Autor Tópico: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?  (Lida 8351 vezes)

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Online: 16 de Setembro de 2008, 11:56 »
Eu estou iniciando o uso do UBUNTU pela primeira vez e se alguém puder me ajudar, eu agradeceria. Preciso das seguintes informações:

Como faço para colocar outros papéis de paredes além desses três que vêm por padrão?

Como gravar CDS e DVDS de MP3 e também de vídeo que toque em qualquer aparelho de DVD (inclusive aqueles antigos e fraquinhos como o Britânia)?

Dá para mudar para o ambiente KDE com o Ubuntu 8.04?

Como fazer a desfragmentação do disco no Ubuntu?

Tenho outros dois Linux Instalados (Satux e Kurumin NG). Como acessar os arquivos deles?

Existe algum editor visual para eu trabalhar com páginas em ASP (no windows eu usava o Frontpage)...

Existe driver para o meu Scanner Epson Perfection 1260?

Dá para programar com o Linux? Eu queria aprender C, C++ e Delphi.

Como navegar nos diretórios e salvar os arquivos?

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:12 »
olá, lenovo

só posso responder a algumas perguntas suas. ainda sou novo por aqui. mas vamos a elas:
Citar
Como faço para colocar outros papéis de paredes além desses três que vêm por padrão?

vá no menu: sistema > preferências > aparência >  na aba "plano de fundo". ali tem a opção "adicionar". é só ir na pasta onde você baixou a imagem. também dá pra clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher "alterar plano de fundo.

Citar
Como gravar CDS e DVDS de MP3 e também de vídeo que toque em qualquer aparelho de DVD (inclusive aqueles antigos e fraquinhos como o Britânia)?

é só usar o nautilus (que é o nome do gerenciador/navegador de arquivos). assim que você inserir o disco virgem, ele normalmente abre uma janela no nautilus. você arrasta os arquivos que queira gravar pra ali e clica em "gravar dados no disco". podes usar o brasero também, que é o programa pra gravar CDs e DVDs, vem por padrão no ubuntu: aplicações > som & vídeo : gravador de discos brasero. é claro que você precisa ter os arquivos em mp3 pra isso. por padrão, o ubuntu converte arquivos de som para .ogg. mas tem programas (como o sound converter) que fazem isso. procura no synaptic: menu sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic. é por ele que você baixa programas pro ubuntu. gratuito, sem pirataria, open source na maioria.

Citar
Dá para mudar para o ambiente KDE com o Ubuntu 8.04?

dá. vá no synaptic e procure por KDE que você acha a opção de baixar o ambiente. quando for logar novamente, procure por "sessão" na tela de abertura que a opção KDE vai aparecer.

Citar
Como fazer a desfragmentação do disco no Ubuntu?

não precisa. não sei porque, mas parece que o ubuntu aloca as infomações mais corretamente - ajuda, por favor. quem aí sabe como acontece? já li em algum lugar, mas perdi a fonte.

Citar
Tenho outros dois Linux Instalados (Satux e Kurumin NG). Como acessar os arquivos deles?

estão em outra partição? se você particionou corretamente, o ubuntu lê sem problemas (aba "locais"). se houver problema pra ver suas partições no ubuntu, procure aqui no fórum (na parte de pesquisa). ou no google. mas recomendo o fórum primeiro sempre.

Citar
Existe driver para o meu Scanner Epson Perfection 1260?

faz uma experiência: espeta o scanner direto no computador e vê se o sistema reconhece. é assim que acontece normalmente. se precisar de drivers, ele vai pedir pra baixar da web direto, é simples demais. esquece o "modo windows de complicar sua vida".

Citar
Dá para programar com o Linux? Eu queria aprender C, C++ e Delphi.

sim. tem programas pra isso. mas também não sei dizer quais são. procura por C, C++ e Delphi no synaptics que ali tem. ou no adicionar/remover: sistema > adicionar/remover.

Citar
Como navegar nos diretórios e salvar os arquivos?

vai no menu, em "locais". se você usa o menu que vem por padrão, vão estar ali todas as pastas do nautilus. se você usa o menu principal - uma variação do menu padrão, condensando tudo a partir de um botão - clica, vai em  "locais" e vai estar ali.

abraço. espero ter ajudado.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 13:14 por achteutis »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:23 »
Quanto a verificação de disco e desfragmentação:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40268.msg239017.html#msg239017

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Dá pra fazer TUDO e MAIS UM POUCO!!
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:19 »
Dá pra fazer TUDO e MAIS um pouco... e melhor, SEM GASTAR NADA!!!

Só falta voce se acostumar em "COMO FAZER"...
Isso é uma questão de aprendizado. Mas tem um diferencial: Voce leva MENOS tempo pra aprender as coisas que levou pra aprender "no outro", isso é certo! (voce não aprendeu a fazer essas coisas de uma hora pra outra, certo? levou um tempo... Tenho certeza que esse tempo será bem menor!)
E tem um por quê: Porque voce APRENDE o que está fazendo...
Voce FAZ e aos poucos passa a saber o que fez... Voce não vai mais ser dominado pelo sistema, pelo contrário, voce o dominará... Seu computador vai fazer tudo que voce quer!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dá pra fazer TUDO e MAIS UM POUCO!!
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2008, 18:21 »
Dá pra fazer TUDO e MAIS um pouco... e melhor, SEM GASTAR NADA!!!

Só falta voce se acostumar em "COMO FAZER"...
Isso é uma questão de aprendizado. Mas tem um diferencial: Voce leva MENOS tempo pra aprender as coisas que levou pra aprender "no outro", isso é certo! (voce não aprendeu a fazer essas coisas de uma hora pra outra, certo? levou um tempo... Tenho certeza que esse tempo será bem menor!)
E tem um por quê: Porque voce APRENDE o que está fazendo...
Voce FAZ e aos poucos passa a saber o que fez... Voce não vai mais ser dominado pelo sistema, pelo contrário, voce o dominará... Seu computador vai fazer tudo que voce quer!

Exato! A peça mais importante do computador deixa de ser o sistema operacional e passa ser aquela entre a cadeira e o monitor!  ;)

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:59 »
Estou gostando do UBUNTU. Até consegui baixar um pacote indo no CONSOLE e digitando sudo apt-get install kubuntu-desktop para poder usar o KDE. Só tem uma coisa que parece que não vou conseguir no Ubuntu e no linux de um modo geral: eu edito meu jornal no Pagemaker. E com certeza não há como usar o pagemaker aqui e nem existe programa similar, uma vez que editorar um jornal ou revista é diferente de se fazer um texto no office. O jornal, em geral, tem uma página de 39cmx52. Faço o jornal inteiro e o pagemaker imprime as partes, eu colo, mando para a gráfica o vegetal e eles se viram em colar as partes, criar a página em aluminío e imprimir.

Outra coisa que ainda não entendi. Por um erro, ao instalar o Ubuntu em um computador com o Windows XP e Windows Vista, ao reiniciar só aparecia os comandos windows. Depois, tentei novamente, instalei em outra partição e funcionou. Só que como apareceu aqui hda7 na primeira instalação e hda5 na segunda, que funcionou, não sei como localizar a hda7 e apagá-la, uma vez que lá, provavelmente, tem uma cópia inútil do UBUNTU, apenas ocupando espaço. Como fazer para apagá-la e ter a certeza de que não vou apagar nenhum dos meus dois windows e esse ubuntu que está funcionando?

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 21:40 »
"Scribus 1.1.6: A opção Linux para Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesing

O que é o Scribus?

O Scribus é uma ferramenta de código livre de editoração gráfica, é a opção GNU/Linux para o Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesign. Com ele podemos criar: jornais, revistas, documentos, desenhos e impressos em geral. Neste manual apresentaremos de uma forma básica, as principais funções e aplicações que podemos efetuar com esta ferramenta.

Principais vantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5:

É uma ferramenta de código livre o seu custo para adquirí-lo passa a ser zero; Oferece uma interface gráfica mais clara e objetiva para o usuário; Apresenta mais recursos para manipulação e formatação de objetos como: espaçamento de palavras, inserção de imagens, textos, tabelas, etc... Salvamento automático definido pelo usuário.

Principais desvantagens do Scribus em relação ao PageMaker 6.5:

Os usuários do Windows que tenham pouca memória RAM, sentem certa diferença, quanto a manipulação e formatação de textos, pois o GNU/Linux exige uma quantia maior de memória não para o seu sistema mas para os programas que rodam nele; Nas primeiras configurações exigem um usuário mais avançado em GNU/Linux. "

"DATAPREV libera primeiro manual em português sobre ScribuS
Editoria: Governos
07/Dec/2004 - 13:06
A DATAPREV disponibilizou o primeiro manual em português para o software Scribus. O Scribus é uma ferramenta de código livre de editoração gráfica, é a opção GNU/Linux para o Adobe PageMaker, QuarkXPress e InDesign. Com ele podemos criar: jornais, revistas, documentos, desenhos e impressos em geral. O manual tem versões em português e inglês. A idéia do Autor, Marcio A S Lemos, é contruir uma comunidade em torno do trabalho. Ele já tem recebido contribuições da comunidade da Índia.

Versão em português: http://www.softwarelivre.org/downloads/Manual%20Scribus.sxw

Em inglês: http://www.softwarelivre.org/downloads/ManualScribusEnglish.sxw"

Baixar o Scribus, gratuitamente: http://www.scribus.net/?q=downloads

Fonte: www.softwarelivre.org/news/3412

Se usar o ubuntu, é a terceira opção da lista de downloads.

Abraços.




« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 21:42 por Luciano Gardim »
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2008, 21:44 »
Mais um texto interessante, retirado de http://www.gdhpress.com.br/entendendo/leia/index.php?p=cap5-21

"Scribus

O Scribus é um programa de editoração eletrônica bastante maduro, similar em muitos aspectos ao Page Maker. Um programa de editoração é bem diferente de um editor de textos, pois é mais voltado para a produção do layout da página, oferecendo uma precisão muito maior. Você usa um editor de textos como Abiword para escrever um livro, mas usa um programa de editoração quando precisa fazer o layout de uma revista, ou a própria capa do livro :).

Os pontos fortes do Scribus são a facilidade de uso (comparado com outros programas da área) e o excelente suporte a exportação de arquivos em PDF, um ponto em que o Scribus é realmente bem superior a outros programas. Ele inclui suporte a vários recursos incluídos nas últimas versões do formato, como a possibilidade de criar PDFs "inteligentes", com a inclusão de java scripts, que permitem incluir botões, formulários e outras funções.

O Scribus foi o primeiro programa a oferecer suporte ao formato PDF/X-3 (um padrão ISO, aberto, para gerar arquivos PDF de alta qualidade, destinados à impressão), antes mesmo das ferramentas da Adobe. Ele também suporta CMYK (a conversão é feita automaticamente ao gerar arquivos PDF) e possui muitas ferramentas de desenho, incluindo o suporte a arquivos em SVG (um padrão para desenhos vetoriais), que podem ser incluídos diretamente no documento e modificados dentro do próprio Scribus, sem necessidade de ficar importando e exportando.

Ele pode também ser expandido através de plugins, escritos em C++, ou scripts, escritos em Python. Veja mais detalhes aqui: http://docs.scribus.net/index.php?&page=plugin_howto. Você pode encontrar vários tutoriais sobre o uso do Scribus no http://docs.scribus.net/.

Assim como o OpenOffice, o Scribus utiliza um formato de arquivo aberto e bastante limpo, baseado em arquivos XML. Isto surpreende, pois os arquivos gerados pelo PageMaker, Quark e outros programas da área são extremamente complexos e ilegíveis, praticamente impossíveis de recuperar quando algo dá errado. No caso do Scribus, é muito mais raro perder trabalhos por causa de arquivos corrompidos e, mesmo nestes raros casos, existe sempre a possibilidade de abrir o arquivo num editor de textos e remover a parte danificada.

Por ser um programa bastante popular atualmente, o Scribus é bem simples de instalar na maioria das distribuições, basta instalar o pacote "scribus" usando o apt-get, urpmi ou yum. Caso ele esteja aparecendo em inglês, experimente chamá-lo via linha de comando, usando o comando "scribus --lang br".

O Scribus se beneficia dos avanços feitos pelo Linux em outras áreas, como no suporte a fontes truetype, as brutais melhorias no sistema de impressão, as melhorias nas bibliotecas gráficas e assim por diante. É a combinação de tudo isso que tem possibilitado o aparecimento de tantos programas profissionais para a plataforma, que realmente podem ser utilizados em ambientes de produção."

Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:25 »
Opa, agora, com o tempo, estou ficando mais confuso. Quanto entro na internet e quero instalar um programa windows, bastava clicar em download e depois em executar.
Agora, por conta das muitas distribuições, eu não consigo instalar programas. Alguns, que têm o caminho sudo apt-get install nomedoprograma-desktop eu consigo. Mas em relação a outros, tipo .rpm, .deb, .yx, etc. não estou conseguindo entender.

Alguém, com mais experiencia, me ensina? Eu tentei instalar aquele programa que equivale ao icones mágicos do Kurumin, mas não deu certo. Mesmo eu tenho minha senha de administrador correta, quando abro o terminal e digito su, e depois a senha, diz que a autenticação falhou. Não entendi a razão, pois ao entrar com sudo apt-get install kubuntu-desktop funciona numa boa.


Eu baixei o arquivo skype2.deb e ao clicar em cima diz algo sobre dependência ......

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2008, 23:50 »
Opa, agora, com o tempo, estou ficando mais confuso. Quanto entro na internet e quero instalar um programa windows, bastava clicar em download e depois em executar.
Agora, por conta das muitas distribuições, eu não consigo instalar programas. Alguns, que têm o caminho sudo apt-get install nomedoprograma-desktop eu consigo. Mas em relação a outros, tipo .rpm, .deb, .yx, etc. não estou conseguindo entender.

Alguém, com mais experiencia, me ensina? Eu tentei instalar aquele programa que equivale ao icones mágicos do Kurumin, mas não deu certo. Mesmo eu tenho minha senha de administrador correta, quando abro o terminal e digito su, e depois a senha, diz que a autenticação falhou. Não entendi a razão, pois ao entrar com sudo apt-get install kubuntu-desktop funciona numa boa.


Eu baixei o arquivo skype2.deb e ao clicar em cima diz algo sobre dependência ......

Bom,

Primeiro eu recomendaria ler o guia foca linux =>

http://focalinux.cipsga.org.br/

todos os pacotes .deb oficiais são instaláveis via gerenciador de pacotes synaptic
Quanto a erro de dependencias, veja se seu sistema está atualizado. qualquer duvida poste aqui o erro do skype.

pacotes RPM, etc tem compactação e compilação incompativeis com as distribuições do padrão Debian (.deb), logo devem ser recompiladas para este padrão, ma nem sempre isto pode funcionar de primeira. Pacotes tar.gz são pacotes em codigo de maquina e necessitam ser compilados também. É preciso ter conhecimentos do sistema para fazer isto.

Deixe para fazer isto quando voce tiver uns 6 meses de GNU/Linux ou mais.


Existe uma diferença entre su e sudo. As senhas podem ser ou são diferentes.

su é para ser root, o Deus do sistema.
sudo é para um usuário se fingir de Deus temporáriamente.

o comando sudo tem uma caracteristica, sudo su tem outra.

Use sudo até voce entender mais do sistema.


[],s

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2008, 12:20 »
Citar
Eu baixei o arquivo skype2.deb e ao clicar em cima diz algo sobre dependência ......

oi lenovo

o caso da dependência é que o gerenciador de pacotes só vai precisar baixar mais pacotes que o skype precisa pra funcionar, isso são as dependências. pode deixar baixar sem problemas.
[]
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:07 »
Eu baixei, mas não funcionou. Alguém sabe um local onde eu possa baixar o skype diretamente via apt-get?

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:26 »
Eu baixei, mas não funcionou. Alguém sabe um local onde eu possa baixar o skype diretamente via apt-get?

olha só, eu baixei o skype, instalou beleza. explica a parte do "não funcionou". você clicou duas vezes no pacote .deb? o que aconteceu? pediu as depenDências? instalou? apareceu uma janela acusando erro? não aparece no menu? dá umas dicas.
[]
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2008, 13:31 »
Pediu dependência