Autor Tópico: BrOffice não inicia para usuário remoto [RESOLVIDO paliativamente]  (Lida 4772 vezes)

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
BrOffice não inicia para usuário remoto [RESOLVIDO paliativamente]
« Online: 08 de Setembro de 2008, 16:28 »
Normalmente fico só na "coruja" observando e aprendendo... (dá pra perceber pelo número de mensagens e tempo de registro...)
Mas dessa vez um conflito me pegou de surpresa e com uma certa pressa....
Não consegui encontrar nenhum erro parecido com o meu (logo, acredito ser configuração inadequada...)

Já procurei em vários fóruns, inclusive internacionais e outros do próprio Ubuntu...
Encontrei problemas de outros administradores mas com relação a "somente leitura" por causa no NFS. Não é parece ser meu caso.

Minha rede possui um servidor UbuntuServer 8.04.1
Este servidor autentica os usuários (linux e poucas máquinas win) através do LDAP.
Todos os clientes Linux possuem seu "homedir" hospedado no servidor através de NFS...
Todas as máquinas Linux cliente são Ubuntu 8.04.1

O problema com o BrOffice é quando o usuário de uma máquina cliente tenta carregar o BrOffice...
Simplesmente NÃO ABRE... Não dá mensagem de erro, nem avisa que travou ou que vai fechar... Na próxima tentativa, entra a recuperação de arquivo (sinal que o arquivo sofreu alguma tentativa de ser carregado).

Os testes:
Como usuário local autenticado pela máquina (Não são os usuários do domínio (LDAP)), é possível abrir o BrOffice tranquilamente.
Como usuário autenticado no Servidor LDAP, ocorre a falha.

Testando abrir o BrOffice pela linha de comando (sem utilizar nenhum parâmetro - ou seja, sem dizer que quero abrir o -writer ou o -calc) digitando apenas o comando soffice, a suíte BrOffice abre de forma "geral", sem nenhum arquivo... Aquela tela de fundo da própria suíte, somente com os botões de "abrir" e "novo"...
A partir desses botões, quando solicita a abertura ou criação de um arquivo novo, ocorre a tentativa de carregar e a tela imediatamente fecha...
Na linha de comando antes de voltar o prompt de usuário, a mensagem

X ERROR! poly request too large or internal Xlib length erro
 Request:     72 (X_PutImage)



Alguem já passou por isso?
Já testei várias formas de "montar" o home em NFS já que as poucas referências a problemas com BrOffice "remoto" eram sobre NFS mas todas tinham a ver com permissões de escrita/leitura.... Parece que o arquivo do pessoal abre e não salva... O meu nem abre!!


Não queria influenciar no raciocínio dos colegas, mas...
...como aparece X ERROR, estou pensando ser problema no servidor X da máquina cliente...
No meu raciocínio, a máquina cliente está sendo utilizada por um usuário forasteiro, "estranho" ao sistema....
Com as configurações do LDAP no cliente, o sistema procura o usuário numa máquina remota...
Mas parece que o servidor X não está tendo acesso as informações deste usuário remoto....
Tem sentido o servidor X procurar alguma referência deste usuário e não encontrar?
Tem algum arquivo no /etc/pam.d que eu posso configurar pra autenticar os serviços do ServidorX remotamente também???
Isso faz sentido ou estou "viajando"??

Se alguém possui uma rede parecida com essa, rodando servidor de usuário remotamente através de LDAP e com NFS e CONSEGUE rodar o BROffice, por favor me ajude comparando os arquivos de /etc/pam.d necessários para autenticação de X...

Valew!
Obrigado pela paciencia...
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 12:00 por A-THOMAZ »
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline cleberrecebe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:33 »

        Fala velhinho :D, em relação ao NTFS pelo que vi so o modulo ntfs-3g consegue montar a partição em modo de escrita, porém tu disse qe se não autenticar o BROffice sobe....o que diz que este não seja o problema. resumindo, o BROffice cria arquivos temporários correto ?, ele está criando isto na unidade remota ?, se sim, quando você loga na LDAP será qe suas permissões de escrita não mudam ?, como disse: Não da erro nenhum quando abre ???, e ele abre mesmo assim na linha de comando dentro da LDAP ? ou fora LDAP :D. já consultouos logs da maquina local ? messages, syslog. debug e o do BROffice ?

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2008, 15:14 »
Tudo ótimo amigo!

O sistema de arquivos a que me referi era o NFS e não o NTFS. O primeiro, meu caso, é o padrão Network FileSystem, utilizado em montagem remota de arquivos em rede exclusivamente Linux,  já o segundo é o NT FileSystem (NT é tecnologia proprietária se não me engano da Microsoft)... Mas isso não vem ao caso, foi somente uma pequena confusão!

Quanto a log de sistema, não identifiquei nenhum log nem no servidor, nem na máquina cliente.
Fiquei com um dmesg e um /var/log/messages praticamente "online" pra tentar observar alguma mensagem, e nada...
A única mensagem que responde é a que relatei e faz referência a X-ERROR (um possível erro de servidor X).

Quanto ao arquivo temporário ele abre sim (tem fundamento essa sua suspeita!!)...
Ele não abre na unidade remota... abre lá no servidor, lá dentro da pasta do usuário em ~/.brofficexxxx (lembrando: a pasta do usuário [homedir] fica lá no servidor!) Sempre que um usuário se autentica em alguma máquina ele "carrega" suas alterações feitas em outra...

Parece ser mesmo no momento de abrir (ou criar) um arquivo. O padrão do BrOffice é abrir esse temporário em ~/.broffice (se não me engano).. Tanto que um dos primeiros comandos em seu script de inicialização (soffice) é o pwd que identifica o homedir do usuário.

Citar
porém tu disse qe se não autenticar o BROffice sobe....
Não é bem assim...
Se eu utilizar o sistema local para autenticar, o BrOffice sobe.
As configurações do Ldap indicam ao sistema primeiro procurar o usuário no servidor LDAP, se não for encontrado, que ele autentique um usuário exixtente na máquina...

Digamos: os usuários da rede só autenticam no LDAP. No caso dessa minha rede, só tem um usuário nas máquinas que é o administrador. Para testar, foi criado um usuário "mortal"... quando esse usuário que só existe na máquina local autentica, o BrOffice sobe normalmente...
Minha dúvida é se o servidor X precisa de uma autenticação ou pode ser esse lance de o BrOffice procurar (ou criar) um arquivo temporário REMOTAMENTE...

Quando me referi a linha de comando foi somente para identificar alguma mensagem de erro no prompt, mesmo assim, era um usuário remoto, autenticado no servidor LDAP rodando em uma máquina cliente...

Vou verificar os outros logs aos quais voce se referiu!


Continua a solicitação:
Se tem alguem com uma rede parecida LDAP, homedir "virtualizado" em um servidor distante cujos arquivos do BrOffice estejam abrindo corretamente, entre em contato!
Obrigado a todos!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2008, 09:40 »
Será que pode ser o
Código: [Selecionar]
/etc/passwd ??
Acredito que o passwd do servidor esteja DIFERENTE do passwd das máquinas clientes.
O BrOffice precisa buscar informações deste arquivo para abrir?
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto [RESOLVIDO paliativamente]
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:26 »
Criei um paliativo para resolver o impasse.

O BrOffice procura as informações dos usuários em
Código: [Selecionar]
/etc/passwdentretanto, o LDAP tem sua prórpria base de dados de usuários, não utilizando do passwd.
Ainda não sei se é possível e se for, ainda não sei alterar as configurações do BrOffice para autenticar pelo LDAP além do passwd...
(se alguem souber, por favor...)

O Paliativo:
o comando
Código: [Selecionar]
getent passwdlista os usuários como listado no arquivo
Código: [Selecionar]
/etc/passwdCriei um script (usando awk) que gera um arquivo de comparação "compare.passwd" (que contém as informações do getent). Este arquivo ficaria na pasta compartilhada. Este arquivo será substituido sempre que for criado um novo usuário (esse script foi adicionado ao script de criação de usuário).
Este script rodará no SERVIDOR sempre que um usuário for criado, gerando um arquivo novo de comparação.

No cliente, um segundo script na inicialização vai adicionar (utilizando patch) ao
Código: [Selecionar]
/etc/passwd local, aquelas informações presentes no arquivo compare.passwd gerado no servidor. Todas as informações novas que ainda não fazem parte do passwd serão nele adicionadas.

Com isso, o BrOffice vai fuçar no passwd e vai encontrar as informações do LDAP necessárias para criar e editar os arquivos dos usuários.


Acredito que essa forma foi bem paliativa; deve existir uma forma de configurar o BrOffice para procurar no LDAP do servidor.
Mas como tenho que colocar a rede pra funcionar antes do MÊS PASSADO, foi necessário burlar um pouco o ambiente...

Se alguém tiver essa dica: onde encontro as configurações do BrOffice para achar pelo LDAP, será muito útil.
Espero poder editar o título para RESOLVIDO DEFINITIVAMENTE...

Obrigado a todos.
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline Mauricio Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto : problema redefinido
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 18:46 »
O problema independe de senhas o NFS.

Broffice não acessa arquivos remotos em quase todas as tentativas num universo de de 15 máquinas diferentes que testei. Na única que funcionou, não consegui descobrir a razão para funcionar. Abiword e Kword editam remotamente.





Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: BrOffice não inicia para usuário remoto : problema redefinido
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2009, 18:52 »
O problema independe de senhas o NFS.

Broffice não acessa arquivos remotos em quase todas as tentativas num universo de de 15 máquinas diferentes que testei. Na única que funcionou, não consegui descobrir a razão para funcionar. Abiword e Kword editam remotamente.


Engraçado que onde trabalho são 48 máquinas ligadas a um server, via NFS, acessando arquivos sem problemas (usando o Open Office).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!