Autor Tópico: fixar dns é possivel?  (Lida 12370 vezes)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
fixar dns é possivel?
« Online: 22 de Agosto de 2008, 17:15 »
Eu uso um modem roteador que fica 24 horas por dia ligado, e ao configurar o dns ele funciona porem quando a internet cai ele desconfigura o dns, vou postar meu /etc/resolv.conf

Citar
### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5509
#
### END INFO

search lan


nameserver 192.168.1.254
nameserver 201.10.128.2
nameserver 201.10.1.2


Eu configuro o dns para outro e ele sempre volta para esses tres ai que coloquei de vermelho, tem como fazer ele travar isso?
quero trocar o dns pois ele influencia na velocidade de acesso voces sabem...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

alarcon

  • Visitante
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2008, 17:49 »
pode ser que na sua configuração da conexão você tenha selecionado a opção dele obter o DNS primário e secundário do provedor e não que você usasse manualmente aí toda vez que faz a conexão ele pega os do provedor sobrescrevendo as suas.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2008, 18:00 »
E como mudo isso alarcon? A configuração que voce diz é do ubuntu ou do roteador?
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2008, 19:44 »
Eu uso um modem roteador que fica 24 horas por dia ligado, e ao configurar o dns ele funciona porem quando a internet cai ele desconfigura o dns, vou postar meu /etc/resolv.conf

Citar
### BEGIN INFO
#
# Modified_by:  NetworkManager
# Process:      /usr/bin/NetworkManager
# Process_id:   5509
#
### END INFO

search lan


nameserver 192.168.1.254
nameserver 201.10.128.2
nameserver 201.10.1.2


Eu configuro o dns para outro e ele sempre volta para esses tres ai que coloquei de vermelho, tem como fazer ele travar isso?
quero trocar o dns pois ele influencia na velocidade de acesso voces sabem...


Favor informar que MODEM é  e como foi configurado como roteador.

Qual o IP de acesso dele para a página de configuração?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2008, 19:54 »
É um speedtouch 510v6, foi configurado com o cd da brasil telecom... se for no modem não vale a pena mexer será que vale, eu navego normalmente com esses dns citados mas já testei outros bem mais rápidos...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2008, 22:39 »
É um speedtouch 510v6, foi configurado com o cd da brasil telecom... se for no modem não vale a pena mexer será que vale, eu navego normalmente com esses dns citados mas já testei outros bem mais rápidos...

A Brasil Telecom é ADSL?  Precisa de autenticação com login do provedor e senha?  Se sim você usou o pppoeconf do Ubuntu para configurar o acesso?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2008, 23:13 »
É adsl, turbo 400. Precisa mas o login e senha estão configurados no modem. Pelo que eu entendi quando cai a conexão ou eu tiro o cabo de rede o ubuntu busca novamente estabelecer a rede com o modem e pega no modem estes dns, porem, não sei configurar completamente este modem, e ficar mexendo sem saber não vale a pena só vai me fazer ficar sem internet...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2008, 23:27 »
É adsl, turbo 400. Precisa mas o login e senha estão configurados no modem. Pelo que eu entendi quando cai a conexão ou eu tiro o cabo de rede o ubuntu busca novamente estabelecer a rede com o modem e pega no modem estes dns, porem, não sei configurar completamente este modem, e ficar mexendo sem saber não vale a pena só vai me fazer ficar sem internet...

Com certeza não vale a pena ficar brincando com o MODEM se ele é difícil de configurar.  Se você tivesse outro de reserva aí, sim.  Tem um site chamado www.abusar.org que tem todas as dicas sobre esse e outros MODEMs, além de várias outras informações úteis.

O ideal é não ter MODEM ROTEADO.  O melhor é deixar o MODEM na forma original e comprar um roteador que, para o seu caso, basta configurar pela interface WEB no roteador os parâmetros de login/password do provedor.  É o que tenho aqui, antes com ADSL velox e atualmente com o virtua cabo.  O MODEM fica intacto e o meu roteador é que eu altero, configuro, mas nada demais.  Só o básico para funcionar.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:51 »
Isso acontece porque o Network Manager sobreescreve o arquivo toda vez que se conecta em uma rede. Existem basicamente 3 jeitos de contornar a situação:

1) Configurando no computador:
No caso do Ubuntu:
Abra o terminal e digite:
$ gksudo network-admin
Coloque os ips que você desejar no começo do primeiro campo chamado DNS Servers.

Para a configuração não se perder a configuração a cada conexão ou a cada intervalo de tempo, siga os passos:
$ sudo cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf.auto
$ gksudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf
# Adicione a seguinte linha no arquivo substituindo o ip1 e o ip2 pelos ips desejados.
prepend domain-name-servers ip1,ip2;
# Salve e feche o gedit.
$ sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0 #Sendo eth0 sua conexão ativa, se for wireless é wlanX, onde X é um número.

2) Configurando no modem.
O modem deve ter o serviço de dhcp e estar como roteador. Para mudar o DNS padrão, depende de cada modem. No site abusar (abusar.org) você pode achar um material vasto.

3) Configurando o servidor dchp da rede.
Pelo que eu vi, esse caso não se aplica, sendo que nesse caso dependendo do sistema operacional e do servidor dhcp, a configuração é diferente.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2008, 12:00 »
Isso acontece porque o Network Manager sobreescreve o arquivo toda vez que se conecta em uma rede. Existem basicamente 3 jeitos de contornar a situação:

1) Configurando no computador:
No caso do Ubuntu:
Abra o terminal e digite:
$ gksudo network-admin
Coloque os ips que você desejar no começo do primeiro campo chamado DNS Servers.

Para a configuração não se perder a configuração a cada conexão ou a cada intervalo de tempo, siga os passos:
$ sudo cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf.auto
$ gksudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf
# Adicione a seguinte linha no arquivo substituindo o ip1 e o ip2 pelos ips desejados.
prepend domain-name-servers ip1,ip2;
# Salve e feche o gedit.
$ sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0 #Sendo eth0 sua conexão ativa, se for wireless é wlanX, onde X é um número.

2) Configurando no modem.
O modem deve ter o serviço de dhcp e estar como roteador. Para mudar o DNS padrão, depende de cada modem. No site abusar (abusar.org) você pode achar um material vasto.

3) Configurando o servidor dchp da rede.
Pelo que eu vi, esse caso não se aplica, sendo que nesse caso dependendo do sistema operacional e do servidor dhcp, a configuração é diferente.

Boa a explicação.  Agora é esperar o retorno do usuário e, quando for possível, colocar uma mensagem em Dicas e Truques com esses detalhes.  É uma sugestão.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2008, 18:54 »
Aparentemente passou no meu primeiro teste, já tinha visto essa dica aqui no fórum mas não havia dado certo acho que não estava nesta mesma sequência, .... Valeu isso é muito útil pois sei de alguns dns que deixam a navegação bem mais rápido que os da minha operadora, façam uma busca no Google sobre dns rápido e testem vocês mesmos!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Bruno Santucci

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Muito Bom mesmo...
    • Ver perfil
Re: fixar dns é possivel?
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2010, 09:52 »
Aparentemente passou no meu primeiro teste, já tinha visto essa dica aqui no fórum mas não havia dado certo acho que não estava nesta mesma sequência, .... Valeu isso é muito útil pois sei de alguns dns que deixam a navegação bem mais rápido que os da minha operadora, façam uma busca no Google sobre dns rápido e testem vocês mesmos!!!

Tentei no terminal ' gksudo network-admin ' e não obtive resposta , tentei como root também.
Alguma sugestão ?
LINUX USER # 254153