Autor Tópico: Do Xubuntu para o Debian  (Lida 17003 vezes)

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Do Xubuntu para o Debian
« Online: 01 de Setembro de 2008, 17:00 »
Olá.

Sou um fã do Ubuntu. O meu computador desktop usa Ubuntu e no laptop uso o Ubuntu dentro de uma máquina virtual (Mac). Sou editor web e testo as minhas páginas web sempre no Ubuntu.

Sou também voluntário na Casa da Cultura de Loulé e desde há quase dois anos que dou apoio técnico a um espaço de acesso Internet público.

Durante muito tempo o cyber funcionou em Xubuntu 7.04 e depois 7.10. Escolhemos essa distribuição porque é recomendada para máquinas mais antigas e os computadores têm apenas 128MB de memória. No entanto os problemas foram constantes. Os utilizadores conseguiam estragar o sistema gráfico constantemente e tínhamos que estar a limpar a área de utilizador. Com a instalação do Xubuntu 8.04 piorou bastante: tivemos muitas dificuldades de instalação em 2 dos 3 computadores (com o ambiente gráfico X e crashes durante a instalação, mesmo depois de verificar a integridade do disco).

Foi então que decidi experimentar o Debian Echt nos 2 computadores com problemas. Estava cansado de vasculhar os fóruns e de fazer pesquisas no Google para resolver estes problemas.

Surpresa total. O Debian Echt instalou nos dois computadores sem qualquer falha e quando o colocámos a funcionar lado a lado com o Xubuntu 8.04 verificamos que o sistema era muito mais rápido (pareceu-me 2X mais rápido) e o browser aguentava muito mais páginas abertas. Os computadores com Debian (e Gnome) funcionavam muito melhor com vários programas abertos do que no Xubuntu 8.04. Com vários programas abertos o Xubuntu 8.04 ficava quase parado.

Durante os últimos 3 meses o espaço tem funcionado com 2 computadores em Debian e 1 em Xubuntu. As máquinas Debian nunca tiveram qualquer problema de segurança e continuaram a funcionar muito mais rapidamente do que a máquina com Xubuntu, e utilizando uma resolução mais elevada (o Xubuntu nunca nos deixou usar mais do que 1024x768) A máquina com Xubuntu continuou a desconfigurar o ambiente gráfico do utilizador do cyber e a precisar de atenção periodicamente.

Notamos ainda que os utilizadores pareciam compreender muito mais facilmente o Gnome do que o Xfce. O computador com Xubuntu passou a ser o menos usado.

Hoje decidimos converter a última máquina de Xubuntu para Debian.

O Ubuntu é um excelente projecto, no entanto a minha percepção é que o projecto Xubuntu necessita mais apoio e de voltar-se de novo para as máquinas antigas. Sempre tive medo do Debian porque toda a gente diz que não é uma distribuição fácil de usar, no entanto a minha experiência anterior com o Ubuntu ajudou muito a obter os conhecimentos necessários para instalar e configurar o Debian.

Um abraço,

Osvaldo


**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2008, 17:20 »
Nada como a estabilidade do Debian, eu uso aqui junto do Ubuntu, e realmente, voa!

Os desenvolvedores, ao meu ver, se focam muito no GNOME e KDE e tem deixado de lado o XFCE, que cresce a cada dia um grande passo, mais ainda está atraz dos ditos "grandes" ambientes gráficos.

Uso Debian com Fluxbox, esse é um "cometa!" e Ubuntu com GNOME. ;D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2008, 02:45 »
Eu estou no momento a utilizar o xubuntu 8.04 no eeePC e estou muito satisfeito. Ele roda mais rápido que o ubuntu com gnome e fez uma instalação mais enxuta já que só tenho no eeePC 4G de espaço.
Quanto aos pontos que mencionaste, com 128 m de ram o Debian é provavelmente a melhor escolha, pois o desempenho é melhor que o Ubuntu em computadores mais fracos. Aliás sempre que vejo um computador com 128 de ram ou mesmo 250 ram , vou logo de debian com netinstall.
Quanto ao xfce, concordo contigo também. O gnome é muito mais facil e agrdavel de trabalhar mas também é bem mais pesado. Experimenta fazer uma net install do debian com xfce e verás bem do que falo.
Uma dica para ti: instala o openbox
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openboxe depois seleciona gnome com openbox - vais notar um aumento na performance e continuará a usar gnome.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2008, 05:24 »
Olá.

Obrigado pela dica. Sim são duas opções interessantes a testar, o Xfce e o Gnome com OpenBox

Achas que terei ganhos de performance se instalar agora o xfce e ficar com as suas opções disponíveis ? Se o ganho de performance fosse significativo, o ideal seria dar a opção aos utilizadores. Neste espaço a utilização dos computadores começa com o login (as passw estão afixadas na parede), e o utilizador poderia receber a indicação das duas opções...

Quanto ao OpenBox, só para confirmar, as instruções são estas ?

http://icculus.org/openbox/index.php/Help:Getting_started
http://icculus.org/openbox/index.php/Help:GNOME/Openbox

Obrigado e abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2008, 08:00 »
Sinceramente nunca experimntei ter o gnome e o xfce juntos porque estou a usar o xfce pela primeira vez agora e foi mesmo pela instalação mais enxuta. Como usam ambos a biblioteca gtk e caso tenhas espaço suficente em disco não vejo desvantagem em usares ambos os ambientes dando a possibilidade de escolha.
Quanto ao openbox, testei também no eeePC quando tinha o ubuntu instalado e foi só dar um apt-get install e depois era escolher no menu de login.
Funcionava mais rapido, mas como te disse antes, no geral estou muito satisfeito com o xubuntu.
Mas isso é tudo uma questão de esolha, hardware e gosto pessoal.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:01 »
Pois é o ubuntu não tem fama de grande performance, princialmente porque é feito para ser um sistema para todos e fécil, isto leva a vir com um monte de drivers e aplicativos para facilitar a vida, mas ubuntu é linux e é aqui que entra a tal liberdade que todos falam, usar ubuntu como está e estar insatisfeito é não tirar partido da liberdade linux.

Dicas:
Openbox, Lxde ou E17 são alternativas leves e muito boas(uso openbox tanto no ubuntu como no archlinux)
Kernel modificado , vc pode usar o kernel do Hqxriven para melhor o desempenho da sua máquina
Desinstalar pacotes desnecessários,  o que não falata no ubuntu é lixo mas tambem tem muitos tópicos aqui que ensinam a limpar o sistema
Usar programas mais leves, existe sempre uma alternativa bem leve para qual programa
Tuna o teu software, existem milhentos tópicos de como optimizar o software é só seguir os passos
Usa uma distro mais leve ou mais simples, podes sempre usar uma distro mais simples, que venha com menos ajudas e programas e depois só instalas o que queres. Não te deves agarrar uma distro, existem muitas distros porque nem todas as pessoas pensam igual.

No linux tás sempre safo, só tens de fazer bem as escolhas, eu usei ubuntu muito tempo com gnome e depois com openbox agora mudei para o archlinux para aprender mais sobre linux e para ter uma maior performance pena que quase nem uso os recursos do latop no arch+openbox
uso 6% da minha Ram(tenho 4 gb mas ele só detecta 3) 12% do HD e o processador nunca o vi chegar aos 100%.

Para usar linux não é preciso ter uma grande maquina basta ter uma razoável e saber escolher bem

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:22 »
Olá.

Instalei o OpenBox numa das máquinas e pese embora o ambiente gráfico torne a máquina mais rápida, existe uma considerável perda de funcionalidades. O OpenBox é simpático para desenvolver um ambiente gráfico à medida mas no meu caso quero dar um sistema standart com funções intuitivas (não necessariamente iguais ao Windows). Reparei que a configuração de tudo se faz pela edição de ficheiros de texto. Não me compensa estudar o tema para uma única utilização. Não quero desenvolver um novo interface gráfico de raiz.

Penso que o Ubuntu é excelente a detectar hardware e a última versão é totalmente intuitiva. Uso no meu Desktop e estou totalmente satisfeito. As minhas observações foram essencialmente para diferenças que notei entre o Xubuntu e o Debian. O Xubuntu é feito para máquinas antigas e era de esperar que a sua performance fosse melhor que a do Debian com Gnome. No entanto o Debian com Gnome  está 2X mais rápido e muito mais estável (em máquinas com 128MB).

O problema é que apenas tenho umas noções nesta área e o meu trabalho na CCL é voluntário e está limitado. Partilhei a experiência para que outras pessoas com o mesmo problema tivessem conhecimento dos resultados que obtive. Acredito que com o investimento de tempo será possível melhorar o sistema actual.

Obrigado a todos pelas sugestões.
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:31 »
o LXDE é um openbox já configurado e com todos os aplicativos necessários para trabalhar

alarcon

  • Visitante
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:08 »
Já ouvi falar num tal de Ubuntu Lite.

O link da notícia é esse:
http://vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-Lite-O-Ubuntu-mais-leve-que-existe

lá fala até como se instala, creio eu.

Este outro link é da página do projeto:
http://ubuntulite.tuxfamily.org/


Fica como sugestão para quem gosta do Ubuntu e pretende ficar com ele de uma forma mais leve, mas realmente para PCs muito antigos o Debian é imbatível.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:11 por alarcon »

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:47 »
realmente para PCs muito antigos o Debian é imbatível.

Com certeza! Meu resuLinux Debian ETCH 2.5 que o diga! Mas consegui coom sucesso em instalar em um pentium 4 com 1 GB de RAM em um pc gygabyte on-board e resultaod eh que ele Foi tão rápido que tive que amarrar o pc com correntes pra ele não sair pela janela kkkk
Removido pela Moderação.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2008, 17:40 »
realmente para PCs muito antigos o Debian é imbatível.

Com certeza! Meu resuLinux Debian ETCH 2.5 que o diga! Mas consegui coom sucesso em instalar em um pentium 4 com 1 GB de RAM em um pc gygabyte on-board e resultaod eh que ele Foi tão rápido que tive que amarrar o pc com correntes pra ele não sair pela janela kkkk


Pentium 4 + 1 gb ram não é bom??
tenho um desses aqui com ubuntu+openbox e windows XP e ele é suficiente rápido, quase mais rápido que o meu notbook core2duo 2.53ghz + 4 gb ram + vista.
Mas rápido mesmo é o meu notbook com o archlinux+openbox e quase nem uso 5 % da RAM

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2008, 07:03 »
Olá.

De facto o OpenBox no Ubuntu é muito mais interessante do que no Debian, talvez por ser uma versão mais recente. Não tenho aqui a versão instalada no Debian para confirmar, mas acredito que o Echt tenha uma versão mais antiga.

Dentro de alguns meses volto a este assunto e experimento o OpenBox com o Debian no espaço de acesso Internet.

Existe uma ferramenta gráfica, o obmenu que simplifica a configuração do OpenBox. O pcmanfm é um bom gestor de ficheiros.

Um abraço,

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2008, 09:25 »
Osvaldo em breve irá sair a nova versão estável da Debian e os pacotes são muito mais recentes - talvez valha a pena testar. ;)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #13 Online: 10 de Outubro de 2008, 03:56 »
De facto o ambiente gráfico Openbox com o obmenu em Debian5beta funciona muito bem.

Abraço e obrigado pela dica.

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Do Xubuntu para o Debian
« Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:43 »
O Debian não é voltado a servidores?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!