Autor Tópico: O Fim do gnomefiles.org  (Lida 7150 vezes)

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2008, 19:55 »
Lamentavel!

Pena que uma bela história/iniciativa que vinha ajudando muitos os usuários venha a ter este trágico fim.
Pelo pouco que sei do projeto, era totalmente "comunitário", o que me entristece ainda mais. Fora que os ditos "hackers" usaram seu conhecimento de forma totalmente errada, mostrando que são inteligentes em umas coisas e ignorantes em outras.

Torço por uma reviravolta, "Renascimento!"

Abraço a todos!  :(
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #16 Online: 07 de Setembro de 2008, 09:52 »
Embora o GTK seja uma ótima API, se houvesse uma API padrão, seria mais fácil desenvolver softwares pra linux, já que que desenvolve não precisaria escolher qual API usar, essa é minha opinião.

Pra quem não sabe, o QT usa duplo licenciamento, ou seja, se você escreve um programa open source, pode usar o QT GPL, mas se escreve um programa comercial, tem que usar a licença proprietária. A meu ver, foi bastante inteligente por parte da TrollTech, vamos ver o que a Nokia vai fazer agora.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2008, 13:15 »
Embora o GTK seja uma ótima API, se houvesse uma API padrão, seria mais fácil desenvolver softwares pra linux, já que que desenvolve não precisaria escolher qual API usar, essa é minha opinião.

Discordo. É o mesmo que você falar "Vamos destruir todas as distro Linux! Vai ficar só o Ubuntu, só uma opção!". Acredito que você infelismente não pensa na liberdade nem na filosofia Open Source. Mas é seu direito pensar assim, e eu entendo e respeito. Porém minha opinião é contrária. Além disso, as duas APIs são interoperáveis, sem conflitos, e existe também a wxWidgets como opção pra quem desenvolve multiplataforma.

Qual a desvantagem em ter opções? Eu sinseramente não vejo desvantagem alguma. Por exemplo, uma empresa vai criar um Software Freeware multiplataforma, ela pode escolher Python, Java, C, C++ e tantas outras para a linguagem de programação, dai pode escolher wxWidgets, GTK ou QT GPL para a Interface Gráfica, ela vai averiguar dentre as opções, a que melhor lhe atende.

Eu sou da opinião de que quanto mais opções melhor.


Pra quem não sabe, o QT usa duplo licenciamento, ou seja, se você escreve um programa open source, pode usar o QT GPL, mas se escreve um programa comercial, tem que usar a licença proprietária. A meu ver, foi bastante inteligente por parte da TrollTech, vamos ver o que a Nokia vai fazer agora.

A licença GPL permite lucrar com um Software Open Source, a licença QT não, não sem pagar à TrollTech. Você cria um Software GPL utilizando QT, e quer também vende-lo, vai poder? Acho que as coisas vão complicar e ficar fonfusas pra um desenvolvedor, e burocracia é horrível.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2008, 13:28 por kernel_script »

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2008, 19:52 »
Discordo. É o mesmo que você falar "Vamos destruir todas as distro Linux! Vai ficar só o Ubuntu, só uma opção!".

Caro kernel_script, não vamos comparar laranjas com jacas. Existem muitos livros, mas apenas uma forma padrão de escrevê-los (pelo menos na maioria dos países). Existem muitos fabricantes de tomadas, mas suas especificações são padronizadas. Existem muitos gravadors de DVD, mas todos eles precisam se encaixar no seu gabinete.

Ao tentar rodar um programa do KDE no Gnome, não há integração do mesmo com o ambiente desktop (eu sei, existe gtk-qt-engine, mas não é lá essas coisas).

Acredito que você infelismente não pensa na liberdade nem na filosofia Open Source.

Acertou em cheio!

Eu acredito no software bom, independente da licença.

Qual a desvantagem em ter opções? Eu sinseramente não vejo desvantagem alguma. Por exemplo, uma empresa vai criar um Software Freeware multiplataforma, ela pode escolher Python, Java, C, C++ e tantas outras para a linguagem de programação

novamente, não vamos comparar laranjas com jacas. a linguagem utilizada para escrever um programa trata dele mesmo e nada mais, não interferindo na interface gráfica, que inclusive pode ser feita em outra linguagem.

O que eu falo é da integração com o ambiente de trabalho do usuário, pois quando eu uso um programa, eu quero que ele se integre bem com meu sistema, que fique com o mesmo visual, não gosto de programas que parecem alienados ao meu tema, e creio que a maioria dos usuários domésticos também não gostaria

A licença GPL permite lucrar com um Software Open Source, a licença QT não, não sem pagar à TrollTech. Você cria um Software GPL utilizando QT, e quer também vende-lo, vai poder? Acho que as coisas vão complicar e ficar fonfusas pra um desenvolvedor, e burocracia é horrível.

Se um desenvolvedor vai vender seu software, ele é LIVRE para distribuí-lo sob uma licença proprietária.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2008, 00:34 »
Então livio, acredito que entendo o que você quer dizer, apesar de discordar de algumas coisas.

Sobre a linguagem de programação, eu deixei bem explícito no texto que me referia a criação do Software, não da sua GUI, logo em seguida eu falei sobre as GUIs. Citei como complemento ao exemplo, mas ou você entendeu errado ou tentou distorcer o que eu falei. Fico chateado se for a segunda opção. Isso que você falou não foi o que eu quis dizer.

Eu uso o QGTKStyle aqui, um renderizador para o QT ter uma aparência nativa de GTK em ambientes GTK. Todos os meus aplicativos QT4 renderizam através do GTK, a interface e também o comportamento são idênticos ao tema GTK que eu esteja utilizando no sistema. Simplesmente perfeito.

Isso pra mim é uma integração excepcional.

Eu acredito que entendo o seu ponto de vista, de ter uma ambiente de tabalho uniforme (É isso?). Mas discordo de ter que monopolizar uma API para isso. Um bom Renderer como o QGTKStyle por exemplo pode fazer essas pontes. Permitindo existir as várias opções de APIs. Para você não é importante como você mesmo disse, gosta de ter um bom Software não importando os meios ou filosofia, mas no mundo Open Source o que importa é a liberdade e a diversidade, vai ter que se conformar ou não utilizar, ou utilizar sempre se lamentando com aquela pedra no sapato.

O QT3 ainda é uma pedra no sapato pra mim, mas o QT4, aqui, é indistinguível do GTK.

O QGTKStyle é um fruto da TrollTec Labs. Ponto para essa excelente atitude.

http://labs.trolltech.com/page/Projects/Styles/GtkStyle
http://labs.trolltech.com/blogs/2008/05/13/introducing-qgtkstyle/
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 00:42 por kernel_script »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2008, 17:16 »
O GNOMEFILES VOLTOU!!!!

AEEEEEEEEEEEE!!!!

 :D :D :D :D :D :D :D :D


Eu sabia! :D
Tinham deixado uma messagem lá (Que eu postei logo no início deste tópico) falando que talvez voltariam... e voltaram!
Nossa, pra mim é um grande alívio! Tomara que se fortifique e fique melhor a cada dia! :D

Citar
"Sorry for our downtime!
But we're back and we hope to make some improvements to the site over the next several weeks."

http://gnomefiles.org/

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2008, 17:17 »
Que bom!

E que "atentados/crimes" como estes, não retornem a acontecer! :)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2008, 09:17 »
Bela noticia, Kernel Script!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: O Fim do gnomefiles.org
« Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2008, 15:50 »
Bela noticia, Kernel Script!

Com certeza! :D

Sugestão: Poderia alterar o título do tópico para algo como "O Fim do gnomefiles.org [Retornou]"