Autor Tópico: VIA abandona o mercado de chipsets!  (Lida 6219 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
VIA abandona o mercado de chipsets!
« Online: 12 de Agosto de 2008, 00:35 »
"Por SKuLL_DeviLL
11 de Agosto de 2008, 05:01 PM

A companhia taiwanesa, o maior fabricante independente de chipsets para placas mãe, anunciou sua saída deste ramo de atividade para se concentrar no mercado de processadores x86 e nos sistemas integrados.

Richard Brown, vice-presidente de marketing corporativo, disse: “Eu não vejo nenhum futuro na produção de chipsets para outros fabricantes, principalmente quando Intel e AMD estão desenvolvendo internamente chipsets para a maioria dos seus processadores”.

Os rumores sobre a sua saída do mercado chegaram no final de 2007 quando diversos blogs informaram que Chewei Lin, o antigo gerente da plataforma empresarial da companhia, anunciou a sua intenção de se demitir e de levar consigo 40 técnicos de chipsets da VIA para uma filial da Asustek, a ASMedia.

A recusa da Intel de renovar a sua licença para a fabricação de chipsets na sua plataforma, além da dura concorrência prevista com os seus processadores, também podem ter contribuído para esta decisão."


Fonte: FórumPCs - http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=242521


Notícia muito triste, mas já faz algum tempo que a VIA não vinha fazendo nada de novo, e principalmente que prestasse! Agora só a SiS para fornecer Chipsets de baixo custo. Sem contar é claro, com os Chipsets de entrada da Intel. Virou briga de cachorro grande mesmo: Intel X AMD/ATI X Nvidia.  Quem será o próximo a pedir água?

Já na briga dos procesadores...
Para não quebrar, a AMD vai terceirizar sua produção do Processadores. Espero mesmo que a AMD não quebre, vai ser o fim se ficarmos apenas com um grande fabricante de Processadores.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2008, 08:07 »
Cacetada, já pensou ficar só a SiS no mercado? Ainda bem que a Intel faz seus chipsets, temos a nVidia também, mas a VIA vai fazer uma falta danada, ruim por ruim os da VIA dão (ou davam) 10 a zero nos chipsets da SiS. E como assim pra a AMD não quebrar? Ela não tem conseguido um bom volume de vendas com todas as vantagens dos seus processadores em relação aos da Intel?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2008, 08:47 »
Cacetada, já pensou ficar só a SiS no mercado? Ainda bem que a Intel faz seus chipsets, temos a nVidia também, mas a VIA vai fazer uma falta danada, ruim por ruim os da VIA dão (ou davam) 10 a zero nos chipsets da SiS. E como assim pra a AMD não quebrar? Ela não tem conseguido um bom volume de vendas com todas as vantagens dos seus processadores em relação aos da Intel?

Não, a AMD tem tido cada vez mais tombos.

Seus processadores são caros de fazer, e tem que ter um preço menor que os Intel para as pessoas comprarem.

Eu sou um usário AMD desde os K62, e sempre preferi esta marca. Mas confesso que o meu sempron de todo o dia aquece uma barbaridade.

Ruim para o mercado essa noticia da VIA.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2008, 08:57 »
Minha opinião? já vai tarde!

Não compro chipset VIA desde quando comprei uma placa para Athlon XP (não lembro o modelo agora, algo como K7V266-MX-alguma coisa...) que todas as vezes que ligava, ela desligava a máquina e religava sozinha, muito bizarro, falei com o suporte da Asus e o mesmo dissera que era uma falha do chipset, não da placa e que não haveria solução para o problema.

Desempenho ridículo e bugado, foi minha despedida da marca.  :P
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2008, 09:11 »
Minha opinião? já vai tarde!

Não compro chipset VIA desde quando comprei uma placa para Athlon XP (não lembro o modelo agora, algo como K7V266-MX-alguma coisa...) que todas as vezes que ligava, ela desligava a máquina e religava sozinha, muito bizarro, falei com o suporte da Asus e o mesmo dissera que era uma falha do chipset, não da placa e que não haveria solução para o problema.

Desempenho ridículo e bugado, foi minha despedida da marca.  :P

Não da para formar experiencia com somente uma placa problematica né. É ser bastante radical.

Eu concordo com alguns posts acima, a VIA vai deixar saudades, seus chipsets alem de baratos eram muito bons, bem superiores aos da SIS.

Em relação a AMD, fico muito triste, sempre tive carinho pela marca e hoje a maioria das pessoas que conheço, usam AMD. Imaginei ate que estivesse melhores do que nunca, mas agora com essa noticia de que estão quebrando, fiquei sem entender mais nada...

   

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2008, 11:01 »
Minha opinião? já vai tarde!

Não compro chipset VIA desde quando comprei uma placa para Athlon XP (não lembro o modelo agora, algo como K7V266-MX-alguma coisa...) que todas as vezes que ligava, ela desligava a máquina e religava sozinha, muito bizarro, falei com o suporte da Asus e o mesmo dissera que era uma falha do chipset, não da placa e que não haveria solução para o problema.

Desempenho ridículo e bugado, foi minha despedida da marca.  :P

Não da para formar experiencia com somente uma placa problematica né. É ser bastante radical.

Eu concordo com alguns posts acima, a VIA vai deixar saudades, seus chipsets alem de baratos eram muito bons, bem superiores aos da SIS.

Em relação a AMD, fico muito triste, sempre tive carinho pela marca e hoje a maioria das pessoas que conheço, usam AMD. Imaginei ate que estivesse melhores do que nunca, mas agora com essa noticia de que estão quebrando, fiquei sem entender mais nada...

   

nao tá quebrando, só teve prejuizo em 2007 e tá tendo em 2008.

A AMD é muito forte...

Se for levar em conta os prejuizos, a General Motors tem faz décadas. Vive de pegar grana no banco pra tapar os buracos que tem por conta dos planos de previdência paternalista com os funcionários

Mas... a AMD será completa quando seus drivers ATI funcionarem 100% com o Ubuntu. (ah! Os da Via também nao funcionam 100%... aliás, acho que nenhuma fabricante tem driver de video, por exemplo, que é 100% para Linux como no win)

Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

boi

  • Visitante
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2008, 11:11 »
Na prática ela já tinha abandonado faz tempo, já que ela não vinha desenvolvendo produtos novos. A Via chegou a produzir ótimos produtos, mas agora, com tanto a Intel como a AMD fabricando seus próprios chipsets, não há mais espaço para outras empresas. Outra que vem capengando nesse mercado é a Nvidia, não vai demorar para ela sair também. Já a SIS, essa é completamente irrelevante, tanto faz se ela continuar ou não.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2008, 11:40 »
A AMD anda mal das pernas sim. Seu valor de mercado já diminuiu drasticamente, seu presidente foi demitido por não dar conta de reverter a situação de "ladeira abaixo" que a empresa vem passando nos últimos anos.

Leiam a matéria: Com prejuízo maior que o esperado, AMD troca o comando - http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3016017-EI4795,00-Com+prejuizo+maior+que+o+esperado+AMD+troca+o+comando.html

A AMD já acumula um prejuízo de 1.8 Bilhões de dólares nos últimos dois anos!

Isso para uma empresa que vale cerca de 3.5 bilhões em bolsa, não é nada bom...

Para piorar, hoje a AMD não tem mais um produto melhor que a INTEL (ou seja, processador). Ela tinha na época do A64 contra os P4 , até os Atlhon XP X P4.  Mas agora acabou! Eles não aproveitaram a boa onda de liderança tecnológica da empresa, sim pois em matéria de vendas, a Intel nunca sequer foi arranhada pela AMD. Enquanto tava lenvando pau em matéria de tecnologia de processadores, a Intel fez o dever de casa. Reestruturou a empresa, investiu um monte em fábricas novas e criou um novo processador aproveitando o que tinha melhor das séries antigas. Mas isso tudo não foi o pior para a AMD, para mim o pior foi o fato do ciclo que a AMD se encontra hoje. Não tem dinheiro para investir em novas fábricas (em média são 4 Bilhões de doláres para se montar uma nova fábrica de processadores, lembram aí em cima o valor de mercado da AMD?), daí com isso não consegue aumentar a produção e dimiuir o custo por unidade de seus processadores, assim não pode baixar os preços para competir com a Intel mantendo a rentabilidade da empresa, o que faz ela ficar sem caixa para poder continuar investindo em pesquisa para lançar um produto realmente melhor que a Intel, ou seja, tome prejuízo! E voltamos a estaca zero!

Por isso os investidores andam com a pulga atrás da orelha em relação a AMD! Como uma empresa que tem no seu principal carro chefe a pesquisa, construção e comercialização de processadores, vai ter que terceirizar sua produção para não quebrar?

Espero que essa seja a salvação da lavoura!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 11:42 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2008, 20:39 »
A AMD anda mal das pernas sim. Seu valor de mercado já diminuiu drasticamente, seu presidente foi demitido por não dar conta de reverter a situação de "ladeira abaixo" que a empresa vem passando nos últimos anos.

Leiam a matéria: Com prejuízo maior que o esperado, AMD troca o comando - http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3016017-EI4795,00-Com+prejuizo+maior+que+o+esperado+AMD+troca+o+comando.html

A AMD já acumula um prejuízo de 1.8 Bilhões de dólares nos últimos dois anos!

Isso para uma empresa que vale cerca de 3.5 bilhões em bolsa, não é nada bom...

Para piorar, hoje a AMD não tem mais um produto melhor que a INTEL (ou seja, processador). Ela tinha na época do A64 contra os P4 , até os Atlhon XP X P4.  Mas agora acabou! Eles não aproveitaram a boa onda de liderança tecnológica da empresa, sim pois em matéria de vendas, a Intel nunca sequer foi arranhada pela AMD. Enquanto tava lenvando pau em matéria de tecnologia de processadores, a Intel fez o dever de casa. Reestruturou a empresa, investiu um monte em fábricas novas e criou um novo processador aproveitando o que tinha melhor das séries antigas. Mas isso tudo não foi o pior para a AMD, para mim o pior foi o fato do ciclo que a AMD se encontra hoje. Não tem dinheiro para investir em novas fábricas (em média são 4 Bilhões de doláres para se montar uma nova fábrica de processadores, lembram aí em cima o valor de mercado da AMD?), daí com isso não consegue aumentar a produção e dimiuir o custo por unidade de seus processadores, assim não pode baixar os preços para competir com a Intel mantendo a rentabilidade da empresa, o que faz ela ficar sem caixa para poder continuar investindo em pesquisa para lançar um produto realmente melhor que a Intel, ou seja, tome prejuízo! E voltamos a estaca zero!

Por isso os investidores andam com a pulga atrás da orelha em relação a AMD! Como uma empresa que tem no seu principal carro chefe a pesquisa, construção e comercialização de processadores, vai ter que terceirizar sua produção para não quebrar?

Espero que essa seja a salvação da lavoura!

Galactus
A AMD ainda possui o melhor processador, o Opteron. Muito usado para cluster e grandes servidores, nessa linha, o Itanium ou os multiplos core da Intel nao chegaram no desempenho dele. Só que o Opteron nao é produzido em escala comercial.

Monopolio da Microsoft um bando de frangote junto com universidades e gente disposta e algumas gigantes empresas dispostas a investir 0,05% de seus lucros nisso, com inteligencia, dá conta do recado. Tanto que deram.
Mas agora.. se a AMD falir... vai ser terrível.
Mas nao vai nao. Se ela ruir, alguem compra. E se a Intel comprar, o Governo dos Eua e a Uniao Europeia entra contra, por causa da lei anti-monopolio (lembrem que os EUA nao pegam muito no péo da Microsoft qdo o assunto é o SO porque lá o Macintosh Apple detem quase 15% do mercado)

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

boi

  • Visitante
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2008, 21:20 »
As notícias são de que a AMD anunciará em breve que se desmembrará em duas companhias, uma ficará apenas com a parte de design e a outra ficará com as fábricas. A companhia de design será o que se costuma chamar de empresa fabless. Um exemplo de empresa fabless é a Nvidia, ela só projeta os chips, que são fabricados por outras empresas, como a TSMC. A AMD irá pelo mesmo caminho. Parece que diante da crise essa é a única solução possível.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2008, 01:22 »
Na prática ela já tinha abandonado faz tempo, já que ela não vinha desenvolvendo produtos novos. A Via chegou a produzir ótimos produtos, mas agora, com tanto a Intel como a AMD fabricando seus próprios chipsets, não há mais espaço para outras empresas. Outra que vem capengando nesse mercado é a Nvidia, não vai demorar para ela sair também. Já a SIS, essa é completamente irrelevante, tanto faz se ela continuar ou não.
Caramba, mas se a NVidia sair também, o que vai sobrar? SiS e Intel? Não é justo >< O que há com esse povo que não quer mais produzir chipsets?


boi

  • Visitante
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2008, 13:28 »
Caramba, mas se a NVidia sair também, o que vai sobrar? SiS e Intel? Não é justo >< O que há com esse povo que não quer mais produzir chipsets?

Não é questão de não querer, é questão de não poder. Além do mercado, ainda existe o problema do licenciamento de tecnologias. A Nvidia sempre teve um problema com licenças da Intel, tanto que no início ela só produzia chipsets para AMD por conta de não ter conseguido essas licenças. Até hoje a Nvidia tem uma participação muito pequena no mercado de chipsets para Intel. E a Intel obviamente não tem grande interesse em que outras companhias produzam chipsets para seus processadores, a não ser talvez para o setor de ultra baixo custo e qualidade idem, que é o segmento no qual atua a SIS.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2008, 09:47 »
O que não dá para entender é que agora com o aquecimento de vendas dos minilaptops, como o HP 2133, a Via ficou em destaque, talvez a mudança seja para adequação de mercado.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #13 Online: 18 de Agosto de 2008, 13:56 »
Eu tenho um Core 2 Duo montando em uma placa Asus com Via. Ficou muito bom e preço melhor ainda. É triste essa notícia, pois como disseram acima, a Via fazia chips melhores que SiS e a bom preço.

Quanto a AMD, sei lá... Posso estar errado, mas acho que no final das contas aquela história de um processador com chip gráfico integrado que foi usada como justificativa pela compra da ATI ficou meio estranha. Até hoje nada. E para produzir uma novidade no mercado demora anos de pesquisa.

Do jeito que o mercado está tão doidão, só falta daqui a pouco a Nvidia comprar a AMD/ATI e vir brigar com a Intel... hehehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline mfr14

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VIA abandona o mercado de chipsets!
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2010, 14:01 »
A NVIDIA também não cria mais chipsets e a situação da ATI/AMD não é boa entre a SiS e a VIA eu prefiro os chipsets da SiS então com a baixa participação da ATI/AMD  a VIA e a NVIDIA sairam do ramo sobrou a SiS e a Intel vamos ver se a SiS vai começar criar chipsets mais rápidos para competir com a Intel.