Olá a tod@s!
Uso o Ubuntu 8.04 e quero começar agora a trabalhar com o latex no Ubuntu. Já escrevi trabalhos em Latex no passado em Windows usando o Miktex e o WinEdt. Por isso, peguei no código desses trabalhos e tentei compilá-los no Ubuntu para ver o que dava. É claro que já instalei o os pacotes do tex-live, mas deparei-me com dois problemas:
1º problema:
Para escrever/exibir o código fonte o Kile ou o Texmaker não mostram os caracteres com acentos, isto é, abrindo directamente o ficheiro de código com esses programas, ele coloca no lugar desses caracteres um "?". Experimentei apagar alguns desses caracteres e voltar a escrevê-los e ambos os programas exibiram correctamente os caracteres com os acentos. No entanto, quando compilo estes caracteres nunca surgem para ambos os casos em ambos os programas.
O emacs22 exibe estes caracteres, no entanto não consigo compilar porque ele retorna-me um erro. E isto remete-me para o 2º problema.
2º problema:
Ao compilar o código fonte no terminal usando um simples editor de texto como o emacs22 recebo este erro:
LaTeX Warning: Citation `SmithBank1975' on page 5 undefined on input line 269.
Esta é uma das linhas de erro, porque em todos os sítios onde tenho citações ele menciona erro no terminal. Eu tenho um ficheiro à parte com a bibliografia. Tanto o ficheiro de código como o da bibliografia têm o mesmo nome à excepção da extensão: o do código fonte tem extensão .tex e o da bibliografia tem extensão .bbl .
Atenção que este trabalho que estou a tentar compilar aqui, compila perfeitamente no windows com o miktex, por isso, presumo que não seja erro do latex mas sim na configuração do Ubuntu: ou algum comando que falta ou algum pacote que seja necessário compilar em ambiente linux. Cito os pacotes que coloquei no início do meu código fonte:
\documentclass[a4paper,portuges,dvips]{article}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{babel}
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amssymb}
\usepackage[dvips]{graphicx}
Alguém pode-me ajudar?
Ana Luísa