Oi... colocarei os passos exatos de minha experiência.
- Baixei os dois arquivos indicados:
http://linux.via.com.tw/support/beginDownload.action?eleid=2&fid=341 http://linux.via.com.tw/support/beginDownload.action?eleid=25&fid=159 ;
- executei a primeira série de comandos do tutorial.
- Depois de fazer uma cópia do xorg.conf (Copiar colar por completo para um documento vazio), o modifiquei com o xorg descrito pelo rodrigo.miguel (copiei tudo dali e colei no meu xorg.conf substituindo todas as seções mencionadas: "Device", "Monitor", "Screen", "Module" e "DRI";
- Ativei o compiz mas devido ao e-mail que rodrigo.miguel me mandou (que acabei lendo na hora errada) acabei reiniciando naquele momento sem completar o tutorial e isso fu... tudo. Então com o liveCD do Ubuntu 8.04.1 primeiro fui até o compiz de meu HD (porque pelo que percebi o liveCD cria um xorg.conf e um compiz próprios, então precisei ir até a minha unidade de disco rígido e encontrar por lá o meu compiz. Já tive problemas anteriores também que precisei modificar o xorg.conf também de minha unidade mas só quando não copiei o xorg postado no tutorial de modo exato), removi o via do lugar indicado, e sugiro que o modifique no final... será uma modificação a menos para desfazer caso algo dê errado.
- Sem o compiz continuei o tutorial normalmente, instalando os pacotes e executando a outra série de comandos.
- Sem sair daquela pasta executei sudo nautilus para poder encontrar os arquivos descritos ali e poder copia-los para o local indicado, eles estavam dentro de um dos dois arquivos que baixei. Mas em arquivos compactados... então os descompactei e nas pastas que apareceram estavam os arquivos dentro de cada pasta e seu respectivo nome... foram duas. Fechei o nautilus.
- Agora vem a questão ordinária. Os comandos 'patch' resultavam numa questão irrespondível, pelo que pude entender uma mensagem sobre a um arquivo que já havia sido patcheado... uma pergunta que independente de qualquer resposta vinha sempre Apply anyway [n] -R? ou algo assim que só fui apertando enter. Idem pro segundo patch...
- Aí seguindo o tutorial os comandos todos foram rápidos porque eu ja tinha o kernel original, mas quando estava com o kernel 21 também funcionaram, com as devidas modificações na parte do -SEU_KERNEL, no caso o meu.
- Agora encontrei um variação de minha primeira instalação. Depois do comando make oldconfig, com o kernel novinho 19 tive a opção de responder 'm' na pergunta... antes sob o kernel 21 não pude responder nada tudo correu e quando me dei conta tinha terminado.
- Poucos passos a seguir e acabei. Reiniciei e pronto.
(Mas percebi que o mouse estava aceleradão. E supersensível... então voltei ao xorg e com o meu xorg original de backup deletei o xorg de reserva da pasta X11 (viabak...) e modifiquei então aquele xorg.conf ali adicionando apenas a seção monitor de meu reserva, isso fez com que o cursor voltasse a normalizar e também a função de arrastar e soltar funcionar.
- Então modifiquei o compiz.)
Boa sorte. Em ambas as instalações o compiz pôde ser ativado, tanto sob o kernel 21 quanto o 19, porém só refiz com o kernel 19 para verificar se aquela pergunta do Apply anyway [n] -R? insistia... confesso que me decepcionou um pouco quando a verifiquei presente. Mas enfim... podemos continuar a desenvolver a solução. Grato.