Autor Tópico: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!  (Lida 2599 vezes)

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Online: 03 de Setembro de 2008, 14:43 »
Caros amigos!

Venho aqui fazer uma reinvidicação, ou protesto!

O Ubuntu, e as distros Linux em geral, poderiam parar com esse negócio de nova versão a cada 6 meses. Qdo a versão começa a ficar estável com as atualizações, aí é lançada uma nova!

E não adianta falarem:  ahh, então fica com a versão antiga! Poxa, se o S.O. tem uma nova versão, todos vão querer usar! Não vejo nenhuma necessidade de novas versões uma em cima da outra, prezo muito mais a estabilidade.

Esse é um dois motivos para as empresas de softwares e jogos não fazerem aplicações para Linux, e só para Windows e MAC, pois os mesmos lançam sua versão e ficam com ela um bom tempo, lançando apenas correções de erros. Um programa que funcionaria em uma versão Linux talvez não funcionasse mais na nova versão!

Já pensou se à cada 6 meses uma empresa que cria jogos tivesse que muda-lo para que funcione na nova versão do programa? É inviável comercialmente! E isso só prejudica nós usuários.

E o Hardware? Seu modem por exemplo tem um driver estável para uma versão, muda a versão tem e que arrumar um driver novo, a cada 6 meses!

É o meu pensamento! Acho que o Linux teria muito mais credibilidade e visibilidade no mercado se não mudasse tanto de versões, e prezasse mais pela estabilidade!

Comentem!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2008, 16:26 »
Já ouviu falar em Ubuntu LTS? Debian? Red Hat Enterprise? Centos? SLED e SLES?

Essas distribuições se propõem a fazer exatamente isso que você procura, um longo ciclo de suporte e um espaçamento maior entre uma versão e outra, para melhorar a estabilidade e o suporte de terceiros.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:50 »
Certo caro Polaco,

quanto as outras distribuições que citou, conhecia sim, acontece que não tenho pretensão de largar o Ubuntu, já testei dezenas de distros, e a única que me agrada em todos os sentidos é o Ubuntu.

Agora, quanto a versão ter uma versão LTS, não creio que seja a mesma coisa. Será mesmo que o suporte à versão LTS é visto com o mesmo cuidado e dedicação que é oferecido as versões mais novas?

Creio que o intervalo de uma versão para outra deve ser bem mais longo, para que haja mais tempo para torna-la estável e com o menor número de bugs possível. Seis meses é muito pouco tempo para isso.


Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:59 »
Marcos,

Isto já foi discutido outras vezes aqui. Quem deseja um ciclo mais estável deve ficar nas versões LTS, de preferência esperando a versão X.Y.1 pois já se estabilizou. O suporte da LTS são visto com o mesmo "carinho", e esta versão é notadamente feita com mais cuidado de manter estável do que as demais.

É questão de necessidade. Versões mais recentes x sistema mais estável? Depende de questões pessoais. Por exemplo, a versão Intrepid deverá vir com suporte nativo a modems 3G. Se for recomendar para um amigo que precise disso, recomendarei o Intrepid, se não, mando instalar o Hardy mesmo depois de lançado a próxima versão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2008, 02:42 »
acho que uma versão de um ano e dois mezes estaria otimo

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:02 »
Por exemplo, a versão Intrepid deverá vir com suporte nativo a modems 3G. Se for recomendar para um amigo que precise disso, recomendarei o Intrepid, se não, mando instalar o Hardy mesmo depois de lançado a próxima versão.

Caro agente100gelo,

Ok, se vc garante que o suporte é visto com o mesmo carinho que as versões mais novas, fico satisfeito! Porém, aí entra pra mim outro dilema: A nova versão vem com suporte nativo à modems 3G. Eu uso modem 3G!!

Será que tenho como implementar esse suporte do Intrepid no Hardy?
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline CientistaMaluco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:13 »
marcosalvesps não se engane. As empresas de jogos não fazem jogos para GNU/Linux porque não querem. Têm a ideia de que não é viável financeiramente. :(

Quanto a pararem de fazer versões de 6 em 6 meses, discordo. Qual foi o grande problema entre a passagem de Windows XP para Windows Vista?? O hardware. A diferença de requisitos entre um e outro sistema é abismal. Penso que as distros que tem versões de 6 em 6 meses têm no pensamento o melhoramento das suas distros progressivamente, dando tempo e espaço para os utilizadores dessas distros poderem melhorar os seus computadores sem serem de uma maneira brusca, principalmente os computadores das empresas. Além disso, um computador com 4/5 anos consegue rodar as distros actuais (o meu tem 5 anos e eu rodo sem dificuldade o ubuntu 8.04 e o fedora 9) e uma distro que seja lançada este ano tem suporte para mais 18/24 meses. Ou seja: Você tem um computador com 5 anos que consegue rodar o ubuntu 8.10, este ubuntu terá suporte para 18 meses. Quando o suporte acabar o seu computador terá perto de 7 anos. E nos tempos de hoje, uma pessoa com um computador com 5 anos já esta a pensar seriamente em troca-lo por um mais recente. É nisso que quem desenvolve as distros como o ubuntu e fedora pensam e, na minha opinião, é a maneira certa de pensar pois vão melhorando as suas distros progressivamente com o melhoramento do hardware dos seus utilizadores em vez de fazerem versões com varios meses de distancia entre elas e com grande diferença de hardware como o caso Win XP e Win Vista. Além disso dá mais espaço a inovações. Em vez de esperar 3 anos para ter "aquele" melhoramento que você tanto espera, espera 6 meses/1 ano e a nova versão já vem com esse melhoramento que você quer sem grande diferença a nivel de hardware do seu computador :). Se você quer uma versão que não mude de 6 em 6 meses pode sempre usar as versões LTS do ubuntu ou usar outras distros como o debian. ;)

Cumprimentos :)

P.S.: Tenho aqui um DVD do Unreal Tournament 2004 com quase 4 anos e a instalação nativa do mesmo para GNU/Linux funciona perfeitamente para o meu ubuntu 8.04. Como vê um jogo badalado como o Unreal Tournament 2004 funciona no ubuntu 7/8 versões depois do jogo ter sido lançado apesar de muita coisa ter mudado nesta distro ao longo dos anos. Aliás, se não estou em erro, o jogo foi lançado antes do ubuntu aparecer neste mundo e o jogo continua a funcionar. Como você vê amigo, as empresas não fazem jogos para GNU/Linux não porque não podem, mas sim porque NÃO QUEREM.  >:(

P.S.: Espero que este meu "testamento" não esteja confuso para interpretação  :D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Chega de novas de 6 em 6 meses, o importante é a estabilidade!
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:15 »
Por exemplo, a versão Intrepid deverá vir com suporte nativo a modems 3G. Se for recomendar para um amigo que precise disso, recomendarei o Intrepid, se não, mando instalar o Hardy mesmo depois de lançado a próxima versão.

Caro agente100gelo,

Ok, se vc garante que o suporte é visto com o mesmo carinho que as versões mais novas, fico satisfeito! Porém, aí entra pra mim outro dilema: A nova versão vem com suporte nativo à modems 3G. Eu uso modem 3G!!

Será que tenho como implementar esse suporte do Intrepid no Hardy?

Existem soluções para os modems 3G no Hardy.... no Intrepid deverá ser plug-in-play.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson