Autor Tópico: Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba  (Lida 6870 vezes)

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba
« Online: 22 de Agosto de 2008, 17:49 »
Tenho uma rede mista de Ubuntu 8.04LTS e Windows XP. Estou usando o mount para mapear no Ubuntu alguns compartilhamentos do Windows. Como tento acessar compartilhamentos feitos sem senha de acesso, também não informo senha nos atributos do mount. Contudo, mesmo assim ele me pede senha, sendo que eu apenas dou enter e ele já funciona. Me corrijam se estiver errado, mas eu acho que sendo o compartilhamento feito sem senha de acesso, o Ubuntu não deveria me perguntar por senha nenhuma, correto?

Acessando os mesmos diretórios do Windows através do Nautilus, ele também está me pedindo senha. Nesse caso eu clico em cancelar e ele mostra o conteúdo das pastas.

Eu gostaria de montar essas unidades de rede automaticamente no carregamento do Ubuntu, mas estou me deparando com a questão de como proceder se os diretórios não possuem senha. Não quis editar o fstab sem ter certeza do resultado final. Se eu não irformar usuário e senha, será que a montagem automática vai dar certo? Existe alguma configuração a fazer para que não seja pedida em nenhum momento senha de acesso a diretórios desse tipo?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 17:52 por lightboy »
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2008, 16:54 »
Descobri (na sorte) que informando qualquer usuário e senha no Ubuntu, funciona perfeitamente tanto para acessar como montar um mapeamento de rede para um diretório sem senha definida no Windows. Ainda não sei se é possível o Ubuntu não pedir senha para o usuário em compartilhamentos desse tipo.

Ninguém sabe algo a respeito?!

Meu maior problema está resolvido, mas se tiver uma dica para melhorar a coisa, eu agradeço.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline RLX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:16 »
cara, quando tu cria o compartilhamento via comando "net usershare" tu pode passar o parametro do guest como "y" e com isso quem acessa tua pasta pela rede tem leitura sobre seus arquivos! : )

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2008, 12:01 »
O problema não é quando acessam meus arquivos, mas quando eu tento acessar os arquivos de outros micros, no caso servidores com Windows. Não tenho arquivos compartilhados por máquinas com Linux na rede.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre acesso a compartilhamento sem senha via Samba
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2009, 08:59 »
Esse problema eu encontrei usando o Ubuntu 8.04 e não consegui resolver. A solução foi migrar para o Kubuntu, que tanto no 8.04 como 8.10 funcionou perfeitamente sem pedir senha em compartilhamentos sem senha. Não cheguei a testar o Ubuntu 8.10, já que o Kubuntu havia resolvido o caso e tinha sido adotado como padão para novas instalações nos micros da rede. Suponho que isso seja um problema do Nautilus e se houver uma solução pra que funcione nele eu ainda gostaria de saber.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683