Autor Tópico: Fazer Partições só UBUNTU  (Lida 14293 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Fazer Partições só UBUNTU
« Online: 14 de Setembro de 2008, 09:51 »
Encontrei este tutorial:

http://www.nabble.com/parti%C3%A7%C3%B5es-td12513542.html#a12519966

Como tenho um disco virgem de 160 GB há algum tempo para montar, e apesar de já ter recebido neste fórum ajuda, mas devido ás grandes dúvidas que subsistem, e como penso não fazer Arranque Duplo o que segue vem mais de encontro ao que estou pensando executar


/boot - Primaria 100 megas
/ - Primaria.. 1 giga -------------------------------- Qual será a ideia provável para esta partição ??
swap - Primaria.. 512 megas

/usr - Extendida - 5 gigas
/var - Extendida - 3 gigas
/tmp - Extendida - 1 giga
/home - Extendida - o que sobrar

Também encontrei isto já não sei onde, em que a explicação dada é de que esta posição da SWAP dará um pouco mais de velocidade de acesso sobretudo em mídia, e agora digo eu mas se dá em midia também dará noutros casos

/
 swap
/home

E então pensava fazer como na primeira descrição alterando a sequência do SWAP como aqui, só que continuo com imensas dúvidas, nestas duas descrições não se fala em EXT3 ou REISERFS
Pelo exposto pedia um comentário e uma opinião para um principiante que apesar de já ter o UBUNTU numa máquina velhinha com instalação automática ainda não me aventurei para a final manipulando as directorias de um modo que me dê segurança futura ou pelo menos a mais previsível, de não perder informação por ter o azar de fazer segunda instalação etc etc depois de já estar a usá-la normalmente

Atentamente
João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Fazer Partições só UBUNTU
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:24 »
Não sei se compreendi bem, mas se você pretende instalar apenas o Ubuntu nesse disco, minha sugestão é que o faça reservando uns 20 a 30 GB para a partição raiz, 1 GB para swap e deixe todo o restante para a partição home. Pessoalmente, uso uns 10 GB para a raiz, 512 MB para swap e uns 15 GB para a home - e é mais que suficiente, já que uso um segundo disco para armazenamento de arquivos.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Fazer Partições só UBUNTU
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2008, 00:01 »
uma partição de 200 mb para o boot é sempre útil.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Particionar
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2008, 19:48 »
NOTA: Já mandei esta mensagem mas como estou com problemas da Net lenta vou mandá-la outravez

Vou abrir mais este tópico se acharem que o devem trancar paciência
É pelo seguinte estou há dias tentando particionar um disco só para o UBUNTU, da seguinte maneira que encontrei este tutorial:

http://www.nabble.com/parti%C3%A7%C3%B5es-td12513542.html#a12519966

/boot - Primaria 100 megas
/ - Primaria.. 1 giga
swap - Primaria.. 512 megas

/usr - Extendida - 5 gigas
/var - Extendida - 3 gigas
/tmp - Extendida - 1 giga
/home - Extendida - o que sobra

Não me considero estúpido mas não consigo, com tanta informação contraditória no Gparted

 /dev/sda1 ext3 em sistema de ficheiros Não está montado de 15,63 GiB
 Não consigo pôr a Barra /BOOT
 /dev/sda2 Inactivo Só Linux-swap em sistema de ficheiros e não linux-swap-Primária
 /dev/sda3 Extendida Disponível ( Não existem partições lógicas montadas ) de 4.88 GiB
Só consigo esta partição Extendida mas não consigo fazer /USR

Neste momento nem sei o que dizer, se for para fazer em automático já tenho uma máquina assim, não se aprende, e não fica uma máquina com garantia de não se perder Informação
Tenho lido, é tudo muito confuso, devo de precisar de informação passo a passo de como se trabalha com o Gparted
Estou a tentar particionar antes da instalação
Haverá alguma possibilidade de obter ajuda com tanto desconhecimento, e lembrando que o disco depois destas experiências poderá estar sujo, devo acrescentar que estou utilizando um CD do 8.04

Cumprimentos
JFMMF

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Particionar
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2008, 20:17 »
Vou unir este tópico ao tópico Fazer Partições só UBUNTU, e isto para evitar trancá-lo, já que aparentemente o primeiro tópico você gostaria de particionar, e neste parece que já o fez (esta muito confuso para mim entender, desculpe).

Me diz só uma coisa, porque deseja criar o particionamento assim? É um servidor?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Particionar
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2008, 20:20 »
Eu meu micro pessoal eu simplesmente deixo a /home separada.
Em servidores separo /home, /var/ e /boot da /, para desktops realmente não vejo tal necessidade.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Fazer Partições só UBUNTU
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2008, 18:56 »
Em primeiro lugar obrigado por este tópico não ter sido trancado
Realmente tenho a intenção de particionar este disco só para Ubuntu, só que há dias é que acabei de montar a máquina, e desde daí são tentativas seguidas e constantes de particionar e não consigo resolver a situação, não vou desistir mas é frustante.
Estou a particionar com o cd do Ubuntu 8.04
Vou reproduzir o quadro do Gparted, série 0.3.5 com o que está feito mas de certeza tudo errado

   Partition            File System             Size                Used               Unused        Flags

   /dev/sda1              ext3               15.63 Gib          295.94 Mib        15.34 Gib       boot
   /dev/sda2          linux-swap           525.56 Mib           ----                ----            ----
   /dev/sda3           extended              4.88 Gib            ----                ----            ----
 A seguir aparece em letras esbatidas, julgo como sub partições de /dev/sda3 o seguinte:
        unlocated          unlocated          4.88 Gib            ----                ----            ----
   unlocated               unlocated         128.03 Gib          ----                ----            ----

A partir daqui não me é possível fazer mais partições em extended, por provavelmente estar tudo errado e também não sei como designar, ou aonde escolher estas designações  /usr   /var   /tmp   /home

Mesmo que só fizesse a seguir há /dev/sda2 a /home como consigo a designação /home ou aonde a escrevo e como ou aonde a escolho
Como vêem são demasiadas dificuldades e incertezas

Não vou argumentar o ser ou não necessário tudas estas partições porque não tenho conhecimentos para tal mas o que penso é de que temos um sistema operativo que nos permite manipular os seus potenciais de segurança de informações, há que aproveitar e aprender a fazer, se for só um computador para Internet e pouco mais pode-se fazer instalações seguidas sem problema mas com informação há que acautelá-la.
Tenho noção de que pretendo uma ajuda quase impossível, mas não vou desistir e é frustante não conseguir resolver a situação
Grato por uma ajuda que possa aparecer
JFMMF


Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Fazer Partições só UBUNTU
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2008, 19:41 »
Vou tentar pedir-vos uma vez mais uma ajuda
Resolvi dieixar só três partições

 Partition            File System             Size                Used               Unused        Flags

   /dev/sda1              ext3               15.63 Gib          295.94 Mib        15.34 Gib       boot
   /dev/sda2          linux-swap           525.56 Mib           ----                ----            ----
   /dev/sda3           extended                132 Gib            ----                ----            ----


Depois da instalação do Ubuntu isto ficou uma mixórdia que posso fazer, por favor um conselho

 Partitição Sistema de Ficheiros Ponto de Montagem       Tamanho       Utilizado    Não Utillizado    Parâmetros

   /dev/sda1              ext3                                 415.71 Mib           143.94 Mib      271.78 Mib       boot
  Não Alocado        Não alocado                            15.22 Gib                 ----                ----
   /dev/sda2          linux-swap                             525.56 Mib                ----                ----
   /dev/sda3           extended                              132.91 Gib                 ----                ----
       /dev/sda5              ext3              /              127.47 Gib                3.19 Gib         124.28 Gib
       /dev/sda6          linux-swap                             5.44 Gib                ----                ----

Por favor estou em desespero não tenho para onde me virar a não ser este fórum se tiver que desinstalar como faço, mesmo não sendo vou continuar com o problema das partições, será que vou ficar condenado a deixar o Sistema Operativo fazer o que quer

JFMMF