Autor Tópico: Decreto garante computador portátil para professores  (Lida 3722 vezes)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Decreto garante computador portátil para professores
« Online: 20 de Agosto de 2008, 21:17 »

O preço será de até R$ 1 mil e vendas começam em setembro

Publicado em 04/07/2008 - 17:23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que cria o projeto Computador Portátil para Professores. Dessa maneira, professores de escolas de redes pública e privada vão poder comprar um computador especialmente desenvolvido para custar R$ 1 mil. Esse valor poderá ser pago à vista ou ser financiado em até dois anos por bancos credenciados junto ao programa. A idéia dessa proposta é permitir que professores que hoje não têm condições de comprar um computador que os auxilie no ensino, possam faze-lo.

O projeto tem como público-alvo somente professores que ministram aulas na educação continuada, desde o Ensino Básico ao Superior. O programa permitirá que cada professor compre um computador e o controle será feito através do número de seu CPF. A responsável pelo controle de CPF será a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Para efetuar a compra, os professores devem ir a uma agência dos Correios ou a bancos credenciados, com documentos pessoais que provem sua profissão. Para quem for comprar à vista, só encontrará o equipamento à venda nas agências dos Correios. Nesse caso, o equipamento será entregue em até 20 dias, a depender da região em que reside o comprador. Se o professor preferir fazer um empréstimo para a aquisição, é preciso entregar os documentos exigidos nas agências dos Correios ou diretamente ao banco de sua preferência, desde que a instituição seja credenciada ao Projeto. Após a aprovação, o pedido será enviado aos Correios.

As características do computador serão: memória principal de no mínimo 512MB com possibilidade de expansão de, no mínimo, 1Gb; unidade de armazenamento com capacidade de 40Gb; tela plana LCD e CRT, comunicação com interface sem fio; software livre com mais de 27 aplicativos; além de aplicativos específicos da área educacional. O início das vendas do programa será em setembro deste ano.

fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=16237
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Decreto garante computador portátil para professores
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:54 »
Se não for uma conversa para cair no esquecimento, será a primeira vez na história que o professor universitário será contemplado.

Ha vinte anos atrás eu cheguei a encomendar uma maquina num programa federal parecido com este e acredite, a maquina não chegou até hoje...

Ha uns oito anos trás em novamente me inscrevi num programa do governo de SP e a máquina não chegou até hoje...

De repente, quando eu me aposentar as maquinas cheguem. Daí eu, como aposentado, monto uma Lan House  ;D

Em minha modesta opinião, professor precisa mesmo é de core quad, 2 gigas, HD de 320 Gb. Meus alunos têm isto na USP, e eu vou de Celeron com HD de 40?

Um programa sério ? Isente de impostos a compra de qualquer máquina por professores, cada qual com suas necessidades específicas de software e hardware, parcelado sem juros, e eu vou gastar meu salario com algo que realmente necessito para usar onde realmente importa, ou seja transmitir e difundir conhecimento. Inclua-se nisto também os alunos, aos moldes do programa da Apple nos EUA, vai-se a qualquer loja e apresentando um documento que comprove a situação de professor / aluno, se sai com a maquina que se quer.

Correios ? Bancos ? limitação de hardware por custo ?




[],s

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Decreto garante computador portátil para professores
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2008, 22:20 »
Citar
Um programa sério ? Isente de impostos a compra de qualquer máquina por professores, cada qual com suas necessidades específicas de software e hardware, parcelado sem juros,

Concordo plenamente, por essa limitação é que não sei se será dessa vez que encomendarei o meu!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Decreto garante computador portátil para professores
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:04 »
Em minha modesta opinião, professor precisa mesmo é de core quad, 2 gigas, HD de 320 Gb. Meus alunos têm isto na USP, e eu vou de Celeron com HD de 40?

Injusto mesmo. O cara que não entende nada de computadores talvez até fique feliz por um tempo, depois que ele começar a sentir as limitações de hardware vai entender que gastou um dinheiro bem mal gasto....e teoricamente isso é pra durar algum tempo...vou chutar 2 ou 3 anos, se hoje já é atrasado, imagina daqui 2 ou 3 anos?
A tecnologia evoluiu muito, com essa configuração to achando que até sai caro demais...imagina parcelado em 12 ou 24x, esse 1000 reais parcelados vao virar uns 1500 reais no total, daí pra cima....quando acabar de pagar, o PC vai estar totalmente inviável...
Políticas públicas para a Educação nesse país deixam muito a desejar....
Resumindo... que porcaria isso tudo.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline SysShock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Decreto garante computador portátil para professores
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 08:19 »
vejo notebooks com configurações acima destas ai em lojas de departamento pelo mesmo preço...
tsc tsc..
....
por falar em notebooks, aonde que existe daqueles verdinhos do governo hein?