Autor Tópico: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald  (Lida 12282 vezes)

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
[TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Online: 21 de Agosto de 2008, 17:17 »
Galera a uns dias atrás postei aqui perguntando se valia a pena colocar o Emerald no Ubuntu 8.04, e a maioria disse que sim, então achei um tutorial em Inglês, bem simples pra iniciantes que ensina instalar se digitar nenhuma linha de código e disponibilizei(traduzindo o mesmo) em meu blog. Você pode acessar clicando no globo terrestre no meu perfil espero que ajude muitos! Abraços!

Vo botar o link do meu blog aqui caso precise que eu tire por favor moderador me avisar. Obrigado!

http://blog.hyako.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:25 »
Hyako tudo bem?

Porque você não coloca todo o tutorial aqui e deixa o link para seu blog no final?

Além de estar fazendo propaganda do blog (o que é bastante legítimo) você ainda estará ajudando os usuários a chegarem ao seu tutorial, pois assim fica mais fácil a pesquisa encontrá-lo.

Isso que estou te sugerindo é algo que já faço a uns dois anos, sempre preocupado em deixar o conteúdo no fórum, assim além de facilitar a consulta ainda é uma garantia que o texto não vá se perder, afinal seu blog pode mudar de endereço, você pode desistir dele (claro que é apenas uma suposição), e com o texto aqui ficaria mais uma fonte aos demais usuários.

Minha sugestão não é feita como moderador, espero que entenda... faço ela a bem tempo já, e como usuário que usa muito a pesquisa sempre acredito que quanto mais texto mais fácil de chegar ao tópico.

[]'s e parabéns pela preocupação de traduzir o texto!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:55 »
Opa clcampos segue abaixo meu tutorial e no final o meu blog!(Ta meio bizarro pq copiei e colei mas quando chegar em casa arrumo direitim!) =)

Fala galera tirei este artigo de um site americano! E traduzi segue abaixo os passos vale a pena uma instalação limpa rapida e sem problemas! Abraços!

1) Instalando o Emerald Theme Manager
Inicie o Synaptic Package Manager Start
Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic
No Gerenciador de Pacotes Synaptic, clique no botão “Procurar” e digite “emerald” e clique no botão procurar na caixa de dialogo.
Synaptic



Você deve receber muitos resultados. Clique sobre a caixa para marcar o pacote “Emerald” ou clique com o botão direito sobre o pacote e clique em “Marcar para instalação”. Será exibido uma nova janela solicitando que seja instalado o pacote: linemeraldengine0 marque que sim.

Agora os dois pacotes(emerald and linemeraldengine0) estão marcados, e clique no botão “Aplicar” e depois cliquem em Aplicar novamente ai você ja pode fechar o Gerenciado de Pacotes Synaptic.

2)Instalando alguns temas do Emerald
Na última versão do Ubuntu(Ele está se referindo a 7.10) não existe o botão para busca/importar mais temas. Eu recebi muitos comentáriso a respeito disso e foi por isso que eu coloquei este segundo passo. Para que vocês ja instalem alguns temas do Emerald. O nome do pacote é emerald-themes, faça o download do pacote aqui: mirrors.kernel.org. (link direto)

Salve o arquivo .deb no seu Desktop(Área de Trabalho). Quando terminar o download de um duplo clique no pacote. Você verá uma janela como a de baixo. Clique no botão chamado “Instalar Pacote”. Este pacote irá instalar alguns temas do emerald. Estes são os temas que você normalmente iria pegar. Tem vários tipos e você pode obter mais apartir do site Gnome-Look.
Temas



Agora vamos para o próximo passo, tudo super tranquilo não acham?
3) Instalando o Compiz Fusion Icon / Switching Window Decorators
Agora você pode acessar o Emerald Theme Manager através de:
Sistema > Preferências > Emerald Theme Manager
e você pode ver os temas listados, vocês vai precisar mudar o controlador das bordas da janela(windows decorator) para pdoer utilizar estes temas.
Emerald Theme Manager



Começe clicando em
Aplicações > Adicionar/Remover...
Isto irá lhe mostrar uma janela chamada Adicionar/Remover Aplicações. Nesta tela clique em Exibir e selecione “Todos os Aplicativos Disponiveis” depois vá em “Procurar” e digite “compiz”. Você verá o resultado chamado Compiz Fusion icon e Advanced Desktop Effects Settings, marque os dois e clique em “Aplicar Mudanças” e depois em “Aplicar”.
Adicionar/Remover



Isso irá instalar o Compiz Fusion Icon e o Sistemas de efeitos extras do compiz. Uma vez finalzada a instalação inici o Compiz Fusion Icon através de:
Aplicações > Ferramentas do Sistema > Compiz Fusion Icon

Agora muder o decorado da janela, clique com o botão direito no icone do Compiz Fusion icon que está no canto direito superior(O cubo azul). Então vá em: Select Window Decorator > Emerald. A borda da janela irá desaparecer por alguns segundo, mas deve voltar logo.

4) Aplique o Tema
Para aplicar o tema, va no Emerald Theme Manager clicando com o botão direito do mouse no Compiz Fusion Icon ou vá por Sistema > Preferências > Emerald Theme Manager. Você deve ver a lista de temas.Para aplicar apenas de um clique no nome do tema desejado a irá mudar automaticamente.

Agora você pode utilziar o Emerald no seu Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

http://blog.hyako.com
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 14:18 por Hyako »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:01 »
Hyako  valeu!

E parabéns pela excelente iniciativa de trazer conteúdo ao fórum, o que só faz ajudar aos usuários que acabam achando praticamente de tudo por aqui.

Vou consultar os demais moderadores/admins quanto ao lugar do seu tópico, pois acho que ele deveria ir para Dicas e Truques, que é onde ficam bons tutoriais.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2008, 14:31 »
Massa ja adicionei as imagens que faltavam agora é só aproveitar ta muito bom! Abraços a todos!

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2008, 02:45 »
Belo trabalho.

Pra quem começar ta ai uma ótima dica.

Agora, pelo menos não achei, um tuto dos efeitos do compiz.

Isso porque muitas vezes, varios efeitos entram em conflito por causa das teclas de atalho, dando a impressão que não funcionam.

Vc teria um ai também Hyako

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2008, 15:42 »
Poxa amigo nem tenho  :( , Eu custo geralmente apenas utilizar os efeitos padrões. Mas o outros efeitos são fáceis de usar.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2008, 23:51 »
Pois é.
Era pra ser facil, eu habilito alguns efeitos, vou ver qual as teclas de atalho, aperto e nada.
Tipo aquela que faz a janela virar no próprio echo, que outras pastas fica como aba, esqueci o nome daquilo.

Mas blz, vou ver se acho o que tá errado no meu

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Hyako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • The Black Info
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:38 »
Amigo, andei habilitando uns efeitos no meu notebook como cubo para girar e ficar transparente, as janelas queimarem ao fechar, e não tive problemas com atalho, e depois ainda voltei pro padrão. Será que foi pq vc mudou? Acho que tem o botão para restaurar o padrão restaura tudo e depois vai mexendo de novo desde o inicio.  :P

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2008, 10:51 »
é um começo:
http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/11/lista-de-atalhos-para-efeitos-do-compiz.html

Aviso: a tecla "SUPER" é aquela com o logotipo do Windows, no teclado.

SUPER+SHIFT+DRAG LEFT MOUSE = desenha fogo
SUPER+SHIFT+C = apaga fire
CTRL+ALT+DRAG LEFT MOUSE = rotaciona o cubo
CTRL+ALT+LEFT ARROW = rotaciona o cubo
CTRL+ALT+DOWN ARROW = flat desktop
SHIFT+ALT+UP = inicia window picker
CTRL+ALT+DOWN = planifica o cubo
ALT+TAB = troca de janela
SUPER+TAB = flip switcher ou ring switcher, dependendo de qual está habilitado
ALT+F7 = inicia 'mover windows'
SHIFT+F9 = efeito água
SHIFT+F10 = slow animations
CTRL+ALT+D = show desktop
SUPER+S = seleciona uma janela única
SUPER+T = tab group
SUPER+Left = troca left tab
SUPER+Right = troca right tab
SUPER+G = agrupa janelas
SUPER+U = desagrupa janelas
SUPER+R = remove grupo de janela
SUPER+C = fechar grupo
SUPER+X = ignore grupo

Belo trabalho.

Pra quem começar ta ai uma ótima dica.

Agora, pelo menos não achei, um tuto dos efeitos do compiz.

Isso porque muitas vezes, varios efeitos entram em conflito por causa das teclas de atalho, dando a impressão que não funcionam.

Vc teria um ai também Hyako

Abraço.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: [TUTORIAL]Ubuntu 8.04+Emerald
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2008, 01:44 »

SUPER+TAB = flip switcher ou ring switcher, dependendo de qual está habilitado

Esse tipo por exemplo, com a combinação tab, isso fiz muito bem, cada botão com tab, configurei pra não dar conflito.
Fogo, cubo, cubo cilindro, isso já domino.

Mas tem alguns que não sei o que ta acontecendo, por exemplo esses atalhos citados a baixo, já tentei, aperto os botões e não dá nada, abro 3 pastas, seleciono tudo e aperto, nada também.

Citar
SUPER+S = seleciona uma janela única
SUPER+T = tab group
SUPER+Left = troca left tab
SUPER+Right = troca right tab
SUPER+G = agrupa janelas
SUPER+U = desagrupa janelas
SUPER+R = remove grupo de janela
SUPER+C = fechar grupo
SUPER+X = ignore grupo

Um video do que eu queria fazer por exemplo.

GROUP TAB

Não sei o que tou errando, não consigo fazer as pastas abertas ficarem em abas.

Pra piorar, minha placa de video, parece que tá indo  :'(, começou a dar problemas :-\

Valeu pelos atalhos.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511