Autor Tópico: microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)  (Lida 16667 vezes)

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)
« Online: 02 de Agosto de 2008, 08:25 »
caros colegas,

com a necessidade de começar a usar o skype em linux deparei-me com o seguinte problema: o meu microfone (aquele que já vem dentro do computador) não funciona.
depois de pesquisar vários tópicos e de tentar algumas coisas o problema mantem-se e o facto de necessitar mesmo de usar o skype obriga-me a ter que vos pedir ajudar.
No controlador de volume, no separador a gravar surgem três opções: captura, captura1 e digital e todos estão no máximo. O dispositivo usado segundo ele é: HDA ATI SB (alsa mixer).

O meu computador é um acer travelmate 5510 (embora no autocolante que trazia dizia que era 5512), uso o ubuntu 8.04 32 bits.

Ao comando  lspci |grep -i audio ele devolveu:

00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc IXP SB4x0 High Definition Audio Controller (rev 01)

e ao cat /proc/asound/oss/sndstat:

Sound Driver:3.8.1a-980706 (ALSA v1.0.16 emulation code)
Kernel: Linux computador 2.6.24-19-generic #1 SMP Fri Jul 11 23:41:49 UTC 2008 i686
Config options: 0

Installed drivers:
Type 10: ALSA emulation

Card config:
HDA ATI SB at 0xb0000000 irq 18

Audio devices:
0: ALC883 Analog (DUPLEX)

Synth devices: NOT ENABLED IN CONFIG

Midi devices: NOT ENABLED IN CONFIG

Timers:
7: system timer

Mixers:
0: Realtek ALC883

Desde já grato pela atenção.
Um abraço fraterno.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 14:02 por sra »

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: microfone incorporado em Acer TravelMate 5510 não funciona (ubuntu 8.04)
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2008, 20:41 »
No antigo Ubuntu 7.04 existia algum tipo de problema para o microfone e algumas "dicas" para resolver. Verifique =>neste<= link, em Ingles, uma provável solução.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline pinduvoz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2008, 01:23 »
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Posinstalacao-do-Arch-Linux-em-um-Dell-Vostro-1400/?pagina=4

No link acima tem umas dicas sobre como fazer o microfone de um DELL Vostro funcionar apenas rodando o "alsamixer" via terminal no Arch Linux.

Não custa tentar no Ubuntu e, caso dê certo, informar aqui para conhecimento de quem venha a ter o mesmo problema.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2008, 05:21 »
No antigo Ubuntu 7.04 existia algum tipo de problema para o microfone e algumas "dicas" para resolver. Verifique =>neste<= link, em Ingles, uma provável solução.

já tinha tentado as soluções desse site sem resultado mas obrigado.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Posinstalacao-do-Arch-Linux-em-um-Dell-Vostro-1400/?pagina=4

No link acima tem umas dicas sobre como fazer o microfone de um DELL Vostro funcionar apenas rodando o "alsamixer" via terminal no Arch Linux.

Não custa tentar no Ubuntu e, caso dê certo, informar aqui para conhecimento de quem venha a ter o mesmo problema.

no meu alsa mixer só surge um digital que está com o som no máximo por isso não adiantou de muito.

uma coisa curiosa é que ao tentar rodar o gravação de som ele bloqueia.

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2008, 14:38 »
tenho novidades: apesar de o microfone que já tem no portátil continuar a não dar consegui com que um microfone normal (que liguei ao computador) funcionasse. para isso usei este tutorial:

http://www.blog.arun-prabha.com/2008/05/23/skype-microphone-problem-and-complete-pulse-audio-setup-in-ubuntu/

apesar de não ser a situação ideal já dá para desenrascar e pode ser que ajude algumas das pessoas que aqui passam

Offline elvisricardo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2008, 20:06 »
Olá amigo tente o comando alsaconf
assim voce pode verificar se o volume do microfone
nao esta no minimo eu tinha um acer e tive que fazer
isso para que ele funciona-se no ubuntu :)
Ryuzaki L usa Ubunbu linux :D

Offline Manoboy

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2008, 09:52 »
Sra,

Também tive esse problema e foi facilmente resolvido mudando-se a configuração do Skype.
Tente fazer o mesmo e depois poste o resultado

Entre nas Opções do Skype
Vá em Sound Devices
Em Sound In se estiver configurado "default" mude para "HDA Intel (hw:intel,0)" ou outra opção que melhor funcione para você e em seguida clique no botão Apply.

Abraço.

Offline leo2005

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2008, 03:11 »
Também tive este problema e tentei tudo acima e nada deu certo até que me enchi o saco e baixei do site do skype a versão static com OSS e finalmente funcionou...

O mesmo problema acontecia com o Mandriva 2008.1 e também funcionou com a versão static OSS.
Mas não sei qual das atualizações do Mandriva que vez novamente a versão normal funcionar...
O problema é este pulseaudio que não esta legal com o skype...

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2008, 08:45 »
Olá amigo tente o comando alsaconf
assim voce pode verificar se o volume do microfone
nao esta no minimo eu tinha um acer e tive que fazer
isso para que ele funciona-se no ubuntu :)

tentei executar o comando e não deu. depois lembrei-me que acho que já não tenho o alsa e uso só o pulse (não entendo muito de ubuntu mas foi a ideia com que fiquei). mas lembro-me que antes tentei um comando parecido o alsamixer ou algo do género e o microfone está com som. começo a achar que é capaz de ser do hardware.

Sra,

Também tive esse problema e foi facilmente resolvido mudando-se a configuração do Skype.
Tente fazer o mesmo e depois poste o resultado

Entre nas Opções do Skype
Vá em Sound Devices
Em Sound In se estiver configurado "default" mude para "HDA Intel (hw:intel,0)" ou outra opção que melhor funcione para você e em seguida clique no botão Apply.

Abraço.

eu agora já tenho essa opção activa (se bem que é hda ati e não hda intel) mas antes de aplicar aquele tutorial que referi também a tinha e mesmo assim não tinha som. só depois de ter passado para o pulse e de ter tentado com o microfone exterior é que consegui.

Também tive este problema e tentei tudo acima e nada deu certo até que me enchi o saco e baixei do site do skype a versão static com OSS e finalmente funcionou...

O mesmo problema acontecia com o Mandriva 2008.1 e também funcionou com a versão static OSS.
Mas não sei qual das atualizações do Mandriva que vez novamente a versão normal funcionar...
O problema é este pulseaudio que não esta legal com o skype...

até o tutorial do pulse? é que a mim resolveu. agora que já fiz tudo isto e sinceramente já não sei anular vou manter-me assim mas se calhar a ter esse problema noutro computador experimento a versão static.

obrigado a todos pela ajuda

Offline Cassi13

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Então, optei por ligar um microfone externo na saída do laptop (acer extensa 5420).
Aí vai no controle de volume, clica duas vezes. Em Editar-> Preferências, ativar "Input Source", então selecionar na aba Opções, "Input Source" para "front mic". Mas ATENÇÃO: são duas "Input Sources". Em caso de acionar o mic embutido ao mesmo tempo que a saída das caixas de som embutidas vai dar microfonia aguda, caso haja caixas auxiliares ligadas. Acho q acabei de perder uma delas.

Abs,

crns

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2008, 13:37 »
se durante todo este tempo o microfone tinha estado a funcionar ontem aconteceu algo estranhissimo: no meio de uma conversa o microfone deixou de funcionar e desde ai nunca mais funcionou. penso que o problema poderá estar no facto de eu ter instalado arquivo .DEB do plugin Flash Player 10 RC da Adobe, pois foi a única coisa que fiz ontem. alguma sugestão?

Offline Manoboy

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)[parcialmente resolvido]
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:38 »
Desinstale o plugin e teste para ver se volta a funcionar.

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)[parcialmente resolvido]
« Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:40 »
Funciona. Depois tentei instalar a versão do synaptic e voltou a dar o mesmo problema. Pensei em voltar a refazer o tutorial mas os ficheiros estão iguais por isso não sei onde poderá estar o problema.

Offline sra

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: microfone incorporado em Acer não funciona (ubuntu 8.04)
« Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2008, 14:03 »
Continuo a não conseguir usar o skype + pulse audio. O problema é que mesmo desinstalando o plugin do flash só funciona temporariamente. Preciso mesmo usar o skype só que não vejo solução para o problema. Já tentei desinstalar o plugin e repetir o tutorial, desinstalar o plugin, voltar a instalar e repetir o tutorial, etc e nada.

Sugestões?