Autor Tópico: Descobrindo o "assustador" Linux  (Lida 9355 vezes)

Offline i-zimbra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Descobrindo o "assustador" Linux
« Online: 14 de Abril de 2008, 17:36 »
Bem, depois de alguma experiência com o Linux nesta versão muito simpática que é o Ubuntu, resolvi criar coragem e dar um depoimento.

Mas por que “coragem”?

Na verdade, ficava pensando no que um usuário comum, sem nenhum conhecimento técnico formal – e muitos poucos “informais” – poderia contribuir no meio de tanta gente com  nível avançado?

O meu conhecimento de computadores se resume em gostar muito deles (mais do que devia), um contato com estas maquininhas perversas desde o jurássico “MSX” – o meu era da Gradiente, tinha muito mais cara de computador do que o da Sharp,  :)

Depois a glória suprema um computador de VERDADE e com grife – IBM APTIVA!!!!!!!
Alguns Dells depois e todos os sistema operacionais que o tio Bill conseguiu imaginar a partir  do Windows 95, até uma experiência estranha com o Vista (so,so), conheci o ubuntu que se instalava tão fácil como um Windows, apesar daqueles nomes assustadores tipo KERNEL – “Meu Deus para mexer num KERNEL o cara precisa ser um Einstein”.  :)

Para simplificar a história, adorei o Linux, adorei o Ubuntu, a filosofia o visual, o frescor, a leveza e, como dizem, a tal segurança muito maior.

Meu primeiro Ubuntu foi o 7.04, à parte alguns problemas com o xorg, driver de video Nvidia e o som (que só funcionava quando queria,  pq o Linux sempre identificava primeiro a minha placa onboard – que está desativada e só de vez em quando a audigy era reconhecida) tudo, depois destes sustos – exceto o som, eu consegui solucionar com ajuda daqui e do site do Ubuntu.

No fim tava com o Beryl – na época – rodando lisinho e até jogava NWN 1 – aliás, alguém sabe se dá para instalar o NWN2?

Depois veio o 7.10, tudo aparentemente bom até uma fatídica troca de -KERNEL – a partir daí nunca mais consegui fazer o sistema funcionar (por falta de conhecimento meu, admito) e acabei desinstalando.

Mas de volta ao XP – do qual eu gosto muito, nunca me criou problemas e me parece melhor do que o Vista – muito cheio de fru-fru e pesado pra caramba e nem é tão bonito assim – sempre me lembrava do Ubuntu e do Cubo – putz, o cubo é covardia, depois de 10 anos com aquela tela estática na minha frente tendo que maximizar e minimizar coisas o tempo inteiro, vc nunca mais se acostuma com uma tela do Windows.

Voltei pro beta do Hardy Heron e agora com mais coragem para fuçar, sem desistir na primeira travada – e olha que no beta já teve duas trocas do KERNEL, me sinto mais confiante e seguro, e o som era tão simples de corrigir – sempre é simples quando se sabe, não?

Pra mim o Ubuntu já está maduro para as “massas”, porém é preciso melhorar a questão – agora falando sério – quando há a troca do kernel.

Invariavelmente vários sistemas param de funcionar, o xorg melhorou muito, mais ontem mesmo houve  uma quebra do jockey e quem não sabe mexer em arquivos de configuração ou entende um mínimo de inglês não conseguiria fazer o acerto que já estava no launchpad.   

Bom, já me alonguei demais, mas o Linux é maravilhoso, que bom que há uma alternativa e é um sistema que força, no bom sentido, o usuário a aprofundar seu conhecimento.

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2008, 19:27 »
Eu também não sou da area de informatica, mas sempre procuro dar as opiniões e ajudar o desenvolvimento. Se o sistema é da humanidade é legal ajudar e os resultados serão de todos. Bacana isso!

Eu atualmente estou tentando ajudar a galera do openoffice, tem a página do Ubuntu (http://brainstorm.ubuntu.com) que vc pode dar as opiniões do que é importante para esta versão e para as próximas, e se pudermos aprender a usar o Ubuntu e a ensinar a galera iniciante aqui no Forum já é uma coisa bem legal.

Que legal seu depoimento valeu.
« Última modificação: 18 de Abril de 2008, 07:36 por wildner »

Offline i-zimbra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2008, 17:58 »
Obrigado, wildner, por ter sido o corajoso a responder.

Fico imaginando se o fato de chegar num fórum linux falando que gosto do xp não me queimou com a turma.   ;D

Valeu, é isso aí, também espero aprender o linux e ajudar quando for possível.

Abraço.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2008, 10:37 »
Obrigado, wildner, por ter sido o corajoso a responder.

Fico imaginando se o fato de chegar num fórum linux falando que gosto do xp não me queimou com a turma.   ;D

Valeu, é isso aí, também espero aprender o linux e ajudar quando for possível.

Abraço.

Sem problemas vc gostar do XP. Eu particularmente prefiro o win server 2003 e até gostaria do 2008 se esse não fosse tão pesado quando ativado o modo workstation (fica quase um Vista em peso).

Mas em relação a eles eu prefiro mil vezes qualquer distro Linux, que são muito mais versáteis e leves, além de mais seguras e algumas até mais fáceis de usar que o Windows, como o Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline juliana.yszcz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:59 »
izimbra, gostei do seu relato sobre a tragetória para o GNU/Linux. Sempre digo que para alguém migrar do software proprietário para o livre tem que ter três pontos fundamentais: vontade, motivo e tempo. Por falta de um desses as pessoas sempre desistem, mas quando os três estão juntos acontece a fantástica descoberta que o GNU/Linux não é nem um pouco assustador.
E de jeito nenhum você precisa vir aqui e detonar o Windows para dizer que gosta do GNU/Linux.  ;)

Tenha boa sorte nas suas novas descobertas Ubuntísticas  :)
« Última modificação: 26 de Agosto de 2008, 08:31 por juliana.yszcz »
Não diga Linux. Diga GNU/Linux. O senhor barbudo de olho verde também merece os méritos!

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2008, 16:49 »
Acho que só estará preparado para a massa realmente quando  n houver distinção de distro  e pacote.

O que eu acho é que tem de haver uma maior padronização. Sei que tem algumas, pra mim, não me importo, mas o fato de ter algumas coisas excelentes em uma distro e em outra não é muito ruim, ou o fato de se basear no windows( como o infeliz bitlinux xp ).

Mas eu acho que as pessoas estão começando realmente a ver que Linux não é tão assustador quanto parece :)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Descobrindo o "assustador" Linux
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2008, 02:19 »
Parabéns pelo relato, na verdade muita gente espalha mitos sobre o Linux tendo pouca ou nenhuma experiência com o mesmo, só usando mesmo é que a gente entende, e na maioria das vezes se apaixona. :)

Também usei bastante sistemas proprietários, embora em casa esteja livre deles a alguns anos volta e meia preciso mexer numa máquina com Windows ou Mac.

Usei pouco o Vista, e acho que ele seja um mal-compreendido, até por mim admito, em máquinas parrudas o desempenho dele é bem aceitável, com mais alguns anos de vida (e evolução do hardware) ele ficará tão conceituado quanto o XP.

Sobre o Linux estar ou não preparado para as massas, acredito que já esteja sim, detalhes como padronização de pacotes e outras coisas passam longe de usuários comuns e/ou iniciantes, que querem simplesmente usar o computador pouco se importando em atualizar ou instalar novos programas, principalmente se o sistema já vier instalado na máquina e for completo, com todos os programas necessários disponíveis.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740