Autor Tópico: Como extrair os programas do cache no aptoncd?  (Lida 10392 vezes)

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Online: 30 de Julho de 2008, 14:21 »
Oi, pessoal, seguinte: reinstalei o Ubuntu 7.04FF 32bits na minha máquina, visto que, acho que na minha configuração antiga é o que melhor se ajusta. Havia criado um Aptoncd c/ os programas adicionais que eu usava... Instalei o AptonCD, puxei os programas da mídia em "restaurar aptonCD" e os progs foram p/ o cache. E agora, nesta versão não tem o Synaptic, não é ou tem? Li que poderia puxar os progs via Synaptic em Configurações/repositórios>programas de terceiros. Mas, não achei como instalar o Synaptic! E agora, como faço p/ ter de volta aqueles programas que eu selecionei na instalação anterior?
Agradecendo e no aguardo, ???
Paulo R Silva

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 14:29 »
Tem synaptic sim...

Mas me diz uma coisa, não tem como instalar os pacotes do CD do APTonCD direto por ele?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 17:36 »
Bom, alguma linha de comando no terminal #, que eu saiba, não! A opção mais parecida p/ adicionar o conteúdo do cd-rom como repositório do apt-get, aptitude ou synaptic é a última em baixo da janela do programa APTonCD> "Adicionar CD/DVD". Mas, quando insiro a mídia no drive e clico na aba respectiva, não reconhece a mídia. A msg é > "aguardando a mídia". O CD abre no Náutilus normalmente e na 1ª opção, como já disse, a mídia foi lida e os programas adicionados ao cache. Já tentei o 2° drive de CD-Rom.  ???

P.S.: ué! Deixei meu Ubuntu fazendo 215 Atualizações via Gerenciador de Atualizações e, agora, ao checar, vejo que lá está o Synaptic em Sistema>Adminstração. Vou tentar por ele.
« Última modificação: 30 de Julho de 2008, 17:40 por Paulo R Silva »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 20:10 »
Eu não uso mais o APTonCD desde uma vez que tive problemas com uma mídia gerada por ele, onde consegui instalar apenas 1/3 dos pacotes existentes.

Hoje apenas copio o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD, e na nova instalação eu os copio novamente para aquele diretório.

E ai as atualizações e instalações ocorrem rápido, já que não existe a necessidade de baixar nada da net.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2008, 10:10 »
...é, assim, então me parece melhor! Como vc. copia? Qual a linha de comando no terminal ou de dentro mesmo do diretório?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2008, 14:29 »
...é, assim, então me parece melhor! Como vc. copia? Qual a linha de comando no terminal ou de dentro mesmo do diretório?


Apenas gravo uma mídia com o conteúdo do diretório e depois, em uma nova instalação, volto ele para o diretório, conforme abaixo:

Citar
sudo   cp   /media/PONTO-DE-MONTAGEM-DO-CD    /var/cache/apt/archives
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2008, 19:15 »
Tá bom, já entendi! Tentarei desse modo!
Muito obrigado.
Abraço.  :D

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2008, 19:59 »
Eu não uso mais o APTonCD desde uma vez que tive problemas com uma mídia gerada por ele, onde consegui instalar apenas 1/3 dos pacotes existentes.

Hoje apenas copio o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD, e na nova instalação eu os copio novamente para aquele diretório.

E ai as atualizações e instalações ocorrem rápido, já que não existe a necessidade de baixar nada da net.

Para um iniciante que tem experimentado o UBUNTU numa máquina antiga antes de montar na nova procurando saber algo mais, será que entendi bem o que aqui foi explicado, que é o seguinte, se copiar daqui /var/cache/apt/archives para o mesmo directório numa nova instalação, mas para a mesma máquina ficarei com o Ubuntu actualizado Firefox etc etc se for assim também dará para copiar para outra máquina
Em qualquer caso fazer a cópia para o CD e do cd para o disco qual será o procedimento passo a passo
      Agradecendo
 João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2008, 23:07 »
Para um iniciante que tem experimentado o UBUNTU numa máquina antiga antes de montar na nova procurando saber algo mais, será que entendi bem o que aqui foi explicado, que é o seguinte, se copiar daqui /var/cache/apt/archives para o mesmo directório numa nova instalação, mas para a mesma máquina ficarei com o Ubuntu actualizado Firefox etc etc se for assim também dará para copiar para outra máquina
Em qualquer caso fazer a cópia para o CD e do cd para o disco qual será o procedimento passo a passo
      Agradecendo
 João Fernando Machado Mão de Ferro

Bem, deixa eu tentar explicar de forma bem resolvida.

Quando você faz uma instalação pelo Synaptic, apt-get (ou aptitude), Aplicações > Adicionar/Remover, ou faz uma atualização do seu sistema pelo Gerenciador de Atualizações os pacotes são baixados da internet para o diretório /var/cache/apt/archives e depois são instalados/atualizados.

Bem, então pense assim, você instala seu sistema, faz todas as atualizações que aparecem, personaliza o sistema instalando várias aplicações/pacotes novos e deixa como quer, e ai quer replicar isto em outra máquina usando exatamente a mesma versão do seu Ubuntu, então o que fazer?

Uma opção é usar o APTonCD que é um programa (com interface gráfica... ou seja, nada de terminal) que faz o backup desses pacotes baixados da internet através do apt-get (e etc), e salva em uma, ou mais mídias (CD's, DVD's...) e pode ser usada em outra máquina, desde que também tenha o APTonCD instalado nela.

Digo que é um ótimo programa, e facilita muito a sua vida, mas como todo programa ele pode não funcionar (por motivos que não venham ao caso), te dando alguma dor de cabeça. Mas se você não tem nenhum conhecimento de linux eu recomendo o uso.

Para aqueles usuários com mais experiência (que nem tem que ser tanta assim) basta copiar todo o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD (ou mais), ou DVD usando o programa para queimar CD de sua preferência, e em uma nova instalação copie os arquivos de volta ao diretório citado acima.

Ao copiar os arquivos já tem as instalações feitas? Não, infelizmente não, mas ao fazer uma atualização, ou usar o apt-get (e demais comandos para instalação/atualização já mencionados) o sistema deixa de buscá-los da Internet (já que estão no cache), tornando a instalação bastante rápida.

Tem outras formas de instalar estes pacotes? Claro!... hehehe...

Copie tudo para um diretório na sua máquina e execute:

Código: [Selecionar]
sudo   dpkg  -i   *.deb
E os pacotes serão instalados. Pode até ser que tenha algum problema instalando-os assim, mas nada que o comando abaixo não acerte.

Código: [Selecionar]
sudo   apt-get   install  -f
Se for criar sua própria mídia eu o aconselho a copiar para o cache do apt (como indiquei na minha terceira mensagem deste tópico) e ai atualizar sua máquina normalmente, e instalar os programas como fez da primeira vez... Verá que tudo acontecerá bem rápido, e tranquilo.

Espero ter ajudado... claro sei que não fui, afinal sempre complico ao escrever, mas qualquer dúvida é só perguntar.

[]'s

Cristiano

obs.: putz... tentar explicar de forma resumida?... hehehe...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2008, 23:11 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:49 »
Para um iniciante que tem experimentado o UBUNTU numa máquina antiga antes de montar na nova procurando saber algo mais, será que entendi bem o que aqui foi explicado, que é o seguinte, se copiar daqui /var/cache/apt/archives para o mesmo directório numa nova instalação, mas para a mesma máquina ficarei com o Ubuntu actualizado Firefox etc etc se for assim também dará para copiar para outra máquina
Em qualquer caso fazer a cópia para o CD e do cd para o disco qual será o procedimento passo a passo
      Agradecendo
 João Fernando Machado Mão de Ferro

Bem, deixa eu tentar explicar de forma bem resolvida.

Quando você faz uma instalação pelo Synaptic, apt-get (ou aptitude), Aplicações > Adicionar/Remover, ou faz uma atualização do seu sistema pelo Gerenciador de Atualizações os pacotes são baixados da internet para o diretório /var/cache/apt/archives e depois são instalados/atualizados.

Bem, então pense assim, você instala seu sistema, faz todas as atualizações que aparecem, personaliza o sistema instalando várias aplicações/pacotes novos e deixa como quer, e ai quer replicar isto em outra máquina usando exatamente a mesma versão do seu Ubuntu, então o que fazer?

Uma opção é usar o APTonCD que é um programa (com interface gráfica... ou seja, nada de terminal) que faz o backup desses pacotes baixados da internet através do apt-get (e etc), e salva em uma, ou mais mídias (CD's, DVD's...) e pode ser usada em outra máquina, desde que também tenha o APTonCD instalado nela.

Digo que é um ótimo programa, e facilita muito a sua vida, mas como todo programa ele pode não funcionar (por motivos que não venham ao caso), te dando alguma dor de cabeça. Mas se você não tem nenhum conhecimento de linux eu recomendo o uso.

Para aqueles usuários com mais experiência (que nem tem que ser tanta assim) basta copiar todo o conteúdo do diretório /var/cache/apt/archives para um CD (ou mais), ou DVD usando o programa para queimar CD de sua preferência, e em uma nova instalação copie os arquivos de volta ao diretório citado acima.

Ao copiar os arquivos já tem as instalações feitas? Não, infelizmente não, mas ao fazer uma atualização, ou usar o apt-get (e demais comandos para instalação/atualização já mencionados) o sistema deixa de buscá-los da Internet (já que estão no cache), tornando a instalação bastante rápida.

Tem outras formas de instalar estes pacotes? Claro!... hehehe...

Copie tudo para um diretório na sua máquina e execute:

Código: [Selecionar]
sudo   dpkg  -i   *.deb
E os pacotes serão instalados. Pode até ser que tenha algum problema instalando-os assim, mas nada que o comando abaixo não acerte.

Código: [Selecionar]
sudo   apt-get   install  -f
Se for criar sua própria mídia eu o aconselho a copiar para o cache do apt (como indiquei na minha terceira mensagem deste tópico) e ai atualizar sua máquina normalmente, e instalar os programas como fez da primeira vez... Verá que tudo acontecerá bem rápido, e tranquilo.

Espero ter ajudado... claro sei que não fui, afinal sempre complico ao escrever, mas qualquer dúvida é só perguntar.

[]'s

Cristiano

obs.: putz... tentar explicar de forma resumida?... hehehe...

O meu muito obrigado por esta explicação mesmo que a considere resumida, julgo que é o que muitos UBUNTISTAS necessitam pelo menos eu sou um deles, agora só me resta realmente montar a tal máquina e tentar aplicar as suas valiozissímas instruções foi impressionante, mais uma vez os meus sinceros agradecimentos pelo trabalho que dá e teve em escrever todo este texto isto merece estar destacado em algum lugar deste forúm

   Reconhecidamente
 João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2008, 00:09 »
ClCampos mais uma vez vc até indiretamente resolve uma dúvida minha, cara que Deus possa cada vez mais te iluminar e te dar sabedoria pra dividir com quem tá começando eu tinha feito uma imagem ISO com o APTonCD, mas não sabia o que faze com ela e por questão de levar mais uma blindada de alguém fiquei quieto mas cheio de dúvidas ai sem querer olhei este tópico e ele acabou resolvendo meu problema  Vlw!!! :)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2008, 00:33 »
ClCampos mais uma vez vc até indiretamente resolve uma dúvida minha, cara que Deus possa cada vez mais te iluminar e te dar sabedoria pra dividir com quem tá começando eu tinha feito uma imagem ISO com o APTonCD, mas não sabia o que faze com ela e por questão de levar mais uma blindada de alguém fiquei quieto mas cheio de dúvidas ai sem querer olhei este tópico e ele acabou resolvendo meu problema  Vlw!!! :)

Jhonny saber que ajudei alguém é o que me anima a sempre que possível continuar... fico grato pela sua mensagem.

Quanto a você ter dúvida e ficar calado não acho justificado. Claro que existem dúvidas que já foram respondidas milhões de vezes, e ai simplesmente refazê-la é mostrar que não pesquisou, ou seja, não tentou resolver seu problema sozinho.

Mas procure sempre então fazer uma pesquisa antes de postar, mas não achando não fique com medo, pergunte, porque é importante que tenhamos o sistema funcionando redondo, e acho que essa é a intenção de todos aqui, de se ajudar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:38 »
Decepção:
Eu fiz exatamente como foi orientado no fórum com o computador do meu sobrinho mas o ubuntu não reconheceu os pacotes gravados na cache, aí eu tive que fazer as instalações através dos 10 cd's que eu tenho guardados desde 24/12/2007. Cada instalação era um tal de tira disco, bota disco depois precisei usar o sudo para abrir a bandeja do cd...
Sei não, alguém tem idéia do que pode ter dado errado?
« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 10:02 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2008, 10:15 »
Decepção:
Eu fiz exatamente como foi orientado no fórum com o computador do meu sobrinho mas o ubuntu não reconheceu os pacotes gravados na cache, aí eu tive que fazer as instalações através dos 10 cd's que eu tenho guardados desde 24/12/2007. Cada instalação era um tal de tira disco, bota disco depois precisei usar o sudo para abrir a bandeja do cd...
Sei não, alguém tem idéia do que pode ter dado errado?

Olha só, não entendi direito o que você fez.

Para que instalar usando 10 cd's?

Foi instalando uma versão após a outra?

Como tentou usar o cache? Pelo APTonCD, ou copiando para o diretório apropriado?

Tem como você explicar de novo?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Como extrair os programas do cache no aptoncd?
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2008, 02:26 »
Olha só, não entendi direito o que você fez.
Para que instalar usando 10 cd's?
Foi instalando uma versão após a outra?
Como tentou usar o cache? Pelo APTonCD, ou copiando para o diretório apropriado?
Tem como você explicar de novo?

Explico.

Eu peguei meus 10 aptoncds e copiei para dentro da pasta /var/apt/cache/archives
mas o ubuntu não leu o conteudo da pasta (eu acho) na hora de instalar os programas, quando  eu tentava instalar um programa cujos pacotes eu tinha colocado na pasta ele tentava baixar da net dava erro (sem net)
interessante é que fiz uma imagem de apton-dvd no computador do menino e o programa listou tudo e gravou. São 3 gigas de arquivos coletados desde 12/2007.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448