Pessoal, eu tenho um eeePC 1000H, com HD de 80 GB, com XP "de fábrica". Já uso o Ubuntu 8.10 há cerca de 2 meses no meu desktop e resolvi instalá-lo também no note mas em dual boot com o XP.
Primeiro, tentei com Live CD do próprio Ubuntu Intrepid, depois com o Easy Peasy (acho que é o antigo Ubuntu-eee) e depois com o eeeBuntu 2.0 (já com o 8.10). O único que, no Live CD, reconheceu o wireless sem que eu precisasse fazer nada foi o eeeBuntu (o que achei estranho pois o 8.10 no desktop reconheceu o wireless numa boa). E aí acabei optando pelo eeeBuntu mesmo pois, como não sou expert, não quis correr riscos de ter que fazer muitos ajustes de configurações.
Para isto, deixei a 2a. partição do HD inteira para o Linux (cerca de 37 GBytes) mas achei melhor particioná-la, deixando 20 GB para o eeeBuntu (EXT3), 2 GB para swap e mantendo 15 GB em FAT32 para que, quando eu estivesse no Windows, pudesse acessar os arquivos de lá (e é lá que pretendo deixar o "Meus Documentos" do eeeBuntu).
Então vamos às minhas dúvidas:
(1) Vendo esta troca de posts de vocês fiquei com uma dúvida. Vocês falaram que o EXT3 reduz a vida útil do SSD. O mesmo vale para o HD? Porque eu fiz esta instalação há dois dias e não mexi muito. Se for o caso, reinstalo para não correr riscos...
(2) Outra coisa que está acontecendo é que, quando vou para a tela de configuração do Compiz, praticamente não consigo fazer nada nela porque, quando coloco o ponteiro do mouse para clicar, ela se desloca e acabo clicando em outra opção (até parece aquelas brincadeiras em que o programa não deixa você escolher determinada opção, deslocando-a a cada vez que você tenta clicar). É problema do eeeBuntu ou é do Compiz mesmo rodando numa tela pequena? Ou nenhum dos dois? (
Este problema eu já resolvi e vou colocar a solução aqui pois pode ajudar outras pessoas. Achei a solução no forum "eeebuntu" em http://forum.eeebuntu.org/viewtopic.php?f=10&t=735. É o seguinte: System > Preferences > CompizConfig Settings Manager. Na janela que abre, clicar em "General Options". Na aba "Focus & Raise Behaviour", desmarcar a opção "Auto-Raise". E pronto. O meu problema estava resolvido.(3) Consegui um layout legal de teclado em que tudo funciona quase bem (o teclado é o US International). A única coisa que não está legal é o "ç". Ele só é ativado através de <Alt-,> (tecla ALT + vírgula). E o curioso é que, numa das tentativas que fiz para instalar o eeeBuntu (eu fiz alguns testes de particionamento e de configurações da instalação antes de optar pela instalação definitiva), eu conseguia o "ç" pela forma tradicional do US International, que era ",c" (vírgula seguida de "c") mas não consegui repetir de forma alguma. Algum de vocês sabe me dizer como posso conseguir o "ç" desta outra forma?
Desculpem pelo tamanho do post e agradeço antecipadamente a resposta.