Bom eu sempre esperei ver uma novidade por parte do Ubuntu em matéria de tema padrão, mas ele foi bem tradicional quanto a isso, mudando quase nada.
Das versões que usei até hoje do Ubuntu, a versão 7.04 (Feisty Faw) foi a que mais gostei em relação a esquemas de cores.
Como a próxima versão do Ubuntu vem falando em mudar, ou melhor, levar em consideração esta parte que até hoje ficou para segundo plano, eu confesso que fiquei ansioso para ver o que nos aguarda, mas fiquei bem decepcionado com as screenshots que alguns andam mostrando aqui no fórum como sendo da próxima versão do Ubuntu. Estas cores escuras como o marrom chocolate mostradas até agora não me agradaram e acho que para o uso contínuo do PC, elas casam a vista.
Vendo este tópico e a escreenshots mostradas vejo que tudo é questão de ajustes e as cores mostradas nele são, agora, do meu agrado. Gostei de tudo, desde o papel de parede como do resto mostrado nesta screeshot, pena que parece não ser o rumo adotado pelo Ubuntu.
Quanto a barra inferior no estilo MAC, penso que o Ubuntu deveria adotar um estilo próprio, ou seja, evitar de seguir o padrão windows assim como o padrão MAC. É sempre muito complicado implementar estas coisas, pois a distribuição deve ser a mais genérica possível para servir numa quantidade enorme de hardwares e tais recursos podem não ser usados por PCs sem uma boa placa de vídeo offbord, restringindo ainda mais o uso do Ubuntu.