Autor Tópico: Tamanho do Ampliador de tela  (Lida 7323 vezes)

Offline Nilda Lyons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Tamanho do Ampliador de tela
« Online: 16 de Agosto de 2008, 21:28 »
Olá Pessoal.

Esta é a primeira vez que envio uma mensagem pois, sempre encontro as respostas que preciso nesse forum. Mas desta vez não encontrei nada.
Querendo usar o ampliador de tela, abri "Preferências do Orca", cliquei na aba "ampliação". Acontece que todos os itens estão desabilitados e acredito que só estariam habilitados, selecionando "habilitar ampliação"; Só que fazendo isso o ampliador abre na tela inteira e não sei como fazer para diminui-la. Tambem não sei como preencher para que a tela fique num tamanho razoavel.
Desculpem se não fui muito clara, mas espero que alguem possa me ajudar porque depois que fiz o upgrade do Ubuntu 7.10 para o 8.04, não consigo aumentar o texto no Firefox de uma maneira confortável. Isso eu necessito por ter baixa visão.
Muito obrigada.

Nilda Lyons


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2008, 00:45 »
Olá Pessoal.

Esta é a primeira vez que envio uma mensagem pois, sempre encontro as respostas que preciso nesse forum. Mas desta vez não encontrei nada.
Querendo usar o ampliador de tela, abri "Preferências do Orca", cliquei na aba "ampliação". Acontece que todos os itens estão desabilitados e acredito que só estariam habilitados, selecionando "habilitar ampliação"; Só que fazendo isso o ampliador abre na tela inteira e não sei como fazer para diminui-la. Tambem não sei como preencher para que a tela fique num tamanho razoavel.
Desculpem se não fui muito clara, mas espero que alguem possa me ajudar porque depois que fiz o upgrade do Ubuntu 7.10 para o 8.04, não consigo aumentar o texto no Firefox de uma maneira confortável. Isso eu necessito por ter baixa visão.
Muito obrigada.

Nilda Lyons



Dentro do Firefox para aumentar o tamanho das letras você pode teclar simultâneamente control +

Para diminuir é control -

Outra dica é diminuir a resolução da tela pois quanto maior a resolução, embora fique mais nítido, as letras tendem a diminuir.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Nilda Lyons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:17 »
Oi Csat. Obrigada pelas dicas. Quanto a aumentar no firefox eu sempre usei, só que agora no firefox 3.0 parece que não está ficando tão bom, mas realmente melhorou diminuindo a resolução como voce falou. Quando fiz o upgrade configurei a aparencia mas me esqueci da resolução e realmente ela tinha ficado no mais alto. Porem, mesmo melhorando o Firefox, gostaria de resolver o ampliador de tela.
Uma outra coisa que acontece com o Firefox, é que toda vez que o abro ele está com o "modo offline marcado", então toda vez tenho que desmarca-lo para poder navegar. Como poderia resolver isso?
Parece que estou colocando outro assunto na mesma mensagem. Estou errando em fazer isso?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:26 »
Oi Csat. Obrigada pelas dicas. Quanto a aumentar no firefox eu sempre usei, só que agora no firefox 3.0 parece que não está ficando tão bom, mas realmente melhorou diminuindo a resolução como voce falou. Quando fiz o upgrade configurei a aparencia mas me esqueci da resolução e realmente ela tinha ficado no mais alto. Porem, mesmo melhorando o Firefox, gostaria de resolver o ampliador de tela.
Uma outra coisa que acontece com o Firefox, é que toda vez que o abro ele está com o "modo offline marcado", então toda vez tenho que desmarca-lo para poder navegar. Como poderia resolver isso?
Parece que estou colocando outro assunto na mesma mensagem. Estou errando em fazer isso?

Bem, o meu Firefox só fica em "off line" quando a rede cai e tento acessar alguma página.  O correto e muitas pessoas não entendem (tenho gente na família assim) é que só se deve abrir o Firefox, o Internet Explorer ou o e-mail quando se está realmente conectado na internet.  Meus parentes clicam no Internet Explorer sem ter a certeza de que estão conectados, achando qeu o Internet Explorer é que faz a conexão para eles.  Claro que eles não usam Linux, mas o princípio é o mesmo.

Não tem problemas de alterar o tópico no meio da conversa.  A única coisa que pode acontecer é as pessoas não responderem pois fica meio sem sentido o título com o conteúdo.

Nao sei bem o que você quis dizer com "ampliador de tela"... Seria isso, o zoom?  Se for acho que o recurso do firefox resolve.  Devem ter vários informativos sobre o uso do firefox.  Talvez o Google dê uma informação melhor.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2008, 14:28 »
Cara Nilda,
Neste tópico abaixo, tem uma dica minha ensinando como resolver esse probleminha do firefox offline. Espero que ajude.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36001.0.html

Abraço
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2008, 15:39 »
Nilda Lyons, eu acho que este problema que você está tendo é por que o zoom do firefox também aumenta as imagens, para aumentar apenas o texto vá em Exibir-> Zoom e marque a opção "Somente do texto". Quanto ao firefox iniciar em modo Off-line, é por causa do network manager, se você não precisa dele pode remover ele.

Offline Nilda Lyons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2008, 17:36 »
Csat. O ampliador de tela faz parte do aplicativo de acessibilidade "Leitor e ampliador de tela Orca" é especial para deficientes visuais.

Offline Nilda Lyons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2008, 17:50 »
Cara Nilda,
Neste tópico abaixo, tem uma dica minha ensinando como resolver esse probleminha do firefox offline. Espero que ajude.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36001.0.html

Abraço

Não deu certo Marcos. Vou tentar agora desabilitando o Network Manager. Vamos ver o que acontece. De qualquer forma, muito obrigada pela atenção.

Offline Nilda Lyons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Tamanho do Ampliador de tela
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2008, 18:10 »
Nilda Lyons, eu acho que este problema que você está tendo é por que o zoom do firefox também aumenta as imagens, para aumentar apenas o texto vá em Exibir-> Zoom e marque a opção "Somente do texto". Quanto ao firefox iniciar em modo Off-line, é por causa do network manager, se você não precisa dele pode remover ele.

Obrigada pela dica. Já desabilitei o network manager, só que ainda não sei o resultado, vou ver qdo fechar o firefox e abri-lo novamente.
Quanto ao zoom ele melhorou quando mudei a resolução. Acontece que quando o texto aumenta, muitas vezes as linhas se sobrepoem. Mas vou controlando....