Autor Tópico: Gnome e KDE  (Lida 3410 vezes)

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Gnome e KDE
« Online: 11 de MAR?O de 2006, 15:31 »
Só quero deixar bem claro que não quero começar uma guerra de facções beleza (isso aconteceu no orlut e em um monte de lugares).

Sò queria que alguém me explicasse a diferença entre o KDE e o GNOME.
Tipo, pra que que eles servem???
Ouvi dizer que o KDE é mais leve que o GNOME, e também que o KDE é uma solução Desktop completa, qual a vantagem do gnome então???
Ouvi também que o GNOME não tenta copiar o windows como o kde faz. Mas tudo é personalizável não???
Porque existem mais programas pro KDE do que pro Gnome????
Qual a diferença pro kubuntu para o ubuntu normal???

Por favor galera, eu já busquei na google mas todo mundo fica brigabndo e tal, dizendo: "usuário de gnome é burro", ou então "para usar kde prefiro usar windows 98"!!!

Outra dúvida também, é que quando a nova versão do ubuntu for lançada, eu vou ter que reinstalar o SO, ou pode atualizar??? (é que já está configuradihno com a minha cara sabe :wink: )

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Gnome e KDE
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2006, 15:36 »
Vamos lá:

Citar
Tipo, pra que que eles servem???

São dois gerenciadores de janela, ou sistema gráficos de utilização do Linux.

Citar
Ouvi dizer que o KDE é mais leve que o GNOME, e também que o KDE é uma solução Desktop completa, qual a vantagem do gnome então???

O projeto KDE desenvolve vários programas integrados (os Ks da vida). Então, por exemplo, o Kopete (comunicador do KDE) utiliza parte das bibliotecas do próprio KDE. O Gnome se dedica mais ao gerenciador de janelas e deixa os aplicativos para terceiros. Vantagem? Eu acho o Gnome mais estável e mais produtivo.

Citar
Ouvi também que o GNOME não tenta copiar o windows como o kde faz. Mas tudo é personalizável não???

Não sei se é copiar o Windows, mas é o KDE lembra mais o Windows (barra inferior, menu) e o Gnome vai mais pro Mac mas com sua identidade própria. Você pode deixar o Gnome com cara do KDE/Windows e o KDE com jeito de Gnome, é verdade :)

Citar
Porque existem mais programas pro KDE do que pro Gnome????

Não sei tem mais. O problema é que o KDE desenvolve todos com K-isso, K-aquilo. O KDE utiliza um sistema chamado qt e o Gnome o GTK.

Citar
Qual a diferença pro kubuntu para o ubuntu normal???

O Kubuntu vem com o KDE já configurado. O Ubuntu com o Gnome, mas nada impede que você instale outro gerenciador gráfico nos dois.

Citar
Outra dúvida também, é que quando a nova versão do ubuntu for lançada, eu vou ter que reinstalar o SO, ou pode atualizar??? (é que já está configuradihno com a minha cara sabe Wink )

Da versão 5.04 para 5.10 muita gente reclamou que deu problema a atualização. Eu particularmente vou fazer um backup, tenta atualizar, e se não der certo faço uma instalação do zero.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Gnome e KDE
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2006, 17:20 »
Outra coisa coisa que eu tô lendo é sobre um tal de Cairo, porém ninguém diz muitas coisas sobre ele.
Ele é um software de renderização??? Seria por isso que os ícones no ubuntu quando redimensionados não perdem qualidade??? Porque eu altero o tamanho deles de 75 até 400% sem perder nenhuma qualidade de imagem, por isso eu pensava que os ícones eram vetorizados.
E o kde não tem uma ferramenta como essa?

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Gnome e KDE
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2006, 20:52 »
Os icones, janelas,etc.. vão ser vectorizados no KDE 4..