Autor Tópico: Caçadores de Mito  (Lida 2338 vezes)

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Caçadores de Mito
« Online: 03 de Fevereiro de 2007, 17:11 »
Pesquisando sobre linux na internet e revistas acabei descobrindo algumas coisas que não sei se são verdadeiras  ou apenas mitos.A idéia deste tópico é fazer com que estes supostos mitos ou verdades sejam provados por usuarios experientes ou bem informados atraves de um texto(resposta) que possa não apenas convenser mas realmente provar a legitimidade daquilo que esta sendo colocado em questão.Tenho três supostas verdades(não são perguntas) que encontrei na net e em uma revista.Se alguem ouviu falar sobre algo sobre o linux que é questionavel poderiam postar aqui pra ver se conseguimos encontrar os nossos caçadores de mitos.
Por favor, gostaria que estes textos fossem encarados como um teorema de matematica para assim serem provados por aqueles que realmente tem bagagem intelectual "Linuxiana" para isso:

Texto 1:
    "Não existe Vírus no Linux..."    -    Fonte: Net

Texto 2:
    sobre a partição swap "... O espaço necessário é o dobro do que o seu PC tem de memória RAM..."    -    Fonte: Revista PCBrasil

Texto 3:
    "...Manter o diretório /home separados dos arquivos do sistema aumenta a velocidade e a performace."   
Fonte: Revista PCBrasil

Se houver algum tópico que já propõe o referente acima pediria minhas sinceras desculpas e também pediria o link para o mesmo.

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Caçadores de Mito
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 18:11 »
Se você quer testes perfeitos é melhor fazê-los. Tem muita contradição nos teste feitos na internet.

1 - Sei que um vírus experimental (para testar a capacidade de infecção) conseguiu se instalar no Linux; fora os famosos rootkits feitos pra roubar as permissões de administrador. Mas não sei em que condições o teste foi feito. A forma de gerenciamento do sistema através de permissões, nível técnico dos usuários, a velocidade de desenvolvimento e resposta à falhas de segurança etc, são elementos que inibem esse tipo de praga.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=228#

2 - O tamanho da Swap é muito relativo. Mas com certeza não existem regras gerais como essa que você citou  . Eu, por exemplo, não uso swap (tenho 1 Gb de memória ram). Tudo depende da quantidade de memória que você vai usar. A swap é um pedaço do HD que serve como emergência pra casos de falta de memória RAM. Portanto não é obrigatório, só recomendável para quem tem pouca memória. Por exemplo, sei que vou usar mais de 128 de Ram mas menos que 256, então uma memória swap de 128 está de bom tamanho.

http://olinux.uol.com.br/artigos/259/3.html

3 - Lendo um artigo do Morimoto eu tive uma idéia para essa resposta. Algumas vezes quando alguém utiliza o diretório /home separado tem a possibilidade de configurar melhor o sistema de arquivos. Deixando o /home e os arquivos do sistema em sistemas de arquivos diferentes. No meu caso, meu diretório /home está rodando em ext3 porque garante mais estabilidade e confiabilidade aos arquivos, além de, segundo alguns testes, se dar melhor com arquivos grandes (isso não determinou minha escolha porque existem testes dizendo o contrário). Equanto isso meus arquivos de sistema estão rodando em reiserfs que é mais veloz. No fim das contas eu dou segurança aos meus arquivos pessoais e velocidade de processamento. Mas se o contrário fosse feito, /homes em reiserfs e arquivos do sistema em ext3 também existiria ganho. Isso tudo baseado no fato de que na grande maioria das vezes quem instala sem separar o diretório /home ou sem conhecer sistemas de arquivos usa o ext3 como sistema de arquivo, o que o torna mais lento.

http://www.linuxnarede.com.br/tutoriais/post_art/print.php?f_id=131

Gostaria de lembrar que uma partição /home é um ótimo meio de backup e ajuda muito para atualizar a distribuição linux de uma versão para outra (o que é muito rápido).
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 18:21 por inc3rt c0in »