Autor Tópico: Do Xubuntu para o Debian  (Lida 16982 vezes)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2008, 21:38 »
Tudo bem que estamos em um forum ubuntu, mas em se tratando de PC's antigos temos, adicionalmente ao que já foi levantado aqui, o Puppy linux e a Slitaz linux que certamente são muito boas para máquinas com pouco recurso de hardware para os padrões atuais.
TIve péssima experiência com o Xub. Realmente para micros antigos ou "desmemoriados" acho que temos outras excelentes opções!

Excelente tópico, curto esta temática ;) !

Abraços,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2008, 15:22 »
O Debian não é voltado a servidores?

Não exatamente. O debian se volta para a estabilidade e robustez. Por esse motivo que é amplamente utilizado em servidores. Mas isso não quer dizer que ele não tenha todas as ferramentas necessárias para um desktop tão ou mais completo que o ubuntu. A grande diferença é que a equipe do debian trabalha exaustivamente na análise de seus pacotes examinando completamente cada pacote e seus bugs. Pra você ter uma idéia, a versão estável atual do debian, o etch, utiliza o gnome 2.14, pois as versões mais recentes não possuiam um nível de estabilidade suficiente para os padrões da distro até o seu lançamento. A próxima versão estável que ira sair, que é o Lenny e ainda se encontra no estágio "testing", conta com o gnome 2.22, porém com algumas partes do gnome 2.18 e até 2.16, para garantir sua confiabilidade e mínimo de bugs possíveis. Sem mencionar que a base de repositórios do ubuntu é sempre baseada no repositório Sid que é o repositório instável do debian... Pra que você veja a diferença de padrões de estabilidades entre as distros, o Ubuntu lança suas versões teoricamente estáveis baseados num repositório instável do debian!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2008, 19:30 »
Se o estável do Ubuntu é instável para o Debian então o estável do Debian é como? Nunca trava?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2008, 19:42 »
Se o estável do Ubuntu é instável para o Debian então o estável do Debian é como? Nunca trava?

Quase isso! O Debian tem como objetivo principal a estabilidade, conseqüência disto, são programas desatualizados. Mais quem vista a estabilidade e um sistema robusto, o Debian é a melhor pedida, visto que ele é uma das preferências em servidores. Eu o uso no trabalho e o tenho em casa em dual boot (o Etch // atual stable). E é sensacional sua leveza, robustez. É o pai da maioria das distros que se vê surgindo, por quê todas querem herdar tais características. Além de ser totalmente mantido pela comunidade (não tem um dono, como o Ubuntu).
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2008, 12:54 »
Não se entusiasmem demasiado com a estabilidade. Se não sabem nada ou quase nada de Linux o melhor é optarem por uma distro fácil como o Ubuntu.

Com o Debian têm que saber que pacotes instalar para resolver os problemas e a comunidade é menos tolerante com pessoas que não querem ler os manuais.

O Ubuntu é Debian-based e depois de dominar o Ubuntu podem mudar se acharem que é mais adequado.

Eu continuo com Ubuntu, mas em casos específicos, como máquinas antigas ou pouco potentes por exemplo, opto pelo Debian.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2008, 13:37 »
Não faço um feedback por propostas, e sim por testes, uso e experiência diária. Ambas me satisfazem em todos os aspectos.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:09 »
Uso Debian 4.0 numa máquina "meia-boca" minha. Máquina essa que já teve Xubuntu 8.04.

Conclusão: Debian 10 x 0 Xubuntu.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 17:14 »
Uso Debian 4.0 numa máquina "meia-boca" minha. Máquina essa que já teve Xubuntu 8.04.

Conclusão: Debian 10 x 0 Xubuntu.

Também sou dessa opinião, já usei o Xubuntu mas não dá....desinstalei, ganhei mais conhecimentos e depois de uns meses instalei de novo pra ver se as atualizações iam mudar alguma coisa, e.....não. Na minha opinião o Gnome ainda é muito superior ao XFCE, e o Debian melhor que o Xubuntu.

O ideal mesmo seria compilar o kernel do Ubuntu, aí é possível ter o melhor dos mundos, facilidade e desempenho.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2008, 21:34 »
Na minha opinião o Gnome ainda é muito superior ao XFCE, e o Debian melhor que o Xubuntu.

[2]
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2008, 21:42 »
Na minha opinião o Gnome ainda é muito superior ao XFCE, e o Debian melhor que o Xubuntu.

[2]

hehe

Gosto é gosto e não se discute! Uso e ainda acredito que o XFCE não tem nada a perder quanto a KDE e GNOME.  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:50 »
Como se diz: gosto é gosto.

E como também se diz: os números não mentem.

Debian: 963 downloads em média, por dia.
Xubuntu: 263 downloads em média, por dia.

Fonte: http://distrowatch.com/stats.php?section=popularity

Consulta dia 24/10/2008, 21h50.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #26 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:05 »
O Xubuntu, particulamente, não me agrada e não é leve com diz que é. Eu fiz umas perguntas sobre ele e DESISTI porqu nnguém respondeu. Prefiro o Gnome que Xfce mesmo, mas queria testar.
Por padrão, qual é o Debian?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #27 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:15 »
O Xubuntu, particulamente, não me agrada e não é leve com diz que é. Eu fiz umas perguntas sobre ele e DESISTI porqu nnguém respondeu. Prefiro o Gnome que Xfce mesmo, mas queria testar.
Por padrão, qual é o Debian?

Com GNOME!

Uso o Debian com XFCE como distro principal e o Ubuntu com GNOME como secundaria (mais pela minha irmã que ainda é criança e etc...). O ganho é consideravel. E o Xubuntu não recebe muita atenção por parte dos desenvolvedores, fica excluído, pouco aperfeiçoado ao ambiente gráfico, acaba sendo o mesmo que instalar o xfce no Ubuntu com GNOME, sem seus aperfeiçoamentos e customizações. (o que não é marca do Ubuntu, sempre o ambiente vem quase default).

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #28 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:21 »
AH bom. Eu admito que o único XFCE que esperimentei foi o Xubuntu. Ele é um projeto queto que tem tudo para ir para a frente e não recebe muita atenção....
Já o Gnome já usei o OpenSuSe e Ubuntu (quero Fedora). KDE foram Mandriva, Slax, Kubuntu, OpenSuSe e... só
Qual é o ambiente dessas dstros mais leves, como o SliTaz?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #29 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 16:08 »
No momento estou 100% Ubuntu
xubuntu 8.10 com pcmanfm na partição principal
Ubuntu 8.10 com lxde na partição secundaria
e isto com apenas 256MB de ram

embora eu use o Xubuntu como principal estou achando o Ubuntu com lxde mais rapido
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png