Autor Tópico: quantidade de aplicativos da distribuição? (resolvido)  (Lida 2813 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
quantidade de aplicativos da distribuição? (resolvido)
« Online: 30 de Agosto de 2008, 20:22 »
Oi pessoal, estava meio afastado do linux, para voltar, um dos requisitos que tenho em mente é a qtd e qualidade de programas para a interface, o que tem mais docs é o ubuntu, mas me simpatizo com o KDE e gostaria de evitar ter que imtupir de pacotes da outra interface por causa de alguns programas, além do consumo de processador e memo, não é caso de computador velho, mas capricho e veloxidade,
-a canonical tem um repositório de programas bem grande para as aplicações, mas esses são taõ novos quanto os lançados oficialmente por seus desenvolvedores?
- baseado na pergunta acima, quem tem mais, kde ou ubuntu?
- o maior repositório é o da canonical? pq penso não só em k/ubuntu, estava pensando também em SUSE ou Mandriva.

procurei algo assim e não encontrei, quem pode me ajudar

PS: achar uma distro e interface, não é mole quando não se tem tanto conhecimente, tempo e paciência para provar tantos diferentes....rs
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, 14:15 por daquinho »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2008, 20:37 »
Oi pessoal, estava meio afastado do linux, para voltar, um dos requisitos que tenho em mente é a qtd e qualidade de programas para a interface, o que tem mais docs é o ubuntu, mas me simpatizo com o KDE e gostaria de evitar ter que imtupir de pacotes da outra interface por causa de alguns programas, além do consumo de processador e memo, não é caso de computador velho, mas capricho e veloxidade,
-a canonical tem um repositório de programas bem grande para as aplicações, mas esses são taõ novos quanto os lançados oficialmente por seus desenvolvedores?
- baseado na pergunta acima, quem tem mais, kde ou ubuntu?
- o maior repositório é o da canonical? pq penso não só em k/ubuntu, estava pensando também em SUSE ou Mandriva.

procurei algo assim e não encontrei, quem pode me ajudar

PS: achar uma distro e interface, não é mole quando não se tem tanto conhecimente, tempo e paciência para provar tantos diferentes....rs

Há uma ligeira falha sua ao comparar o KDE com o Ubuntu.  Não é bem assim.  O Ubuntu usa o Gnome e o Kubuntu, o KDE.  Nada impede que você tenha programas que trabalham em gnome no Kubuntu ou que usem o KDE no Ubuntu.  O que vai acontecer é que as bibliotecas dessas interfaces gráficas (gnome e kde) vão ser carregadas em um ambiente ou no outro.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2008, 18:19 »
Eu havia informado acima, e justamente, gostaria de evitar carregar as bibliotecas de outra interface, por capricho, por economia de memória e processador, por isso uma das dúvidas é saber qual tem uma maior quantidade de programas disponíveis e a qtd também do repositório da canonical, tanto para o gnome e kde.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:01 »
Citar
-a canonical tem um repositório de programas bem grande para as aplicações, mas esses são taõ novos quanto os lançados oficialmente por seus desenvolvedores?
Sinceramente, eu não sei se isso depende mais da canonical ou dos desenvolvedores, mas nem sempre a versão atual do programa é a disponível nos repositórios, principalmente se você não usa a última versão do ubuntu. EU uso o Gutsy, e sei citar o pidgin (neste há uma boa diferença entre as versões disponíveis para Gutsy e para o Hardy) e o Opera, que já tem a versão 9.52, mas continua na 9.27 no repositório do Gutsy. EU não sei em que versão o Opera se encontra no Hardy, mas o Gutsy não tem um ano ainda, o pessoal da canonical não precisava ter abandonado a gente assim XD.


Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2008, 23:44 »
è, derrepente pode ser falta de esforço meu, pensar que teria um programa em última versão em  um sistema que tem repositórios com prgramas garantindo a compatibilidade, são tantos os programas para testar e portar, é até uma forma de tentar deixar mais clara a minha dúvida.
os desenvolvedores fazem a parte deles em tualizar seus softwares e os do sistema(no exemplo da Canonical) em garantir compatibilidade com esses sofwares, mas algo impede de eu baixar o programa mais recente e instalar? esses pacotes genéricos dos fabricantes para linux, fazem diferença em ser para uma interface ou para outra? ou eu terei de me informar antes de baixar , que biblioteca(gnome ou kde) ele usa para funcionar?

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 10:40 »
entao, quem sabe qual biblioteca grafica tem um maior numero de aplicativos disponiveis?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2008, 11:08 »
entao, quem sabe qual biblioteca grafica tem um maior numero de aplicativos disponiveis?

Acho que a questão melhor não seria a quantidade, mas sim quais lhe agrada. Sugiro, testar o Ubuntu e Kubuntu e naquele que se sentir melhor, que utilize.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2008, 00:17 »
entao, quem sabe qual biblioteca grafica tem um maior numero de aplicativos disponiveis?

Acho que a questão melhor não seria a quantidade, mas sim quais lhe agrada. Sugiro, testar o Ubuntu e Kubuntu e naquele que se sentir melhor, que utilize.

não sei se reparou, mas estou tentando não entrar em gosto mas sim em "quantidade" mesmo.... simpatia eu tenho pelo kde, mas se os repositórios para a interface do gnome me trouxer mais programas interessantes, funcionais e tiver também os programas maus usuais, eu fico com ele.
procurei(em pt-br) por artigos que descrevessem a qtd dos repositórios e qtd dos programas para as distros e/ou interfaces.
faz muita diferença se um programa foi feito para um distro específica ou simplesmente para uma interface e eu quiser utiliza-lo em outro distro que não aquela específica?

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: quantidade de aplicativos da distribuição?
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2009, 14:14 »
já instalei o ubuntu, vou ficar nele pq ele que é o produto de mais destaque, consequentemente terá a possibilidade de ter mais produtos diretamente com a mesma biblioteca gráfica, assim mais desempenho.