Autor Tópico: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius  (Lida 17583 vezes)

Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Online: 30 de Agosto de 2008, 18:43 »
Depois de mta cagada no sistema e diversas reinstalações achei a solução pra esse problema q a mto tempo fazia eu me decepciona com o Ubuntu. Mas em parte a culpa é minha também pois não entendo nada de Linux, qdo caio no terminal bate um desespero. Quem tem o mesmo problema, segue o que fiz e pra mim deu certo:

Estou com o 8.04, minha placa de som é "genius soundmaker value 5.1" com um "home theater 5.1 também da genius". Sou novato então pode ter passos aí que não inteferiram em nada mas vou colocar como fiz pq deu certo, se alguém quiser corrigir fica a vontade.

1° no Synaptic instalei os pacotes do PulseAudio "paprefs"  - "pavucontol" - "pavumeter" - "libaopulse". O synaptic se encarregou das dependências.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=795525 foi daí que tirei em partes a solução do meu problema, o resto foi fuçando. então aconselho dar uma olhada se quiser

3° copiei toda a pasta "/pulse" na pasta "/etc", para minha pasta "home", a fim de fazer um backup.

4° no terminal "cd /" para sair da tua pasta "home"

5° ainda no terminal "cd /etc/pulse/" enter - em seguida "sudo gedit daemon.conf" para editar o arquivo

6° procure isso: (está no fim do arquivo)
; default-sample-format = s16le
; default-sample-rate = 44100
; default-sample-channels = 2

no meu caso possuo a placa de som "genius soundmaker value 5.1" com um "home theater 5.1 também da genius", então na minha última linha ficou assim:

  default-sample-channels = 6

tirei o ";" pra 'descomentar' a linha e coloquei 6 canais.

se vc possui um sistema de alto-falantes 4.1 substitua o 2 que está no arquivo pelo 5, se for 2.1 coloca 3 e assim por diante...

7° reinicia o ubuntu

--depois de reiniciado--

8° menu "Sistema>Preferências> PulseAudio Preference"
    na aba "Simultaneous Output" marca "Add virtual...."

8° menu "Preferência > Som" na aba "Dispositivos" deixa todos em "Servidor de Som PulseAudio", com exceção do "Mixer de Trilhas Padrão" que pra mim ficou "C-MEDIA CMI8738 (Alsa Mixer)"

9° menu "Aplicações>Som e Video> PulseAudio Device Chooser"
     repare q próximo do relógio apareceu um ícone diferente com um conector e um cabo (que parece uma foice)
     clica nele com o botão direito do mouse e mantém pressionado, solta em "Preferences" marca "Start applet on session login"
     clica nele com o botão direito do mouse e mantém pressionado, solta em "Volume Control" na aba Output Devices vc controla o volume dos canais. Clicando no escudo vc controla eles independentemente.

Espero ter ajudado alguém, como disse sou bem novato no Ubuntu, pode ser que tenha escrito derma aqui, mas qq dúvida posta aí q se souber respondo com todo prazer.

Offline luis.verderena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2008, 23:04 »
luciano-et,

Tenho a mesma placa de som que a sua, tentei no synaptic "descarregar"   libaopulse ,  mas esse programa não está no synaptic...  ???

( deve ser algum erro de "escrita" não?? o "pavucontol" ainda dei com ele é o pavucontrol... mas o libaopulse não consigo "achá-lo...)

Fiz na mesma sem esse de tal "libaopulse"... e a coisa não deu...

Também não percebi essa do ir a Aplicações>Som e Video> PulseAudio Device Chooser não aparece lá nada dessa opção de PulseAudio Device Chooser  ???

Offline barucco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2008, 22:16 »
luciano-et,

Tenho a mesma placa de som que a sua, tentei no synaptic "descarregar"   libaopulse ,  mas esse programa não está no synaptic...  ???

( deve ser algum erro de "escrita" não?? o "pavucontol" ainda dei com ele é o pavucontrol... mas o libaopulse não consigo "achá-lo...)

Fiz na mesma sem esse de tal "libaopulse"... e a coisa não deu...

Também não percebi essa do ir a Aplicações>Som e Video> PulseAudio Device Chooser não aparece lá nada dessa opção de PulseAudio Device Chooser  ???


O correto é libao-pulse.

Agora só falta funcionar no 9° item o Volume Control...
Dá um erro de "Connection failed. Connection refused."

Mas o som sai padrão no meu 5.1 da Creative :o

Offline Franco Almeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 01:34 »
aro luciano-et,

Sua dica funcionou 100% aqui no meu pc, com placa de som onboard nVidia Corporation CK804 AC'97 Audio Controller [10de:0059] (rev a2), com capacidade para 2, 4, 6 e 8 canais (estou usando a configuraçõa 5.1) , e home theater da durabrand de 5.1 canais, tanto no Ubuntu 8.04 como no 8.10. Todavia foi necessário  abrir o controle de volume e habilitar o surround jack mode e escolher a opção independent. Sem este procedimento o som só funciona em 2 canais.

Outra coisa, permitam-e uma sugestão no seu tópico: corrigir a grafia dos pacotes PulseAudio "paprefs"  - "pavucontol" - "pavumeter" - "libaopulse, para: pulseaudio, paprefs, pavucontrol, pavumeter, libao-pulse e ainda incluir a opção de instalos pelo terminal,  com o comando

Código

sudo aptitude install pulseaudio, paprefs, pavucontrol, pavumeter, libao-pulse

Valeu pela dica.


[ ]s,

Franco

Disposto a aprender, disposto a compartilhar

Offline pvhprado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2008, 14:23 »
Caro Luciano,

Muito obrigado!!!!

Sou um ignorante total em linux e mesmo assim consegui por minha placa genius para funcionar seguindo seu tutorial!!!

Abraços Brasileiros

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:37 »
A única maneira que consegui resolver na minha Creative Live 5.1 foi remover o Pulse Audio. Sinceramente, não vi nenhuma vantagem nele, ainda mais que nem vem o programa para alterar o volume de cada programa. E mesmo instalado, não é integrado com o Volume do Gnome.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Marcos Vinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2009, 15:01 »
Olá

tentei o acima e não consegui

minha placa de som é junto da placa mãe (acho que se diz onbord), o modelo é o seguinte asus a8v-e se

se alhguém puder me ajudar ficarei muito agradecido


Offline Marcos Vinicios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2009, 22:24 »
Olá

acho que tinha feito algo errado anteriormente, pois agora consegui.

Obrigado

Abraço e felicidade a todos

Offline semideiapnick

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
    • pviana
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2009, 13:02 »
Rapazeada,

Eu tenho uma placa mãe da intel(DG33buc) e utilizo o som onboard dela, sempre fiquei decepsionado com o Ubuntu pois ele não reconhecia o home theater(Logitech z640). Hoje quando fiz o update para a versão 9.04 fiquei novamente chateado mais achei este topico aqui no forum.

Eu não instalei nenhum pacote destes listados acima, apenas alterei o arquivo: "daemon.conf" e coloquei o valor "6" naquela linha: "default-sample-channels = 2".

Necessario tirar o ";" ponto e virgula do inicio e rebootar o Ubuntu.

Funcionou tudo...

"luciano-et sou teu fã!" rs,

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Re: RESOLVIDO Surround, 5.1, CMI8738, Genius
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2012, 10:50 »
Dica:
como configurar som Ubuntu Surround 5.1 CMI8738, placa genius
tive uma certa dificuldade com essa placa de som CMI8738, 5.1 6ch da genius.

estava com o problema,
a cada musica ou video o audio desconfigurava,
dai tinha que clicar nas opções de audio
e trocar a opcao de 5.1 para 5.0
e clicar novamente na 5.1 que voltava a tocar as 6 caixas.
muito chato.

ja estava quase compilando o kernel com dicas encontradas ne web.
e achei varias dicas. que resumi todas abaixo.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102381.0.html
Ubuntu Studio