Pessoal, esta eu fiquei sabendo lendo o semanal do DistroWatch. Aparentemente, esta história começa com o Ubuntulite, mais uma distro dentre as muitas baseadas em ubuntu que usam um logotipo e um nome que lembra (e muito) o Ubuntu ou uma de suas variantes oficiais. O líder do projeto do ubuntulite recebeu um e-mail de um membro da equipe de direitos autorais da Canonical dizendo que a empresa é proprietária de várias Marcas Registradas, e estas incluem Ubunru, Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Estas Marcas Registradas incluem os nomes (em texto) e os logotipos.
"Nós tentamos definir uma política de Marca Registrada razoável que possibilite às pessoas customizarem o Ubuntu, e usar as marcas para promover o projeto enquanto preservamos a integridade das marcas", afirma o tal membro da equipe de Marca Registrada da Canonical, identificada apenas como Michelle. "Nos termos de nossa política de marca registrada, você não pode usar os logotipos de Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu em combinação com outras marcas ou logotipos. Seu projeto está usando o Logotipo do Kubuntu junto com o nome de seu projeto Ubuntulite e isto é quebra de nossa marca registrada. O nome de seu projeto, Ubuntulite, também não está de acordo com nossa política de Marca Registrada. Nós incentivamos as pessoas a fazer versões cusomizadas do Ubuntu, e nós asseguramos o conceito de "remix" para possibilitar o uso da Marca Registrada se as mudanças são mínimas ou incluir apenas software dos repositórios do Ubuntu. Está tudo bem em hospedar repositórios e distribuir o software - o problema é que você está anexando a marca, a qualidade e a garantia das marcas Ubuntu em algo que não é Ubuntu. Nós não teríamos problemas se você renomeasse seu projeto como Ubuntu Lite Remix, por exemplo. Sobre a URL,novamente há um problema, sendo que nas políticas de Marca Registrada nós não permitimos o uso do nome Ubuntu em um nome de domínio ou URL. Novamente, apreciamos seu entusiasmo pelo Ubuntu, porém, o nome e o logotipo de seu projeto precisa ser mudado", afirma também. É uma tradução livre de minha parte. O original, junto com a discussão da comunidade sobre o assunto, encontram-se em
http://ubuntulite.tuxfamily.org/?q=node/171 .
Sobre isso eu acho que há várias coisas a serem pensadas.
- O DistroWatch afirma que em sua lista de espera há Elbuntu, Minibuntu, UbuntuiES, Estobuntu, Zebuntu, Ubuntu Rescue Mix, Bubuntu e Boxbuntu, além das já incluidas Fluxbuntu, nUbuntu, Ubuntu Christian Edition e Ubuntu Muslim Edition - sendo que a edição cristã tem a autorização da Canonical para o uso do nome. Será um exagero esta explosão de *buntus? Será que isto prejudica a marca da Canonical? Será que isto põe em risco o padrão de qualidade do Ubuntu, já que sendo este nome associado com algo possivelmente de baixa qualidade, o usuário pode associar o "*buntu não oficial" ao Ubuntu? Aliás, existe esta possibilidade de associação errônea?
- Será que estas novas (muito novas) medidas de cumprimento de direitos autorais vai se extender às distros *buntu já conhecidas há algum tempo, como o fluxbuntu? Será que a canonical não vai poupar nem mesmo as distros cujo nome não se pareça em nada com *buntu, mas que usem um logotipo inspirado nos logos do Ubuntu (openGEU, por exemplo)?
-
Será que alguns sites e blogs que contém Ubuntu em sua URL serão forçados a mudar ou fechar? Coloquei esta em destaque porque parece ser a mais crítica e ao mesmo tempo improvável. Façam uma busca no google como
blog ubuntu, e encontrarão uma série de blogs com "ubuntu" na URL em diversas línguas.
- Será que a comunidade GNU/Linux vai ficar revoltada com estas medidas da canonical? Também acho esta possibilidade pouco relevante. Afinal, não é verdade que alguns "xiitas" do Debian já não gosta da gente de qualquer jeito?
A informação que eu usei de base para este tópico eu encontrei aqui
http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20080915 (é leitura de rotina para muitos aqui, eu aposto). Se acharem que eu traduzi alguma coisa errada, por favor corrijam.