Autor Tópico: Instalação do quantum gis (resolvido) :D  (Lida 9715 vezes)

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Online: 03 de Setembro de 2008, 23:26 »
Olá pessoal,
 
Estou tentando instalar o programa quantum gis. Na página dele tem uma versão para o ubuntu 8.04, mas não é um pacote e sim instruções para alterar o apt get para insalar e eu não estou conseguindo decifrar. A informação é :
Add the download url line to /etc/apt/sources.list. Run from command line: sudo apt-get update && sudo apt-get install qgis

o endereço da url é: deb http://ppa.launchpad.net/qgis/ubuntu hardy main.

Caso não esteja enganado ele manda alterar um arquivo (o source.list) que se encontra no diretório /etc/apt. Bem, não tenho certeza se é isso mesmo, assim como também não sei como abrir o tal arquivo para a alteração.

Saudações,
kdbin
« Última modificação: 06 de Setembro de 2008, 17:53 por kdbin »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2008, 23:31 »
OLá pessoal,
 
Estou tentando instalar o programa quantum gis. Na página dele tem uma versão para o ubuntu 8.04, mas não é um pacote e sim instruções para alterar o apt get para insalar e eu não estou conseguindo decifrar. A informação é :
Add the download url line to /etc/apt/sources.list. Run from command line: sudo apt-get update && sudo apt-get install qgis

o endereço da url é: deb http://ppa.launchpad.net/qgis/ubuntu hardy main.

Caso não esteja enganado ele manda alterar um arquivo (o source.list) que se encontra no diretório /etc/apt. Bem, não tenho certeza se é isso mesmo, assim como também não sei como abrir o tal arquivo para a alteração.

Saudações,
kdbin



Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 09:07 »
Em tempo, já experimentou o gvSIG ?

www.gvsig.gva.es

É escrito em Java. Roda em Win, Linux e MacOsX. E é extremamente poderoso.

Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Instalação do quantum gis
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2008, 10:52 »
Sem dar explicação, basicamente corra esta linha e dará tudo certo:
Citar
sudo sh -c “echo \”deb http://ppa.launchpad.net/qgis/ubuntu hardy main\” >> /etc/apt/sources.list” && sudo apt-get update && sudo apt-get install qgis


Com explicação:
vá a Sistema -> Administração -> Fontes de aplicações. Nessa janela escolha a aba Aplicações de Terceiros, clique em adicionar e depois cole o url que lhe deram, que é:
Citar
deb http://ppa.launchpad.net/qgis/ubuntu hardy main

depois corra no terminal o tal:
Citar
sudo apt-get update && sudo apt-get install qgis

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 20:16 »
Olá Pessoal,

Funcionou, e melhor que isso aprendi mais um passo importante no ubuntu. Fiz via Sistema, Administração, Canais do Software, Programas de terceiros, etc.
Agora vou tentar instalar o outro sugerido (o gvsig).

Obrigado,
 
Kdbin,
 ;D

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2008, 17:59 »
Olá Carlosaluisio,

Baixei o programa gvSIG, mas não consigo roda-lo, o arquivo é "gvSIG-1_1_1-linux-i586-withjre.bin", não sei como rodar ou instalar um arquivo em java. Como devo proceder?

Saudações,
kdbin

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2008, 22:22 »
Olá Carlosaluisio,

Baixei o programa gvSIG, mas não consigo roda-lo, o arquivo é "gvSIG-1_1_1-linux-i586-withjre.bin", não sei como rodar ou instalar um arquivo em java. Como devo proceder?

Saudações,
kdbin


Olá.
Dá para fazer sem terminal, mas prefiro "com"

Primeiro, de permissoes de execução para ele, com o comando

sudo chmod 777 gvsig-1_1_1-linux-i586-withjre.bin" .....

depois, ./gvsig-1_1_1-linux-i586-withjre.bin ....

daí, é só seguir as instruções de instalação.
tem manual no site explicando direitinho como instalar, caso queira recorrer a uma fonte.

e nao se esqueça de instalar a atualização para o 1.1.2, e também o modulo raster e sextante. o sextante é uma mão na roda!

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2008, 14:37 »
Olá Carlos,

Coloquei o arquivo bin no diretório /opt, fui para o diretório /opt, dei o comadno "ls" para verificar se de fato o arquivo esta lá, tudo ok, então, tentei o comando: sudo chmod 777 gvsig-1_1_1-linux-i586-withjre.bin, só que ele retorna informação que o arquivo ou programa não foi encontrado.  Que faço agora?

Saudações,
Kdbin
« Última modificação: 07 de Setembro de 2008, 14:41 por kdbin »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2008, 19:55 »
Olá Carlos,

Coloquei o arquivo bin no diretório /opt, fui para o diretório /opt, dei o comadno "ls" para verificar se de fato o arquivo esta lá, tudo ok, então, tentei o comando: sudo chmod 777 gvsig-1_1_1-linux-i586-withjre.bin, só que ele retorna informação que o arquivo ou programa não foi encontrado.  Que faço agora?

Saudações,
Kdbin


instale no /home/gvSIG (crie uma pasta)

quanto a isso, com certeza o nome do teu arquivo está errado.

é iniciante no ubuntu e no linux, né ?
use o navegador de pastas (nautilus), clica com o lado direito nele, e procure a parte "permissões", dê permissão para execução, e daí, é só depois, dar dois cliques nele, que também funciona
Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:49 »
Olá Carlos,

Sou novo no linux sim. Consegui instalar, substituindo o 777 por +x no primeiro comando. No entanto o programa não roda, acho que esta faltando alguma biblioteca java ou algo assim. Estou pesquisando nas páginas do gvSIG.  Sempre que instalo um programa no linux procuro colocar no opt. Quando a instalação se da em pagotes ele (o programa cria diretório e se auto instala onde foi anteriormente configurado, não é isso?). Faço isso para, no caso de haver necessidade de desisntalação saber onde realmente coloquei. Mas ainda tenho que aprender muito, e quanto a instalação de programas em java sei muito pouco. Mas devagar eu chego lá, principalmente porque as comunidades linux são maravilhosas, com pessoas que dispoẽm do seu tempo e conhecimento para ajudar a outros que nem conhecem. Acho que isso é uma das coisas que mais me facinam no mundo linux.

Saudações,
kdbin

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2008, 16:12 »
Olá Carlos,

Sou novo no linux sim. Consegui instalar, substituindo o 777 por +x no primeiro comando. No entanto o programa não roda, acho que esta faltando alguma biblioteca java ou algo assim. Estou pesquisando nas páginas do gvSIG.  Sempre que instalo um programa no linux procuro colocar no opt. Quando a instalação se da em pagotes ele (o programa cria diretório e se auto instala onde foi anteriormente configurado, não é isso?). Faço isso para, no caso de haver necessidade de desisntalação saber onde realmente coloquei. Mas ainda tenho que aprender muito, e quanto a instalação de programas em java sei muito pouco. Mas devagar eu chego lá, principalmente porque as comunidades linux são maravilhosas, com pessoas que dispoẽm do seu tempo e conhecimento para ajudar a outros que nem conhecem. Acho que isso é uma das coisas que mais me facinam no mundo linux.

Saudações,
kdbin

baixou a versão com o java ? tem que instalar a que vem com o java. é maior mas é a recomendada. ele usa um java proprio.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2008, 16:01 »
Olá amigo,

Baixei a versão completo do gvSIG e instalei corretamente, mas ele não roda. Verifiquei que o java esta instaldo (versão 1.5) a recomendada pelo gvSIG.

Saudações,
kdbin

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:11 »
Olá amigo,

Baixei a versão completo do gvSIG e instalei corretamente, mas ele não roda. Verifiquei que o java esta instaldo (versão 1.5) a recomendada pelo gvSIG.

Saudações,
kdbin

olha.... assim fica dificil saber o que ocorreu.. tenh oque ver mensagem de erro, etc... como tu está tentando executar ele ?
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline kdbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2008, 22:06 »
Olá,

Pois é, mas esse é o problema ele não emite qualquer mensagem de erro, não acusa falta de biblioteca ou algo assim. Mas encontra-se instalado, quando tento ele ameaça  iniciar e fechar.
Saudações,
kdbin

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Instalação do quantum gis (resolvido) :D
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2008, 07:48 »
Olá,

Pois é, mas esse é o problema ele não emite qualquer mensagem de erro, não acusa falta de biblioteca ou algo assim. Mas encontra-se instalado, quando tento ele ameaça  iniciar e fechar.
Saudações,
kdbin

está com o compiz-fusion ativado ? caso positivo, desative-o
Ubuntu Lucid é 10 !!!