistema operacional e deixar seus arquivos sem serem formatados. E se seu sistema do windows pifar, fica mais fácil formatar e até melhorar a fragmentação com a formatação.

Citar
Bom, após instalado o XP vou instalar o Ubuntu novamente.
Como o Windows é anti-social, se você instalá-lo mesmo em uma determinada parte do HD (partição), quando você reiniciar o computador ele comandará o boot, não reconhecendo que já um outro sistema operacional instalado.
Com o particionador gráfico Gparted você pode aproveitar este Ubuntu que já esta instalado e ele aparecer na opção de boot, mas ele precisa ficar com a parte inicial do HD onde ele já esta gravado.
Uma segunda partição, em unid. lóg. Primária ficaria para Windows, uma terceira poderia ser instalado uma outra distribuição Linux, após já ter instalado o Windows. Com a terceira distribuição Linux poderia se reconhecer todos os demais sistemas operacionais. Poderia até ter mais partições tanto em formato de arquivos Linux como de Windows, mas teriam que ser unidade lógica Secundária, mas Secundária não poderiam ter o sistemas operacionais. O máximo que dá é 4 lógicas principais com 4 Sistema Operacionais por HD em boot, mas isso impossibilita de fazer qualquer partição a mais além de 4. Se tiver até 3 partições lógicas primaria, podera ter se não me engano até mais 250 particições secundária.

Citar
Por fim, uma última opinião sobre a divisão das partições. Em princípio seria uma NTFS para o Windows, uma EXT3 para o Ubuntu e uma neutra, com os documentos e arquivos de mídia que pode ser acessada e escrita por ambos sistemas. Seria interessante fazer esta em FAT32?

No Ubuntu 9.04 que estou usando, copiar arquivos que estão no Windows e colá-los e usá-los no Linux se faz sem problemas, com arquivos de texto, músicas, vídeos já testei. E pode ouvi-los direto do Windows pelo Linux.
O que testei e não funcionou muito bem, mas não estava ativada ainda é o suporte a ntfs a escrever que pode ser habilitado pelo Synaptic, ou pelo adicionar e remover talvez tenha esta opção também. Eu copie uma foto do Linux para o desktop do Windows e não funcionou com a instalação padrão do Ubuntu 9.04, mas acho que isso venha a funcionar se instalar o pacote acima Ntfs-3g meio que mencionado.

Citar
Li por aqui que o Linux é capaz de ler e escrever em NTFS também, qual seria a desvantagem em usar esta?
Ler é poder ver ou tocar os arquivos gravados no Windows em NTFS, e escrever em NTFS, entendo que é capacidade do Linux gravar os arquivos em NTFS, ou na partição que esteja gravada O Sistema Operacional do Windows.
A não ser pela a possibilidade de haver mais bugs de compatibilidade do linux com este sistema em relação ao FAT32 de aparentar ter menos bugs. Mas o Linux vai evoluindo e diminuindo os problemas cada vez mais.

Citar
Em suma, o HD de 160 GB ficaria como
  • Partição NTFS com 40 Gb para Windows;
  • Partição EXT3 com 40 Gb para Ubuntu;
  • Partição FAT32 com 80 Gb com documentos.
Pelo tanto de memória Ram que possui não exige tanto a necessidade de se reservar algo para ela, mas tem sempre aqueles que gostam de deixar algo para ela. A idéia é de quanto mais Ram menos necessidade de memoria Swap e quanto menos Ram mais a necessidade de um espaço para a swap. Muitos gostam de utilizar 128 mb até 1 Gb ou mais... Tudo depende do uso e aplicações estará usando ao mesmo tempo. Eu costumo não por nada para memoria swap e a minha memoria Ram é 2 GB e não sinto nenhuma lentidão ou vargareza.

Citar
Também tenho dúvidas quanto à partição do Linux, é necessário (ou recomendável) instalar o sistema operacional numa partição exclusiva e a HOME em outra?
Depende do cuidado que você tem com o sistema e controle que possui sobre ele, isto em minha opinião. Eu tenho sempre mais de uma distribuição linux instalado em meu computador, e tem que controlar e saber em qual partição estão seus arquivos, para não apagá-los. Se uma pifa, o que nunca aconteceu, posso acessar os arquivos meus pela outra. Mas o /home em separado exerce a mesma função de seus arquivos separados do sistema no windows, se for formatar seu sistema, seus arquivos não serão perdidos por estar na partição que não será formatada. O importante é ter atenção nas formatações das partições para não formatar a partição que contém seus arquivos.  Se costuma fazer backups períodicos em DVD também talvez não precise separar. Mas em geral acho que é bom que se tenha duas partições no mínimo no HD, um para sistema que possa vir a dar problema e outra para seus arquivos. Pois aí poderá se não querer iniciar seu sistema, ir e fazer nova formatação e instalação do sistema de novo, certo que isso toma um tempo...

Citar
É necessário utilizar uma partição para o swap file, mesmo com 4 Gb de ram? (lembrem que poderei estar rodando máquinas virtuais, devem ocupar uns 2 Gb do sistema).
Eu acho que não seja muito necessário, mas se quer desempenho, deixe algo para desencargo de consciência.

Citar
Desculpem-me se o assunto é repetido, li um pouco pelo fórum e demais lugares mas não tive minhas dúvidas clarificadas. Talvez alguém poderia indicar algum artigo específico em que eu achasse alguma destas respostas, mas imagino que essas perguntas não são difíceis para quem já está por dentro do Linux.

muito obrigado e abraços,
Marco
Eu achei este artigo muito interessante http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-arte-do-tetraboot/ . Eu também fiz esse http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57076.0.html falando sobre instalação de sistema e a formatação da partição destinada ao Windows

Abraço!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2009, 22:54 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !