Autor Tópico: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?  (Lida 8350 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2008, 18:25 »
Sim lenovo isto nós entendemos, mas quais dependencias?

Clique no pacote .deb do skype e escreva aqui passo a passo o que ele reporta para voce como e voce fosse instalar por cima.

Daí nós vamos ver o que esta errado na coisa toda.
=============================================
Só para voce entender melhor.

No windows voce tem um arquivo executável skype.exe. Durante a instalação ele adiciona varias bibliotecas skypexxx.dll no seu disco na pasta skype, enchendo ele de porcarias necessárias ao funcionamento do programa. Imagine que outro programa 123.exe precise da dll skypexxx.dll, o cdrom instala na pasta 123, com o tempo vai se criando uma bagunça.

No GNU/Linux, não existe um executável como conhecido por skype.exe e sim um arquivo texto /.skype, que para funcionar também precisa de dll's ( que aqui chamamos de dependencias )mas diferentemente do Windows, estas "dll's" não ficam disponiveis só para o "skype.exe" mas para qualquer programa que precise dela, logo economiza espaço em disco e não é necessário se duplicar arquvos para um "exe" funcionar.

É mais inteligente, limpo e funcional.

Satisfazendo -se as dependencias tudo funciona.

O Windows foi pensado para funcionar sem rede, portanto tudo tem que vir num cd rom de instalação, já o Linux foi pensado ( em 1980 +/- ) para ser trabalhado em rede, antes até da Internet existir, logo um programa pode "pegar" as "dll" que quiser na rede, quando precisar usar as mesmas.

É mais inteligente, limpo e funcional.
====================================================

[],s

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2008, 08:55 »
Eu havia baixado um skype de um site que já não me lembro o nome, mas não funcionou. Só que agora, ao pegar o .deb diretamente do site www.skype.com funcionou.

Obrigado, amigos

Se você souber da página de algum antivirus .deb, por favor me indique, pois estou sem antivirus no meu computador com o Linux

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2008, 12:28 »
Citar

Se você souber da página de algum antivirus .deb, por favor me indique, pois estou sem antivirus no meu computador com o Linux

Antes voce deve saber que não existem anti virus PARA Linux.
O que existe são anti virus que rodam no Linux para examinar arquivos do Windows.

Procure no gerenciador de pacotes synaptic pelo clamav ( Clam anti virus )

Como não existem quase virus para Linux, o objetivo é receber um arquivo de Windows e escanear antes de repassar para alguém.

Digo quase pois deve aparecer um virus a cada 5 anos para Linux, e ele só afeta uma distribuição especifica.

Aconselho voce a perder seu sono com outros assuntos que não virus.


[],s

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2008, 12:45 »
Exato! E para outros aplicativos .deb que não estejam no synaptic, recomendo o www.getdeb.net
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2008, 16:10 »
Realmente ouço dizer que não existe vírus no Linux. Mas, se possível, me explique uma coisa: eu vejo que existem várias distribuições. Todas elas usam o mesmo Núcleo (Kernel), certo? Então, quem tem o UBUNTU e aprender razoavelmente bem os comandos, não sentirá nenhum problema quando for trabalhar em uma empresa que use qualquer outro Linux? Ou os comandos são diferentes? Se são, qual a melhor de todas as distribuições?

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2008, 16:17 »
Realmente ouço dizer que não existe vírus no Linux. Mas, se possível, me explique uma coisa: eu vejo que existem várias distribuições. Todas elas usam o mesmo Núcleo (Kernel), certo? Então, quem tem o UBUNTU e aprender razoavelmente bem os comandos, não sentirá nenhum problema quando for trabalhar em uma empresa que use qualquer outro Linux? Ou os comandos são diferentes? Se são, qual a melhor de todas as distribuições?

Nem todos os comandos são idênticos, mais existem graus de parentescos entre as distribuições, o que facilita o entendimento mútuo.
Cada distribuição tem um foco, um publico alvo, cada usuário tem sua opinião sobre distros. Grandes distros (já consagradas), existem também muitas, e as demais, em sua maioria são modificações/melhorias/personificações e etc... a exemplo, o Ubuntu, que é baseado no Debian, tem 90% das características da distro "mãe"(Debian), mais atrai mais usuários pelas adaptações, e melhorias que recebeu da Canonical e da comunidade.

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:23 »
Realmente ouço dizer que não existe vírus no Linux. Mas, se possível, me explique uma coisa: eu vejo que existem várias distribuições. Todas elas usam o mesmo Núcleo (Kernel), certo? Então, quem tem o UBUNTU e aprender razoavelmente bem os comandos, não sentirá nenhum problema quando for trabalhar em uma empresa que use qualquer outro Linux? Ou os comandos são diferentes? Se são, qual a melhor de todas as distribuições?

Complementando o que o felipeborges escreveu:

O nucleo do kernel é apenas um grande banco de dados de drivers.( simplificando )

Para interagirmos com o kernel, existem o que se conhece como shell ( ex. bash )

Então para entender, pegue uma folha de papel e no centro dela desenhe um circulo e pinte de preto. O preto é o kernel.

Depois crie um circulo maior em volta do preto e pinte de azul. O azul é o shell ( ou interpretador de comandos )

Depois crie um outro circulo em volta do azul e pinte de vermelho. O vermelho representam os pacotes ( programas ) do sistema Ex. o X window system que fazem tudo funcionar.

Em seguida outro circulo em volta do vermelho e pinte de verde, que vai representar os programas que voce instalar

E finalmente outro circulo em volta do verde pintado de amarelo, representando sua interface gráfica Ex. o Gnome.

Muito bom. O GNU/Linux é o preto somente. O que forma uma distribuição são os outros circulos.

como já citei, entre o preto e as outras cores existe a azul ou o shell.

Este é o que voce conhece por terminal, e existem varios deles. Como o GNU/Linux é uma derivação do Unix, o shell teria que reconhecer os comandos do Unix, logo a maioria dos shells têm comandos semelhantes, porem podem ser alterados e customizados a seu gosto. Por ex. o comando ls ( lista um diretório ) pode ser alterado para o nome que voce quiser dar, ou o nome que o desenvolvedor da distro quiser dar. Não é comum mexer mas pode acontecer. No Ubuntu o shell padrão é o bash.

Então a linha de comando pode variar. Mas voce pode mudar de Linux e se voce não conhecer o interpretador de comandos da distro, voce pode instalar o bash e ser feliz, pois todos os comandos que voce aprendeu estarão lá. ( só um exemplo )

Agora o proximo circulo, o vermelho.

Os pacotes necessários ao sistema, devem obedecer a uma hirarquia de pastas no disco rigido começando pela mais interna ou seja o "/" ou raiz.

E eu com isto? Bem, cada distribuição pode fazer esta hierarquia como quiser, por exemplo no Ubuntu seus discos e midias removiveis estão numa pasta chamada "media" mas outra distro pode achar que media não serve e colocar os discos na pasta "mnt"

Ah, tá, eu mudei de distro e quero fazer os discos voltarem de MNT para MEDIA. Sem problemas, voce cria os hard links e os redireciona de MNT para MEDIA e tudo continua funcionando sem dar reboot. ( Lindo o Linux )

Os outros circulos também podem ser customizados à vontade, pois os pacotes ( programas ) são todos compilados em codigo binario ( codigo de maquina ) no circulo verde independente da distribuição. apenas por comodidade um cara que fez a "tradução" de binário para o padrão .deb do Debian ( pai do Ubuntu e outras distros ) colocou o pacote,deb na rede para todos poderem instalar mais facilmente.

E agora o cirulo amarelo. Voce não gostou do Gnome, ou ele ficou lento ou muito grande no seu disco ? troque de interface gráfica, e melhor, use ela para fazer a sua própria.

Como podemos ver, pode parecer complicado no inicio, mas tudo se resume em que no GNU/Linux voce controla a máquina e não é escravo dela como no Windows onde vem tudo pronto e voce tem que engolir como vem as coisas.

Se voce conhecer bem uma distribuição, qualquer outra distro pode ser "adptada " para seus conhecimentos e eventualmente melhorada. E se voce for chato a ponto querer ter a sua propria distribuição ( chato no sentido de perfeccionista ) é só criar uma. ( tem artigo pacas na rede ensinando passo a passo como fazer. )

Isto é o software livre. Voce não é dono de nada, mas ao mesmo tempo pode fazer de tudo. ( aqui não tem papai dizendo não mexe aí, meu filho )

Procure na rede o Guia Foca Linux. Leia o guia em seus varios estágios ( iniciante, itermediario e avançado ) é um arraso. Em pouco tempo ( ? ) voce vira fera em Linux, vai querer compilar seu kernel sob medida para sua máquina, vai querer aprender programação para escrever seus proprios comandos no shell e nos fins de semana fazer sua propria interface gráfica.

Neste ponto a grana vai começar a pingar.

abraços ao Forum

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2008, 20:51 »
Simplesmente Magnífica sua explicação! Sempre que necessitar explicar o funcionamento de uma distro e do SO Linux, vou linkar este tópico! A maneira que isto tudo foi me apresentado foi muito grosseira e superficial, já esta explicação do Tota, bem intuitiva, clara e sem margens para dúvidas. Excepcional!

......................

Sobre criar sua própria distribuição: Procure ler o livro Linux from Scratch (tem versão em pt). Não só para criar sua distro, mais para conhecer bem a estrutura do sistema, conhecer novas opções de aplicativos. Após o Guia Foca, eu lí este livro (LFS) e enriqueceu muito o meu conhecimento!

Bons estudos!!! ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline lenovo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2008, 14:17 »
Citar
distribuição: Procure ler o livro Linux from Scratch (tem versão em pt)


Eu entrei na página indicada (linuxfromscratch) mas não vi nada em português. Lá tem o Link download, mas pelo que pude entender, superficialmente, que se tratada do núcleo de um LIVECD bruto, ao qual eu possa adicionar os pacotes.

Mas eu queria um ebook com um passo a passo, de preferência em português, para eu ir aprendendo como se monta um LIVECD. Sei que vocês poderão perguntar: "Olha só, esse carinha mal começou usar o linux e já quer se aprofundar em criar sua própria distro!) È verdade, sou realmente iniciante. Mas já quero estudar profundamente. Entendendo como se monta uma distro, vou entender melhor essa miríade de programas existentes e entender mais profundamente o sistema.
Por exemplo: eu sei programar pouca coisa em windows (sei apenas fazer alguns pequenos programas em Delphi e criar páginas HTML), mas tudo o Windows (ruindows) parece-me quem intuitivo.
Já no LINUX, os termos me parecem um tanto confusos e não são intuitivos a pontos de entendermos o que são programas ou o que são comandos. Os programas, no windows, têm nomes bem fáceis de indentificarmos.

Se alguém estiver com algum tempo sobrando e quiser contribuir comigo e com outros usuários novatos, por favor, poste aqui uma relação dos programas mais úteis no dia a dia, como baixá-los e onde instalá-los.

Exemplo:

Skype   - Comunicador Via Voip  - Como baixá-lo  - su apt-get install skype2.0-desktop  (não sei se está correto o comando... este foi um comando meramente ilustrativo).
« Última modificação: 21 de Setembro de 2008, 14:23 por lenovo »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2008, 18:51 »
Aí, lenovo, gostei da tua garra.

De uma pesquisada aqui mesmo no forum, começando pela sessão iniciantes ( a maioria dos tutoriais está lá ) que voce vai encontrar como fazer sua propria distro.

Um bom lugar para voce ler, também ( não nos abandone... :D ) é o foum em portugues do Debian e do Mandriva.

Neles voce vai ver as diferenças entre distribuições, os pacotes para instalação ( synaptic no Debian, Adept no Mandriva ) pacotes .DEB X .RPM as diferenças entre as interfaces graficas mais populares Gnome e KDE bem como a hierarquia de pastas.

Procure por linux bible e Ubuntu bible no google bem como se tiver dominio do Ingles, www.linux.org

Tem , também o guia do hardware => http://www.guiadohardware.net/

Nada a ver com Ubuntu mas um bom local de informações.

[],s


Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Dá para fazer com o UBUNTU tudo o que eu fazia com o Windows?
« Resposta #25 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:02 »
Pediu dependência

Veja quais são as dependências necessárias e escreva no synaptc. ;)

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.