Autor Tópico: Instalação no Modo Texto?  (Lida 5349 vezes)

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Instalação no Modo Texto?
« Online: 31 de Agosto de 2008, 00:21 »
Olá, pessoal.

Não sei se existe outro tópico onde essa dúvida é resolvida... Eu li vários e vários tópicos [inclusive os fixos] com títulos parecidos com meu caso, e, de fato, alguns casos eram parecidos, mas não lembro de ter visto nenhum igual.

Em parte, trata-se do velho caso do "erro" na ordem de instalação de SO's. Tinha comprado um PC novo, e ele apresentava o seguinte problema: Quando eu ia instalar o Windows, selecionava as partições, ele formatava as mesmas, e reiniciava o PC para efetivamente começar a instalá-lo. No entanto, ao reiniciar, ele entrava novamente na tela de escolher partições, etc, etc. Sendo assim, as partições ficaram formatadas em NTFS, mas o Windows não foi instalado. Um caso parecido acontecia com o Ubuntu, fazendo com que não conseguisse instalar nenhum dos dois SO's.

Resolvido esse problema [era uma besteira na BIOS, tava selecionado pra procurar por um drive de disquete durante o boot, mas eu não tenho drive de disquete], eu resolvi instalar logo o Ubuntu [não sabia que não se deve fazer isso]. Ele funcionou normalmente. Em seguida, instalei o Windows, que também funcionou normalmente. Só que, quando saí do Windows e fui entrar no Ubuntu novamente, ele havia desaparecido, como acredito que muitos já tenham visto/ouvido falar, aquele problema da MBR, blablabla. Só que eu não sabia disso, e não tinha como pesquisar [apenas um computador disponível, que era esse]. Resolvi reinstalar o Ubuntu, aproveitando que meu novo processador é de 64 bits, para colocar a versão de 64 bits do Ubuntu 8.04 [a versão que rodava antes também era a 8.04, só que de 32 bits]. Não consegui.

O instalador segue normalmente, pede pra que seja escolhida uma linguagem, abre o menu de opções onde eu escolho Instalar o Ubuntu, carrega o Kernel, começa a carregar a instalação [momento em que aparece apenas uma tela preta com o logo do Ubuntu e a barra laranja de progresso embaixo], mas então, a tela fica preta, e de repente, a instalação parece ir para um modo de texto, onde aparece:

BusyBox v1.1.3 (Debian 1:1.1.13-5ubuntu12) Built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands
(initramfs)


E após esse (initramfs), eu posso digitar algum comando.

Como nunca tinha chegado a essa tela, resolvi tomar medidas mais extremas: Coloquei o CD do Windows, desfiz todas as partições existentes [incluindo a do Ubuntu 8.04 32 bits, que ainda existia, mas eu não sabia como acessá-la], criei novas para o Windows e instalei. Em seguida, tentei instalar o Ubuntu de 64 bits, processo esse que resultou no mesmo resultado citado acima. Tentei com o de 32 bits, supondo que pudesse ser algum problema com o CD do de 64 [com o de 32, já instalei em mais de 10 PCs, inclusive nesse, anteriormente], mas também deu no mesmo lugar.

Agora, já não sei mais o que fazer... Já tentei instalar o Ubuntu pelo modo texto quando ele chega nessa parte, mas são poucos os comandos que funcionam... E, dentre esses que funcionam, não encontrei nenhum que pudesse me ajudar [ainda não sou muito bom com a parte de comandos de shell]. Já tentei também iniciar a instalação colocando o CD com o Windows rodando, ele reinicia o PC e chega no mesmo canto. Também tentei, ao invés de "Instalar o Ubuntu", escolher "Testar o Ubuntu sem modificações", mas ele também termina no mesmo lugar...

Olhei alguns tutoriais, li algumas FAQs, já tentei usar um software chamado SuperGrub, li vários tópicos aqui, mas não achei nada que solucionasse meu caso... Alguém tem alguma idéia?
Antecipadamente, obrigado pela atenção [e pela paciência de ler isso tudo ._.]!


EDIT: Pro caso de perguntarem, minhas configurações são:
AMD 64 X2 5400+
Placa-mãe Foxconn VSA6VMX
RAM 2GB Kingston 800MHz
S/R/V On-Board
2 HDs IDE de 80GB cada [só utilizei 1 deles para a instalação dos SO's]
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 00:26 por Kolger »

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2008, 11:42 »
 Já ví esse filme antes, e diferentes soluções. Parece que acontece porque a instalação não acha o root o_O.
 Inicie o LiveCD. Quando chegar nessa tela http://www.geocities.com/apachecoaraujo/installinghardyplus02.png aperte F6 e use a opção de instalação root=/dev/cdrom. Outras opções possíveis (soluciona ese problema quando é o caso de HD SATA) são floppy=off e all_generic_ide Não asseguro o sucesso, mas é algo a se tentar.
 Edit: achei isto aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36814.msg219348.html#msg219348
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 11:51 por 0tacon »


Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2008, 14:59 »
Pô, valeu!
Assim que eu entender 100% o que tem escrito ali, eu vou tentar! =PP
Tipo.. Ele fala pra rodar o Live CD e apertar F6 pra editar algumas coisas.. Mas quando eu aperto F6 naquela tela do link que você passou [o do geocities], aparece um pequeno menu pra eu marcar ou desmarcar algumas opções, não aparece nenhum editor, ou nenhum arquivo passível de ser editado. Onde exatamente eu apagaria e escreveria aquelas coisas que ele falou?

P.S.: Se é um bug da BIOS, será que, limpando ela através dos jumpers, eu não resolveria esse prob?

Offline soyuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2008, 16:27 »
Pô, valeu!
Assim que eu entender 100% o que tem escrito ali, eu vou tentar! =PP
Tipo.. Ele fala pra rodar o Live CD e apertar F6 pra editar algumas coisas.. Mas quando eu aperto F6 naquela tela do link que você passou [o do geocities], aparece um pequeno menu pra eu marcar ou desmarcar algumas opções, não aparece nenhum editor, ou nenhum arquivo passível de ser editado. Onde exatamente eu apagaria e escreveria aquelas coisas que ele falou?

P.S.: Se é um bug da BIOS, será que, limpando ela através dos jumpers, eu não resolveria esse prob?


em principio não resolve. tive o mesmo problema e so solucionei com uma actualização da bios

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:41 »
 SE é bug da BIOS, eu duvido que o reset do jumper da placa-mãe, ou mesmo a remoção da bateria resolvam. Neste caso o negócio é atualizar a bios mesmo.
 Esse problema do initramfs eu já ví em diversos usuários internet a fora e diversas soluções também. Teve gente no fórum gringo do Ubuntu que resolveu invertendo o cabo ide - tipo, o que estava na ponta, foi para o meio, e vice versa - é mole?  :o


Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:53 »
Pô, valeu!
Assim que eu entender 100% o que tem escrito ali, eu vou tentar! =PP
Tipo.. Ele fala pra rodar o Live CD e apertar F6 pra editar algumas coisas.. Mas quando eu aperto F6 naquela tela do link que você passou [o do geocities], aparece um pequeno menu pra eu marcar ou desmarcar algumas opções, não aparece nenhum editor, ou nenhum arquivo passível de ser editado. Onde exatamente eu apagaria e escreveria aquelas coisas que ele falou?

P.S.: Se é um bug da BIOS, será que, limpando ela através dos jumpers, eu não resolveria esse prob?
é o seguinte: quando você aperta F6 naquele menu, aparece uma linha de texto, e o menu para marcar ou desmarcar opções (acpi=0, nolapic...) só aparece se você apertar F6 duas vezes. Você adiciona as opções desejadas (necessárias, no seu caso) alí mesmo naquela linha, depois do que já existe. É só apagar os dois traços -- e escrever separando as coisas por espaços, ficando algo como floppy=off all_generic_ide root=/dev/cdrom. Se (por um acaso, mas eu duvido que vá acontecer) na linha pré-existente tiver alguma contradiçao com o que você vai incluir, como por exemplo floppy=on (quando você quer que ele seja off) é só apagá-la.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 22:04 por 0tacon »


Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:26 »
Pô, valeu!
Assim que eu entender 100% o que tem escrito ali, eu vou tentar! =PP
Tipo.. Ele fala pra rodar o Live CD e apertar F6 pra editar algumas coisas.. Mas quando eu aperto F6 naquela tela do link que você passou [o do geocities], aparece um pequeno menu pra eu marcar ou desmarcar algumas opções, não aparece nenhum editor, ou nenhum arquivo passível de ser editado. Onde exatamente eu apagaria e escreveria aquelas coisas que ele falou?

P.S.: Se é um bug da BIOS, será que, limpando ela através dos jumpers, eu não resolveria esse prob?
é o seguinte: quando você aperta F6 naquele menu, aparece uma linha de texto, e o menu para marcar ou desmarcar opções (acpi=0, nolapic...) só aparece se você apertar F6 duas vezes. Você adiciona as opções desejadas (necessárias, no seu caso) alí mesmo naquela linha, depois do que já existe. É só apagar os dois traços -- e escrever separando as coisas por espaços, ficando algo como floppy=off all_generic_ide root=/dev/cdrom. Se (por um acaso, mas eu duvido que vá acontecer) na linha pré-existente tiver alguma contradiçao com o que você vai incluir, como por exemplo floppy=on (quando você quer que ele seja off) é só apagá-la.

Aaaaaah, agora entendi! Valeu! :D
Assim que eu puder, testo isso, e volto aqui pra avisar se deu certo ^^
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 23:28 por Kolger »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2008, 00:53 »
Oba, já corri para cá.

Bom, voce fala em 2 hd's IDE de 80.
Pergunto: São da mesma marca?
Estão no mesmo canal IDE (cabo) ?

O que ocorre algumas vezes, é que alguns hd's de marcas diferentes entram em conflito com o outro no modo "slave".
Já vivenciei isto aqui.

Sugestão: como voce cita os SO num hd unico, desplugue tudo que não interessa na instalação, inclusive o segundo hd deixando apenas o cd rom e o hd dos SO.
Faça o teste. Se o segundo hd ainda não tem nada importante, desligue o hd de "trabalho" e coloque o "vazio" como master no canal 1 da IDE 1 para testar. Assim voce não perde mais tempo se der erro, voltando o hd de trabalho com o SO atual sem maiores traumas.

Agora a explicação:

Se porventura sua bios tiver algum bug ( improvável para IDE ) em relação à sua board isto vai resolver.
Quando se liga um micro qualquer, a bios executa um programinha chamado POST, que verifica o estado dos perifericos ( mouse, teclado, placa de video, memoria, processador, hd, etc ) e a seguir "entrega" o sistema ao dispositivo de boot ( no nosso caso um hd primário no canal1 IDE, que lê o setor zero do disco (onde está a MBR) e o sistema dá o Boot.

Logo, um conflito neste momento deixa tudo meio "louco".

O raciocinio então é se eliminar qualquer possível conflito.

Então, com apenas um hd, temos que nos centrar na trilha zero do setor zero.
Nela é escrito o MBR e o descritores das trilhas do hd, e é feito também um back up disto na trilha 1 deste hd.

Não importa o sistema operacional instalado, isto ocorre por padrão do protocolo ISA.

Se por um problema qualquer um sistema não puder ler a trilha zero, ele imediatamente pega o back up na trilha1.

Quando se instala um segundo SO, ( assumindo que exista o problema) ele é escrito na trilha zero, e ao rebootar a maquina ele simplesmente desaparece, pois o sistema leu na realidade a trilha1

Como é improvável existir problemas de trilha zero em dois hd's ( no seu caso ) ao mesmo tempo, as soluções acima devem ser consideradas e testadas.

Finalmente, voce cita que o sistema boota e na instalação apece uma mensagem

Citar
BusyBox v1.1.3 (Debian 1:1.1.13-5ubuntu12) Built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands
(initramfs)

Pelo raciocínio acima descrito, o "bug" da bios já foi ultrapassado há muito, pois o sistema já foi entregue ao SO.

Logo é de se supor que voce tenha um problema de software ( CD com algum defeito e que não prossegue a instalação ) ou hardware ( o SO não consegue resolver uma falta de driver para o south bridge por exemplo )

(initramfs) => neste ponto o GNU/Linux está montando o processo INIT(iation) e identificando o hadware.

Então isto posto eu deixo como sugestão ( Método ZEN ):

1) deixar apenas um hd como master no canal 1 da IDE1
2) particionar o hd apenas no tamanho desejado para o windows e instalar o Windows
3) gravar um novo cd do GNU/Linux na velocidade mais baixa possível em midia de qualidade comprovada
4) Rodar o GNU/Linux em modo live cd e particionar o espaço restante do hd via live cd
5) religar a maquina para verificar se a partição "sumiu" ainda usando o live cd ( acho que não sumiu )
6) se tudo ok, instalar o GNU/Linux   
7) se der pau, procurar na net por < sua board + Linux > para ver se há como contornar o problema
8) replugar tudo que foi desativado e acertar os detalhes

Qualquer novidade vamos à luta para ajudar.

[],s

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2008, 07:36 »
Putz, valeu pela mega explicação!  :o

Apesar de vc já ter respondido tudo antes das minhas respostas, os HDs são de marcas diferentes [o de trabalho é Western Digital, e o vazio é Samsung], mas têm velocidades iguais. E tão ligados no mesmo cabo IDE, sim, pq essas placas-mãe de hoje em dia, infelizmente, só têm um slot IDE [pelo menos as que eu já vi]...

Sobre a retirada do HD vazio, assim como o 0tacon disse que viu em fórum gringo o pessoal dizendo que só trocou os HDs de posição no cabo, e o problema se foi, pode ser que dê certo mesmo! Só não testo agora pq são 7h30 da manhã e eu tenho que sair =PP

Vou tentar gravar outro CD na velocidade mínima também, pq esse eu gravei a 44x, e não conferi o checksum =P
No entanto, não acredito muito que o problema seja do CD, pq testei com um de 32 bits [o que eu gravei a 44x era de 64 bits], que foi usado pra instalar o Ubuntu em mais de 10 computadores com sucesso, inclusive nesse problemático aqui, e também deu o mesmo problema dessa vez... Mas, tudo bem, vamos tentar cortar todas as chances de dar errado, né? =P

Quando puder, testo e volto com os resultados!

P.S.: Testei o método anterior, de escrever aqueles parâmetros extras na hora da instalação, mas não funcionou... Eu deveria ter escrito os 2 tracinhos '--' ao final do que adicionei àquela linha, visto que eu os apaguei pra escrever mais coisa?

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalação no Modo Texto?
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:28 »
De volta à estaca zero...

Comecei a testar as etapas. Fiz a 1ª, não fiz a segunda [pois não queria formatar o Windows sem certeza de que seria efetivamente útil, pois já instalei e configurei muitas coisas nele. Também não fiz a 3ª; ao invés disso, usei o CD do Ubuntu 32 bits, que, como disse, já foi usado para instalar mais de 10 pcs. E, a partir daí, nenhuma das outras era possível...

Testei com o hd principal sozinho como Master, troquei a posição dele no cabo flat, testei com o HD secundário sozinho como Master, mas em nenhuma das configurações o Ubuntu foi instalado; todas levaram ao mesmo ponto...

Alguma outra sugestão? [Tô lascado...] ._.