Autor Tópico: XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?  (Lida 4305 vezes)

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Online: 22 de Fevereiro de 2006, 14:47 »
É o seguinte, possuo uma HD de 30 gigas onde pretendo reinstalar os meus sistemas opracionais (Win XP+Kubuntu)...
Desses 30 gigas, deixarei metade para cada S.O.
Minha dúvida é qual seria a forma mais adequada de se particionar o disco, quais partições terão que ser primárias ou lógicas...
Atualmente já possuo os dois instalados, mas de outra forma (zona total), e gostaria de fazer dessa vez uma instalação mais "profissional"...

Alguém tem alguma sugestão?




ps. Me foi sugerido deixar a pasta /usr/local em uma partição separada, qual a vantagem nisso?
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 15:01 »
Cara o XP fica na primaria o linux pode ser logica. Eu deixaria o /home em outra partição é mais util que o /usr/local que serve para não reinstalar alguns programas somente.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 15:09 »
Citação de: "n3t0"
Cara o XP fica na primaria o linux pode ser logica. Eu deixaria o /home em outra partição é mais util que o /usr/local que serve para não reinstalar alguns programas somente.


Pois é, o /home já esta separado na minha atual instalação, já me ajudou antes.. mas como eu vou fazer tudo do zero, em uma nova HD, queria saber se algo mais ajudaria...

valeu pela ajuda
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 19:43 »
Não se esquecer da ordem de instalação.
1o. Xp
2o. Kubuntu
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline maurogf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 22:11 »
Eu criei todas como primarias e nao tenho tido problemas.

 Acho que pro linux é indiferente.

 Como o pessoal tambem uso o /home em outra particao.

 Criei tambem uma particao /boot.
Valeu,
Mauro Fonseca

Offline soulivre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
XP+Kubuntu: Que partições devem ser lógicas ou primárias?
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2006, 15:51 »
Olá turma!!! também estou com duvisa no particionamento!! Hoje particionei o hd da maquina q comprei hj e tudo blz.. fiz da seguinte forma: hda1 xp (primaria), hda2 kurumin (primaria), hda3 (vou colocar hj o ubuntu amd64)primaria, hda4 swap e hda5 (extendida e logica)fat32 pra pode ver nos dois ruin e no linux... mas ai onde esta o problema... quando entrei no ruin ele nnao reconhece a partiçao fat32. no gerenciamento de disco diz que nao é uma partiçao reconhecida pelo ruin... onde foi que eu errei? nao saco muito disso mais imaginava que o ruin iria reconhecer... vcs podem me dizer algo? desde ja eu agradeço e caso vc possa me ajudar eu estarei no trabalho ate as 22h de hj e se chegar alguma resposta antes desta hora ficarei mui grato... mas a mminha alegria sera quando eu instalar o ubuntu 64 que to baixando aqui no trabalho... FUI
Athlon64 3000+ Box (Venice)
MSI K8T Neo V
512 DDR 400 Samsung
GeForce FX 5200 128MB
SDA1 XP (NTFS)
SDA2 2003Server (NTFS)
SDA3 Ubuntu 7.10 (ReiserFS)
HDA1 Backup (FAT32)
Deus é bom em todo o tempo!!!