Autor Tópico: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?  (Lida 9229 vezes)

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Online: 31 de Agosto de 2008, 03:37 »
você usava o windows, então porque mudou para o ubuntu, e porque ele e livre, e gratuito, ou porque você usava windows pirata, e não tinha direito a todas as atualizaçoes, porque mudou para o ubuntu, responda aqui.

Offline Calabresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2008, 03:50 »
Cada um tem seu motivo e resposta para isso. Aqui vai a minha, é grande, e não é tudo ainda. Minha opinião se baseia até na estética do SO (Sistema Operacional) de hoje, o que não podia dizer a 4 anos atrás certamente, mesmo assim eu sempre mantive e mantenho uma cópia comprada do windows, até, se não somente por motivos profissionais. Não gosto e nem respondo a preconceitos e guerras entre qual é o melhor SO, tudo o que digo aqui é exatamente e somente minha opinião pessoal.

Como um, como posso dizer...aficionado, não encontrei palavra melhor, por informática, vejo o Linux em geral, principalmente Ubuntu e Kurumin como um sistema, poderosíssimo para os profissionais e "hoje em dia", na minha opinião o melhor desktop para qualquer pessoa que não precise necessariamente rodar um Photoshop ou Autocad sem precisar entender de virtualização no Linux. E seja honesto, o que o OpenOffice deixa a desejar para o MSOffice, e o que o Gimp deixa para o Photoshop se você não é um profissional da área de imagem, e mesmo assim somente precisando de ferramentas muito especificas no photoshop para precisar de um programa tão especifico e caro se não for produzir dinheiro também.

O desktop Ubuntu especificamente hoje é mais funcional, bonito e para quem tem máquina poderosa e gosta de efeitos especiais é o mais completo, com passagens de area de trabalho em efeito especial de um cubo o que eu mais gosto :) transparencias, os paineis em cima e em baixo cutomizavel, alias, todo o visual e efeito é customizavel se você procurar o "compiz fusion" ou" configuração de efeitos avançados da area de trabalho" no >menu>system>preferences.

Toda funcionalidade básica de cortar e colar, hotkeys, etc são padrões em sistemas operacionais gráficos, nada diferente aqui. Não é desculpa para um ao menos não experimentar o SO. Tudo que funciona no Windows funciona no Linux, mas ai as coisas complicam para quem é novo devo confessar, mas somente em casos extremos onde é necessário compilar um código fonte de um software que é feito só para Windows. Resumindo, roda-se, tudo no Linux, google-earth, Picasa, msn messenger (todos os messengers na verdade), Skype, os programas que citei mais acima especificos, virtualizados com a mesma funcionalidade e perfeição. Insisto em virtualização porque eu particularmente não gosto de dualboot apesar de ter em minha máquina, quero escutar minhas músicas e jogar ou usar um programa novo feito sómente para windows e ter acesso a minhas pastas e arquivos ao mesmo tempo sem ter que reiniciar.

Para quem não conhece Linux, existe um repositório de dados, livrarias e aplicativos tão gigantesco que até hoje não deixei de encontrar o que precisava, synaptics

Não pense que só porque só é compilado binariamente para windows que não é possível compilar para Linux, até para MAC mesmo, ja que o Mac não passa de um Unix com um ótimo trabalho de estética visual e funcionalidade do X, como é o caso do Linux já a algum tempo com o X.org (todo o visual gráfico do Linux de hoje) que antes era Xfree, que o Mac tambem utilizava, com modificações lógico. Até aparecer os problemas de evolução do Xfree, os mais preocupados com a evolução do Xfree se juntaram e pegaram o projeto, pedindo permissão ao mantenedor antes, e transformando em X.org, desnecessário dizer que um dos maiores preocupados era a Apple.

A quantidade de carga envolvida em um SO como XP ou Vista são enormes e caros para o sistema (processador e memória) somente por causa dos serviços (muitos desnecessários) sempre ativos, e muito travados com códigos gigantes e com tudo isso não tras melhores beneficios de segurança do o Linux, muito pelo contrario e até com respostas atrasadíssimas, não me entenda mau aqui, gosto do MS Windows sim, só que ele não é mais vantajoso do que um Linux hoje em dia nem para um usuário normal e nunca foi para um profissional que tem mente aberta como pessoa, de novo, muito pelo contrário, além do mais se você precisa de suporte profissional (pago) a MS tem um serviço terrivel na minha opnião, enquanto a Canonical parecem médicos cuidando e resolvendo problemas que preciso de urgência, neste ponto até a comunidade dos foruns é melhor que o suporte MS. E eu pessoalmente gosto de interagir e procurar respostas.

Um micro com 2.6GHz, 512ram, video onboard com Ubuntu logado e pronto demora menos de 15 segundos para iniciar e utiliza 32% de recursos enquanto o Vista demora 4 minutos e utiliza 68% dos recursos, isso depois de mais uns 4 (padrão para este serviço) minutos efetuando inicializações de serviços atrasados "por querer" e necessidade que sejam ativados posteriormente em inicialização. Ai vem o que o Linux não precisa, antivirus, antispy, firewall somente se você rodar algum servidor. Por falar nisso, aqui vai uma dica para quem usa Windows frequentemente, remova todos os itens de segurança e em www.comodo.com, instale o anti-malware gratis, ele é feito plea empresa Comodo que presta serviços como a Verisign de segurança e faz isso para que as pessoas naveguem, comprem, e façam transações com segurança na internet, fazendo com que mais empresas e frequentemente comprem certificados de segurança para transações seguras.

Um exemplo do poder do Linux e de uma ótima utilização de rede em Ubuntu Server Hardy 8.0.4 com LTPS, doméstica ou empresarial, economica, segura, e funcional, com todos os opcionais de rodar até o XP e Vista (tem um win 98 tambem só por causa da minha tia) ao mesmo tempo para usuarios em estações com AutoCad e Photoshop rodando no servidor é isso que mostrarei a vocês agora, e o que tenho em casa, são 8 pessoas em minha família, não somos ricos, mas eles tem a sorte se eu trabalhar com IT e saber como montar a rede para todos centralizado em um server rodando SO para TODAS as estações (PC's normais) como se elas tivessem um SO, e eles podem escolher logar com Linux, XP ou Vista.

Econômico porque alguns PCs são remanufaturados, um 486, um pentium II, 4 AMD Duron, todos com 256ram até aqui, o resto é um note com dualboot Ubuntu e XP ligado na rede somente para obter acesso externo, o meu que é um mediano 2.6GHz intel com 512ram e video onboard e o único que faz boot individual (SO na maquina - HD), com Vista starter, e o último igual ao meu sem SO usando seja qual for o SO escolhido no BOOT que fica na sala. Po último e mais importante o Server com dois dual core, 4Gb ram e 4 HD de 160Gb, ele roda os 6 micros sem SO e da acesso ao meu e ao notebook tranquilo mesmo que meu irmão esteja jogando algum jogo. Estes 6 computadores usam recurosos somente do server, eles somente recebem imagem no monitor pela rede sendo simplista na explicação para quem é novo. DVD, Música, jogo, os 3 principais SO (Sistemas Operacionais), um XP pro que comprei, um Vista que veio no sever e o principal, o Ubuntu server, que inicializa o XP ou Vista virtualmente quando exigido por um usuario da rede, se um determinado usuario como meu tio so mexe no Vista, eu automatizo seu boot de tal forma que ele nem percebe que o Ubuntu esta servindo para ele o Vista, e com o poder que o servidor tem, é mais rápido que qualquer maquina atualmente vendida por um preço médio, trazendo uma economia gigante tal que pudemos aos poucos ter todos monitor de 17" todos. Não fosse por isso teriamos no max chutando alto possibilidade de ter 2 PCs medianos. Utilizo para conectar, um modem da fornecedora, e 2 roteadores baratos de quatro portas, um deles wireless, funcionando com IPZero, DHCP no server, que serve o DNS tambem, mais um item importante de segurança.

Uma coisa que acho importante, economia de energia, todos os PC's se desligam em 5 minutos se estiverem ociosos, ai você diz, e minha sessão? Sua sessão esta aberta no servidor, sem prejudicar, nem mesmo cossa o servidor, quando você liga de novo, 10 segundos, sua sessão volta como estava. O Server tambem, se meu irmãozinho ou eu não ficamos jogando a noite inteira, o server desliga em meia hora de ociosidade, e religa assim que sente uma coceira de um PC ligando na rede

Eu acho que citei o mais importante, existe mais até, só que cansei. Você saberia chutar um número de quanto sairia para comprar um MS server, sem poder fazer virtualização, com no max 10 conexões, sem ter DNS, tendo que ter um SO em cada maquina, o que tornaria a manufatura de PCs antigos inutilizável, sairia pouco mais caro do que tudo que temos junto, só o Sistema Operacional server da Microsoft, e sem funcionalidade nenhuma se eu não desenbolsar quase o mesmo valor de novo para ter somente 2 PCs ligados.

Minha tia é completamente nula em um computador, no server tem o win 98 somente por causa dela rodando virtualmente ainda também (manterei por la não custa nada), mostrei para ela o Ubuntu e sei que ela esta utilizando só não sei a quanto tempo, o único que se mantem somente no windows Vista é meu tio, e não tem problema, todos se comunicam, compartilham uma mesma pasta publica e tem suas pastas particulares bem protegidas. Duas impressoras fazem parte desta rede, uma HP barata desk D2360 e uma HP officejet multipurpose (scan, fax, impressora) que foram descobertas logo que conectadas ao server pelo cups com o modulo HP.

Bom, eu não conheço motivo para utilizar Windows para computação pessoal mais, a não ser pelo meu trabalho que é o SO principal nas organizações, mesmo assim, em sua maioria somente as estações tem windows, para os funcionarios, os servers são Linux em mais da metade em que eu me envolvo.

Eu não sou do tipo que briga porque Linux ou Windows é melhor, muito pelo contrario, como disse antes em algum lugar, uso o Windows e sei que tem gente que não se acostuma com Linux, da mesma forma que eu gosto mais de Linux.
Como dormir se a cama esta queimando
Como dançar se a terra não para de girar

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2008, 06:39 »
No meu caso foram duas as razões para usar Linux: por gosto pessoal e por necessidade profissional.

Por gosto pessoal pode ser dividido em outras, mas vou tentar resumir um pouco. É legal sair da mesmice (ou é mesmisse?) do Windows, da onipresença dele e dos vários problemas de segurança, paus e tal que ele tem. Não uso Linux por causa dessa tal de liberdade que o pessoal apregoa por aí, pois liberdade é vc usar o sistema ou programa que vc quiser, pirata ou não. Que liberdade é essa que, pra usar determinado sistema, tem que abrir mão de uma pá de coisa que vc faz (ou faria) em um instalar de dedos no outro sistema? Então, acho que usar Linux ou outro sistema é a evolução natural de quem gosta de computador, sem ter que seguir filosofias que muitas vezes quem as defende nem sabe o que realmente significa. O Linux (dependendo da distribuição, claro) é estável, agradável de usar, seguro (pelo menos por enquanto) e rápido e são esses quatro itens que conta na hora do uso da máquina. Tem ótimos programas e, pelo menos pra mim, que sou usuário pesado de computador, me satisfaz plenamente. Edito e crio meus vídeos e áudio, faço e ripo cd e dvd de áudio, faço e ripo dvd de vídeo, traduzo e faço legendas, vejo tv e gravo programas no micro, faço minhas home pages e tudo mais, sem me preocupar com vírus, worms e tal qdo entro em sites 'educativos' ou qdo vem as minhas vizinhas usar o micro pra ver msn e Orkut. Mas não se enganem, ainda tenho o meu velho XP na máquina, mas em uma partição bem mixuruca de 5GB em comparação aos mas de 230GB do Linux...

Profissionalmente já é mais óbvio, sou 'técnu' e precisava de um plus desses na minha bagagem. Como sou também instalador de sistemas de CFTV, o Linux com o programa Zoneminder caiu como uma luva, é um sistema (Zoneminder + Linux, no caso o Debian) mais confiável do que um programa equivalente (como os GeoVision, Pico, HW ou Seg) + o Windows. Já perdi a conta das pessoas e escritórios que "converti" para usar Linux em suas máquinas; pro usuário comum nem faz tanta diferença, mas pras empresas que ficam no terror daqueles manés da ABES é um alento. Outro dia eu mesmo comentei aqui que coloquei em um colégio particular Linux em todas as máquinas, deixando o Windows apenas em algumas máquinas extratégicas e os problemas semanais das máquinas simplesmente sumiram.

Portanto, eu acho que só se deve usar Linux qdo este funciona para o usuário, não adianta essa de querer forçar a barra. É estável mas não é prático; é prático mas não é seguro; é seguro mas não é estável; nada disso, tem que ser estável, prático e seguro.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Machizu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2008, 09:37 »
É... acho que nem eu sei pq uso o Linux!

O pensamento surgiu quando vi que o windows estava usando muito recursos do sistema, sem contar que tive q instalar o anti-vírus e ainda um anti-spyware!
Ai quando ia executar algum programa (photoshop, fireworks...) ficava tempo pra executar (e olha q meu NB é um Core2duo).
Hoje windows roda a base de anti-virus, anti-spyware, firewall).

Ai começei a pesquisar sobre o Linux. Já tentei usar o linux várias vezes (Red Hat). Mais na época, eram 2-4 CDs e não davam suporte para a marca do meu soft-modem!
Na pesquisa descobrir que o Ubuntu estava muito completo e mais usado!!
Mais o que mais chamou atenção para usar o Ubuntu foi os efeitos do desktop. Foi após assistir um video que assistir no youtube (vista x ubuntu).

Ai baixei e usei o LiveCD, me chamou muita atenção. Mais não continuei usando por causa da grande dependência dos programas e jogos do windows. Ai criei coragem e instalei ele no meu HD via DualBoot!

Tem dia que fico o dia inteiro no Ubuntu, mais admito que fico mais no windows! Isso pq uso o Photoshop CS3, DreamWeaver 8, Flash 8, Fireworks 8, Warcraft III, tibia e outros jogos do windows.

O warcraft3 ate q rodei pelo wine, só que a resposta do mouse ficou meio lenta, e tbm para empurar a janela pelos cantos da tela ficou meio chato, as vezes o mouse sai da janela para o desktop do ubuntu.

O Photoshop CS3 não rodou via Wine, ai nem testei os outros. Sei que o Gimp é muito bom, mais não fiquei muito tempo pq foi como ver o photoshop na primeira vez (não "soube" mexer em nada).

Fiz muitas modificações no Ubuntu, colocando uma so barra (a de baixo tipo windows), ele todo preto, e varios efeitos! Muito bom!
Fiz uma "cagada" já no primeiro dia, instalei um Libc6 mais atual que baixei direto do site da Libc, o meu sistema ficou 85% em inglês. Falando nisso, vou até pesquisar como voltar com o Libc6 anterior....

E finalizando, depois de ler o depo do calabresi, me interesei pelo ubuntu server, vou ver se aprofundo mais nele. (MUITO INTERESSANTE). E me lembrou uma da revista INFO falando sobre os pontos positivos em usar o windows, Ubuntu e o MAC!
Lá tem uma matéria falando que o Windows Server 2008 vem com muitas coisas novas, que se aproximou muito do Linux Server, tem até virtualização e muito mais segurança.... Nem sei falar sobre isso. ::)

Então é isso...  :D

Abrass
« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 09:44 por Machizu »
Notebook Innovation SR F233
Core2 Duo, 1Gb Ram, 160 HD, 14' Widescreen, GVT 3Mb

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2008, 15:52 »
Fala  Machizu , já resolveu o problema do som? Veja:   http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39401.msg238070.html#msg238070     
Usuário Linux- 449417

Offline Victor Aldecoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Kubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2008, 22:41 »
Ganhei o Windows Vista Business de graça na faculdade...um representante da Microsoft falou que para eles vale a pena que os engenheiros se formem sabendo programar em Windows ao invés de Linux (claro).

Aí me toquei que Linux será ótimo para minha aprendizagem em programação, e que a Microsoft quer monopolizar tudo...hehehe.
Estou começando com Ubuntu pq não tinha nem idéia de Linux. Talvez eu mude de distro mais cedo ou mais tarde.
Nesta primeira semana desde a instalação já aprendi muito.

O duro é que to me apaixonando cada vez mais pelo Ubuntu...além do mais, depois que descobri o Wine, nem abro mais minha partição com Windows.

Em princípio, uso o Linux para deixar de depender de um S.O. que custa absurdos.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:35 »
segurança, personalização, estabilidade, filosofia, aprendizado, chance de poder contribuir, comunidade, velocidade, liberdade, opções de escolha... Assim que eu me lembrar de mais coisas eu continuo

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:57 »
porque sou de gêmeos!
não suportava a idéia de não saber mexer em linux. Eu precisava provar para mim mesmo que poderia domar e não ser domado (ui!) hehehe

no mais, é isso ai!

hahaha

agora uso linux e sou famoso por ser "o diferente" (ui! 2)

HAUHAU

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:19 »
porque sou de gêmeos!
não suportava a idéia de não saber mexer em linux. Eu precisava provar para mim mesmo que poderia domar e não ser domado (ui!) hehehe

no mais, é isso ai!

hahaha

agora uso linux e sou famoso por ser "o diferente" (ui! 2)

HAUHAU

também sou de gêmeos... nem tinha me ligado nesse outro motivo...

mais um pra lista hsiausha

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:28 »
porque sou de gêmeos!
não suportava a idéia de não saber mexer em linux. Eu precisava provar para mim mesmo que poderia domar e não ser domado (ui!) hehehe

no mais, é isso ai!

hahaha

agora uso linux e sou famoso por ser "o diferente" (ui! 2)

HAUHAU

também sou de gêmeos... nem tinha me ligado nesse outro motivo...

mais um pra lista hsiausha

Dois!  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2008, 18:19 »
porque sou de gêmeos!
não suportava a idéia de não saber mexer em linux. Eu precisava provar para mim mesmo que poderia domar e não ser domado (ui!) hehehe

no mais, é isso ai!

hahaha

agora uso linux e sou famoso por ser "o diferente" (ui! 2)

HAUHAU

E nós librianos que necessitamos de equilíbrio...

Para mim um sistema com tela azul e travamentos desequilibra meus neurônios.

Já um sistema no qual tenho instalado a dois anos em meu servidor que nunca foi desligado ( só quando atualizo o kernel ) e nunca aparecer uma tela marrom da morte deixa meu espírito equilibrado.

Eu sou meio diferente de todos deste Forum.

Comecei com DOS e depois CPM-80 num Apple II Plus, No início do projeto GNU comecei a instalar GNU/Linux nos PC XT pois as outras máquinas utilizavam Solaris e Sun ( UNIX Like ) por compatibilidade e só fui "descobrir" o Windows com o lançamento do Windows 3.0.

Até hoje utilizo os dois sistemas, adoro os dois sistemas e odeio os dois sistemas.

O unico ao qual eu realmente não me acostumei é o Vista. Não sei a que veio e no que "evoluiu" em relação ao antigo XP. Já o GNU/Linux evoluiu muitissimo, a ponto de se tornar alvo desta discussão.

Há vinte anos, instalar um Kernel, compilar para as bibliotecas, sem interface gráfica, só para dar um Talk numa máquina instalada na Finlândia via modem de 1200Kbps era realmente um sufoco.

Hoje o equilíbrio existe.

[],s

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2008, 21:04 »
Comecei com DOS e depois CPM-80 num Apple II Plus, No início do projeto GNU comecei a instalar GNU/Linux nos PC XT pois as outras máquinas utilizavam Solaris e Sun ( UNIX Like ) por compatibilidade e só fui "descobrir" o Windows com o lançamento do Windows 3.0.

Realmente um Dino!!  :D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: usava o windows então responda porque esta usando o ubuntu agora?
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2008, 01:29 »
 Bem, sou de câncer mas na astrologia reversa (http://www.ceticismoaberto.com/astroreversa.htm) sou de virgem. O Ubuntu funciona melhor e é mais bonito. Só isso!  ;D


Offline paulo87

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil