Olá pessoal,
Geralmente venho ao fórum para perguntar algo ou esclarecer uma dúvida, mas desta vez venho com uma notícia legal. Após algumas pesquisas e muito esforço consegui jogar este que é um dos jogos mais conhecidos da atualizado, o Perfect World, com a ajuda do Wine:
Pois bem, como consegui isto?
Não foi certamente com a ajuda do nosso maravilhoso comando -opengl que ajuda a entrar em jogos como WoW e War3 mas sim com a instalação do DirectX no Wine como se fosse rwindows, o problema é que muitas DLLs necessitam ser copiadas da própria pasta system32 antes da instalação, se não tudo o que vai conseguir é um baita Bug. A seguir o link do passo a passo para a instalação e logo após algumas observações minhas, e eu acho melhor ler antes de dar um "wine DXSETUP.exe" se não quiser um bug daqueles.
Link para o tutorial "Install DirectX on Wine"
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Directx9_no_wine_em_UbuntuAntes de começarem a meter bronca na instalação é bom certificar-se de copiar QUASE TODAS as DLLs de sua instalação do "rwindows XuxaPark" que ficam na pasta system32, se tiver paciência pode copiar tudo, garanto que só vai fazer mal a sua paciência. As DLLs necessárias começam com "D". Copiem também o aquivo dm.sys da pasta drivers em system32 para a pasta do wine de mesmo nome, se não houver crie.
Bem, o tópico acima está muito bem explicado, minha função é apenas dizer o que não devem fazer que é, basicamente, não tentar instalar o DirectX sem as DLLs nativas do rwindows.
Jogando Perfect World
Se você já faz a instalação com certeza consegue abrir o dxdiag.exe com o wine:
wine /~.wine/drive_c/windows/system32/dxdiag.exe
Abrindo a caixa do DX vá para a segunda aba e veja se há DLLs faltando, o que geralmente acontece, depois volta para a pasta do XP e "tome emprestado" uma por uma e as marque como nativas no winecfg.
Se tudo está ok é hora de rodar o jogo
Abra um terminal ou vá diretamente à pasta do PerfectWorld e execute-o com o wine:
wine Launcher.exe
Não pode ser de outra maneira, o jogo não abre sem o Launcher ¬¬ é o mesmo problema do WYD, e diga-se de passagem não rodou nem com reza brava.
A janela de atualização irá abrir, enquanto rola o update, vá em video e deixe algumas coisas desnecessárias em nível baixo, pois, o DirectX está instalado apenas para rodar o jogo e não para fazer milagres.
Bem, espero ter ajudado, se alguém tiver problemas poste de volta, talvez eu tenha esquecido de algo, se rodou aqui também poderá rodar ai, basta seguir o tutorial de instalação do DirectX CORRETAMENTE!
Abraços!