Depois de mta cagada no sistema e diversas reinstalações achei a solução pra esse problema q a mto tempo fazia eu me decepciona com o Ubuntu. Mas em parte a culpa é minha também pois não entendo nada de Linux, qdo caio no terminal bate um desespero. Quem tem o mesmo problema, segue o que fiz e pra mim deu certo:
Estou com o 8.04, minha placa de som é "genius soundmaker value 5.1" com um "home theater 5.1 também da genius". Sou novato então pode ter passos aí que não inteferiram em nada mas vou colocar como fiz pq deu certo, se alguém quiser corrigir fica a vontade.
1° no Synaptic instalei os pacotes do PulseAudio "paprefs" - "pavucontol" - "pavumeter" - "libaopulse". O synaptic se encarregou das dependências.
2°
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=795525 foi daí que tirei em partes a solução do meu problema, o resto foi fuçando. então aconselho dar uma olhada se quiser
3° copiei toda a pasta "/pulse" na pasta "/etc", para minha pasta "home", a fim de fazer um backup.
4° no terminal "cd /" para sair da tua pasta "home"
5° ainda no terminal "cd /etc/pulse/" enter - em seguida "sudo gedit daemon.conf" para editar o arquivo
6° procure isso: (está no fim do arquivo)
; default-sample-format = s16le
; default-sample-rate = 44100
; default-sample-channels = 2
no meu caso possuo a placa de som "genius soundmaker value 5.1" com um "home theater 5.1 também da genius", então na minha última linha ficou assim:
default-sample-channels = 6
tirei o ";" pra 'descomentar' a linha e coloquei 6 canais.
se vc possui um sistema de alto-falantes 4.1 substitua o 2 que está no arquivo pelo 5, se for 2.1 coloca 3 e assim por diante...
7° reinicia o ubuntu
--depois de reiniciado--
8° menu "Sistema>Preferências> PulseAudio Preference"
na aba "Simultaneous Output" marca "Add virtual...."
8° menu "Preferência > Som" na aba "Dispositivos" deixa todos em "Servidor de Som PulseAudio", com exceção do "Mixer de Trilhas Padrão" que pra mim ficou "C-MEDIA CMI8738 (Alsa Mixer)"
9° menu "Aplicações>Som e Video> PulseAudio Device Chooser"
repare q próximo do relógio apareceu um ícone diferente com um conector e um cabo (que parece uma foice)
clica nele com o botão direito do mouse e mantém pressionado, solta em "Preferences" marca "Start applet on session login"
clica nele com o botão direito do mouse e mantém pressionado, solta em "Volume Control" na aba Output Devices vc controla o volume dos canais. Clicando no escudo vc controla eles independentemente.
Espero ter ajudado alguém, como disse sou bem novato no Ubuntu, pode ser que tenha escrito derma aqui, mas qq dúvida posta aí q se souber respondo com todo prazer.