Autor Tópico: Ideias para o Tcc  (Lida 12773 vezes)

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Ideias para o Tcc
« Online: 07 de Agosto de 2008, 16:58 »
Fala pessoal, venho aqui pedir mais uma vez pedir a ajuda do pessoal desse forum que já me ajudou tanto pq não tentar mais uma vez.
Preciso de idéias para meu tcc (funalmente vou me formar em Engenharia da Computação), por enquanto to pensando em fazer meu tcc sobre customização de uma distribuição linux
Mas gostaria de mais ideias, alguem ai tem alguma sujestão???
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Leonardo Meira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ideias para o Tcc
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2008, 10:39 »
Olá rapaz!

Parabéns pela quase conclusão do curso. Respondendo à sua pergunta, creio que você apontou um tema interressante para os dias de hoje: a customização de uma distro GNU/Linux. No entanto, acredito que para tornar o seu TCC ainda mais relevante, seria interessante você associar o tema em questão não só aos usuários desktop. Por exemplo, é conhecido que muitas empresas optam pelo sistema de Linus/da GNU pelo fato de poderem "moldá-lo" de acordo com suas necessidades. Entendeu onde quero chegar? Bem, é uma sugestão. Use a criatividade e boa sorte.

Offline juliana.yszcz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ideias para o Tcc
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2008, 16:47 »
Interessante a sua escolha... É um tema bem abrangente

Estou com o mesmo "problema" que você. Estou fazendo pós de Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre e já estou pensando no TCC. Acho que vou fazer algo sobre os benefícios que empresas de médio e grande porte tem em migrar para GNU/Linux. Estou ciente que este é um assunto super polêmico, mas acho que vai ser sobre isso mesmo.

Bem que o foco dos nossos cursos é meio diferente... Mas vamos lá!!

Boa sorte no seu TCC.
Não diga Linux. Diga GNU/Linux. O senhor barbudo de olho verde também merece os méritos!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ideias para o Tcc
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:20 »
Willdoidao, parabens por ja estar na ponta do funil.

Sou professor da USP a 25 anos ( ô velho ) e poderia dar como palpite uma abordagem comparativa em sua pretenção em customizar uma distro GNU/Linux que seria focar a elegância do sistema ou seja, à partir de sua customização uma comparação emtre os sistemas disponíveis quanto à sua forma de interagir com o usuário, quer seja em sua facilidade / dificuldade em quesitos como instalação e manutencão bem como em relação ao feedback do usuário em relação ao sistema.

alguns exemplos isolados para melhor compreesão:

1) Apagar ( excluir ou desinstalar ) um "programa" ( considerando apenas o uso pela interface grafica )

Mac OS => Basta arrastar para a lixeira

Microsoft Windows => Iniciar, painel de controle,  adicionar remover, selecionar programa, seguir uma serie de instruções do tipo a dll não é mais necessária, sim, sim para todos, não, não para todos

Gnu/Linux => Synaptic ( e outros ), selecionar "programa" marcar para instalação, remoçãao, remoção completa

2) mensagens de rerro do sistema

Mac OS => muito poucas, diretas e intuitivas

Microsoft Windows => "O sistema se recuperou de um erro grave, se o problema persistir consulte o administrador do sistema" ( nada intuitiva e nada explicativa )

Gnu/Linux => "Não foi possivel atualizar o sistema, execute dpkg --configure -a para resolver o problema" ( bem explicativa, mas nada intuitiva )

Logo, um sistema elegante deve entregar informações intuitivas e explicativas ao usuário, que mesmo com pouco ou nenhum conhecimento poderia interagir com o sistema corrigindo ou modificando o mesmo sem auxílio extra

Finalmente poderia se comparar um sistema a utilitários de uso comum, como automóveis ( carros, caminhões e ônibus ) onde o volante, pedais e alavanca de marchas estão todas no mesmo lugar e nas mesmas disposições, portanto intuitivas, etc.

Fica a idéia.



Boa sorte no seu TCC

[],s

Offline juliana.yszcz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ideias para o Tcc
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2008, 22:02 »
Professor... aproveita o embalo e dá umas dicas para o meu TCC também.  ;)
Não diga Linux. Diga GNU/Linux. O senhor barbudo de olho verde também merece os méritos!

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Ideias para o Tcc
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2008, 22:29 »
Tota e Leonardo Meira,
Agradeço pela ideias estão anotadas aqui e vou falar com meus professores e ver quem pode ser o meu orientador.
Agradeço muito a ajuda e as ideias. Logo posto noticias sobre o tcc!!!

Ps: se alguem tiver mais sugestões agradeço!!!!!!!!!  :P :P
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will