Autor Tópico: Personal Home Library : Como instalar?!  (Lida 55786 vezes)

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #45 Online: 14 de MAR?O de 2013, 07:35 »
Instalei hoje o PHL 8.2 em uma máquina virtual (Windows). Funciona. Então aconteceu algo nas atualizações do Ubuntu que está afetando o PHL. O difícil agora é descobrir o que é.

Offline claudioivanov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #46 Online: 01 de Janeiro de 2015, 20:21 »
Amigos, boa tarde e Feliz Ano Novo! Por aqui comecei bem, já que estava há semanas tentando instalar o PHL82 no meu Linux Mint 17 e justamente hoje consegui!

O que estava acontecendo? Baixei e instalei o pacote phl82_82-1_i386.deb disponibilizado no site oficial (obra do caríssimo Eduardo Menezes, Deus te proteja!  :D), mas após a instalação, ao clicar no ícone criado, o navegador indicava não ter encontrado /phl82 no servidor  :o !!!

Desinstalei, vim aqui no fórum, tentei todas as dicas, mas nada dava certo  ??? ... agora sei que cheguei muito perto várias vezes, pois todas as vezes que o navegador tentava fazer download do wxis.exe era sinal de que estava só faltando habilitar os scripts cgi no apache... mas até então não sabia desse detalhe... então zerava tudo e começava de novo!

Após ter desistido algumas vezes (minha mãe sabe o quanto sou teimoso), revirando os arquivos de configuração do apache, estruturas de diretório, etc, consegui desvendar o mistério!  :o :o

Após a instalação do pacote, entrei na pasta /etc/apache2/sites-available e encontrei os seguintes arquivos:

  • 000-default.conf -> contém parâmetros de configuração para o servidor padrão, adotando a pasta do servidor como sendo a /var/www/html.
  • default-ssl.conf -> contém parâmetros para sites seguros (não nos interessa neste caso)
  • phl82 -> contém parâmetros de configuração para o servidor rodar o PHL; o conteúdo deste arquivo deveria ser habilitado no apache na instalação mas não sei porque não está.

Daí percebi que o navegador informa que não encontrou /phl82 no servidor porque o arquivo de configuração do apache não foi ajustado, está apontando para o padrão /var/www/html. Para solucionar o problema, renomeei o arquivo 000-default.conf para 000-default-conf.orig e renomeei o arquivo phl82 para 000-default.conf, assim, pura e simplesmente.

A seguir, ativei o suporte a arquivos cgi que, no apache, não vem ativado por padrão não sei porque... usei o comando:

Código: [Selecionar]
sudo a2enmod cgi
Depois reiniciei o apache:

Código: [Selecionar]
sudo service apache2 restart
PRONTO! PHL rodando no Linux Mint 17.  ;D ;D

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #47 Online: 02 de Janeiro de 2015, 00:35 »
Ah sim, a nova versão do Apache mudou um pouco as configurações e, por isso, o pacote que eu criei não funciona mais. Não tinha percebido pois faz tempo que eu não o uso :P.
Quando eu tiver um tempinho, talvez no fds, eu vou reescrever o pacote levando em conta estes problemas que você apontou. Mandou bem encontrando a solução.
Feliz 2015 para todos!  ;)
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #48 Online: 05 de Janeiro de 2015, 12:51 »
Refiz a instalação usando o pacote compilado por Bolche e as alterações sugeridas por claudioivanov. Deu comigo os mesmos problemas de antes, que descrevo em detalhes a seguir. Atualmente estou usando o Lubuntu 14.04.

1) Instalação do PHL usando o pacote de Bolche

Tudo OK, sem problema algum, nem qualquer mensagem de erro.

2) Alterações de claudioivanov

Tudo OK, sem problema algum, nem qualquer mensagem de erro.

3) Inserção de nova entrada na base de dados

Os três screenshots abaixo mostram os dados de um novo livro que cataloguei, como exemplo:





Depois de clicar em "Salvar", o PHL mostra uma tela com o resultado da operação. No meu caso, resultou no seguinte:



Notem a descrição bibliográfica. O resultado ali deveria ser o seguinte:

Citar
LAPA, José Roberto Amaral. A Bahia e a carreira das Índias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. 382 p. (Brasiliana, vol. 388)

Mas o que aparece como resultado da inserção deste livro na base de dados é bem diferente, e está aparentemente corrompido:

Citar
LAPA, José Roberto Amaral. A Bahia e a carreira das Índias. ulo Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. 382 p. (vol. 338na, vol. 388)

4) Busca na base de dados

Depois de inserir o novo livro na base de dados, fiz uma busca:



O resultado foi o seguinte:



Como se pode ver, o resultado, mais uma vez corrompido, é diferente daquele apresentado na primeira vez:

Citar
oAmaralAmaralA, José Roberto Amaral. seira das Índiaseira das Índias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. 382 p. (vol. 338na, vol. 388)

Tentei fazer outra pesquisa usando o mesmo nome de autor, e o resultado foi que o PHL obrigou o Firefox a fazer download do arquivo wxis.exe:




Curiosamente, quando clico no botão "Voltar" do navegador ele retorna à tela anterior e, ao clicar no botão "Buscar" da interface do PHL, ele faz a pesquisa, mas me dá o mesmo resultado corrompido.

5) Exportação da base de dados para conferência

Depois de verificar dois resultados corrompidos, pedi ao PHL para exportar a base de dados no formato XML:

http://www.4shared.com/document/16kZD0A4ce/bibliotecaautonomia.html

Basta buscar no arquivo a expressão "A Bahia e a carreira das Índias" e se verá que os dados estão todos lá, intactos, tal como descritos nos três primeiros screenshots.

6) Dúvidas

Como se vê no arquivo XML do link acima, os dados não foram corrompidos, estao todos intactos e sem qualquer alteração. Ficam algumas perguntas, que podemos tentar responder em conjunto:

a) Se a base de dados esta intacta, porque tanto a busca na base de dados quanto a inserção de nova entrada apresentam resultados corrompidos, e cada qual corrompe os dados de um modo diferente?
b) Se a solução apresentada por claudioivanov resulta em ativar o suporte a arquivos cgi no apache, porque aqui ele segue pedindo para baixar o wxis.exe?

Paralisei completamente a catalogação da minha biblioteca pessoal porque, com a quantidade de livros que já cataloguei, começar tudo de novo seria muito mais trabalhoso que parar e tentar resolver o problema.

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #49 Online: 05 de Janeiro de 2015, 13:20 »
Quanto a pedir para fazer download do wxis.exe, isso acontece quando dá erro no PHL (no windows também). Se você fizer o download e abrir o arquivo (renomeie ele com uma extensão ".txt"), verá o erro que dá.
Acho que o próprio Elysio poderia dar uma olhada nestes erros de exibição. Não modifiquei o código do PHL no meu pacote, então não teria porque agir diferente.
Só por precaução tentaria abrir o PHL a partir de outro navegador para ver.
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #50 Online: 05 de Janeiro de 2015, 13:31 »
Citar
Quanto a pedir para fazer download do wxis.exe, isso acontece quando dá erro no PHL (no windows também). Se você fizer o download e abrir o arquivo (renomeie ele com uma extensão ".txt"), verá o erro que dá.

O erro foi o seguinte:

Código: [Selecionar]
WXIS|execution error|label not found (same scope)|docorado|
Citar
Só por precaução tentaria abrir o PHL a partir de outro navegador para ver.

Chromium dá o mesmo erro, Chrome também.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 13:34 por ManoelNascimento »

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #51 Online: 05 de Janeiro de 2015, 13:38 »
Este erro tem cara de problema de indexação. Manda um email para o Elysio para ver se ele tem alguma ideia
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #52 Online: 05 de Janeiro de 2015, 13:40 »
Citar
Este erro tem cara de problema de indexação. Manda um email para o Elysio para ver se ele tem alguma ideia

Vou tentar. Mas como sou usuário doméstico, e não usuário comercial, da última vez que tentei a resposta não foi muito boa.  :(

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #53 Online: 28 de Janeiro de 2015, 04:45 »
Eis a comunicação com Elysio. Primeiro, minhas perguntas:

Citar
Olá!

Sou Manoel Nascimento, usuário doméstico do PHL 8.2, tudo bem?

Desde 2010 uso o PHL (versão Linux) para catalogar minha biblioteca pessoal, mas a partir do momento em que mudei o PHL para um computador com arquitetura 64 bits passei a ter diversos problemas.

Atualmente a base de dados do PHL está intacta, mas há problema na visualização.

Sempre que salvo uma nova entrada, já na janela que apresenta os resultados a descrição aparece corrompida, como se estivesse embaralhada. Há alguns screenshots em anexo. phl-erro-novaentrada01.png, phl-erro-novaentrada02.png e phl-erro-novaentrada03.png mostram os dados de um livro que inseri agora na base de dados, e phl-erro-mostralsalvocorrompido.png mostra como o PHL, apesar de alimentado com dados corretos, apresenta resultado "embaralhado" após o salvamento.

Na pesquisa, o PHL novamente embaralha as informações registradas na base de dados, apresentando documentos corrompidos. Há alguns screenshots em anexo. phl-erro-pesquisaautor.png e phl-erro-resultadodabuscacorrompido.png mostram como o PHL apresenta resultado "embaralhado" a uma pesquisa, "embaralhando" de modo diferente daquele apresentado quando da inserção de nova entrada na base de dados.

E quando tento fazer nova pesquisa, ele faz o navegador baixar o arquivo "wxis.exe". Apesar disso tudo, ao exportar a base de dados para um arquivo XML, todos os dados são apresentados intactos, como se nada houvesse acontecido. Hà alguns screenshots em anexo. phl-erro-tentandonovapesquisa.jpg e phl-erro-janeladownloadxis.png mostram como o PHL leva o navegador Firefox a baixar o arquivo "wxis.exe" quando tento fazer nova pesquisa.

Por orientação de um conhecido, salvei este arquivo "wxis.exe" como um arquivo de extensão "txt" para ver que tipo de erro me seria comunicado. O erro que apareceu como conteúdo deste arquivo foi o seguinte:

WXIS|execution error|label not found (same scope)|docorado|

Não há qualquer referência a este erro no manual do PHL 8.2.

Sendo assim, peço a ajuda de vocês para ajudar a resolver estes problemas.

Atenciosamente,

Em seguida, a resposta de Elysio:

Citar
Bom dia.
 
O problema apresentado é referente ao sistema operacional, o Linux que você está usando não está conseguindo executar corretamente a aplicação wxis.exe 32bits, causando esses problemas, normalmente para corrigir, você precisa configurar o Linux para emular um ambiente 32bits para executar corretamente, ou substituir o wxis.exe para uma versão 64bits, se seguir esse caminho terá também que instalar os utilitários Cisis para 64bits e gerar novos índices das bases usando o utilitário mx do pacote Cisis 64bits, esses arquivos você pode fazer o download no site: http://www.bireme.br
 
Atensiosamente,

Alguma dica do que fazer? Não sei nem para onde vai isso que ele disse.  ;D

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #54 Online: 28 de Janeiro de 2015, 15:21 »
Seguindo os conselhos do Elysio, você tem duas opções:
- Usar um chroot 32 bits (por exemplo, como mostrado em https://help.ubuntu.com/community/DebootstrapChroot) e instalar o PHL nele
- Baixar o WWWIsis 64 bits (aqui http://wiki.bireme.org/pt/index.php/WWWISIS) e substituir os executáveis na pasta do PHL. O mais importante é o wxis, mas é bom procurar todos os executáveis e substituir pelos que você baixou.
Você com certeza vai precisar limpar os banco de dados e começar do zero.

Me diga como foi. Dependendo do seu sucesso eu vou incorporar uma ou outra solução no novo pacote deb.
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #55 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:11 »
Alguma ideia de onde estejam estes executaveis?  ;D

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #56 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:31 »
O wxis, o principal, deve ser colocado em /usr/share/phl82/cgi-bin. Não esqueça de dar as permissões adequadas.
Os outros executáveis devem ficar em /usr/share/phl82/cisis
Eduardo

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #57 Online: 29 de Janeiro de 2015, 12:46 »
Citar
O wxis, o principal, deve ser colocado em /usr/share/phl82/cgi-bin. Não esqueça de dar as permissões adequadas.
Os outros executáveis devem ficar em /usr/share/phl82/cisis

Mesmo problema: pede para salvar o arquivo wxis.exe.

Depois, tentei registrar um novo livro. Mesmo problema de embaralhamento.

Dicas?  ;D

Por outro lado, Elysio falou para

Citar
instalar os utilitários Cisis para 64bits e gerar novos índices das bases usando o utilitário mx do pacote Cisis 64bits
.

Sera que basta colocar na pasta? Precisa fazer algo mais?

Offline joaoluizpira2016

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #58 Online: 25 de Maio de 2016, 11:50 »
O wxis, o principal, deve ser colocado em /usr/share/phl82/cgi-bin. Não esqueça de dar as permissões adequadas.
Os outros executáveis devem ficar em /usr/share/phl82/cisis

Amigos bom dia.
È isso mesmo ?
Na minha instalação as pastas: /usr/share/phl82/cgi-bin e /usr/share/phl82/cisis não existem.
Será que questão de versão ? a minha está instalada desde 2010. E foi instalda com as indicações deste tópico.

Estou tentando migrar de máquina e estou tendo problemas outra vez.
vejam  a mensagem The requested URL /cgi-bin/wxis.exe was not found on this server.
As permissões já foram revistas.
Não sei mais onde fuçar.

Bolche agradeceria muito seu parecer.

Agradeço antecipadamente a atenção.
João Luiz
(antes era joaolupi)
« Última modificação: 25 de Maio de 2016, 11:52 por joaoluizpira2016 »

Offline Bolche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re:Personal Home Library : Como instalar?!
« Resposta #59 Online: 25 de Maio de 2016, 11:57 »
Eu mudei do Ubuntu pro Arch Linux faz alguns anos e por isso não atualizei mais o pacote. Nos Ubuntus recentes os caminhos mudaram.
Vou instalar o Ubuntu Willy em uma máquina virtual esse fim de semana e criar um novo pacote.
Se eu esquecer, me cobrem.
[]'s
Eduardo