Autor Tópico: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF  (Lida 11532 vezes)

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Online: 06 de Julho de 2006, 23:04 »
Pessoal,

Andei meio sumido mas estou de volta e vou postar minha primeira dica no fórum.

Essa dica serve para quem quiser instalar uma impressora PDF no Ubuntu sem precisar instalar o kprinter (veja o tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=3060.0) e assim conseguir gerar arquivos PDFs no firefox e em qualquer outra aplicação não Gnome.

(Obs: nas aplicações do Gnome - Ex. Editor de Textos - a caixa de impressão oferece a opção de imprimir PDFs numa impressora virtual, então não é necessário fazer nada para criar PDFs nestes aplicativos)

O kprinter é uma maneira fácil de se criar uma impressora PDF mas existem ocasiões que ela não funciona, além de instalar várias bibliotecas do KDE no Ubuntu o que pode tornar o download demorado.

Outro dia eu precisava imprimir um arquivo em PDF a partir de um aplicativo Windows acessado através de um terminal Citrix MetaFrame Web, e não conseguia fazer o aplicativo Windows enxergar minha impressora PDF do kprinter. O aplicativo Windows enxergava as demais impressoras na minha máquina mas nada da tal impressora pdf do kprinter.

Percebi que a única forma de fazer isso era instalar um driver de uma impressora real que, ao invés de imprimir para uma impressora de verdade, direciona a impressão para um arquivo PDF. Exatamente como fazem as impressoras PDF que existem para o Windows.

Pesquisando, descobri que existe um pacote nos repositórios do Ubuntu chamado CUPS-PDF e com ele é bem fácil de criar essa impressora. O Script funciona tanto no Gnome como no KDE e acredito que no XFCE também, isso porque ele atua no servidor de impressão (CUPS).

1) Instalação do CUPS-PDF.

- No terminal digite:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install cups-pdfou abra o Synaptics, procure o pacote cups-pdf e o instale.

- A versão desse pacote para o Ubuntu Dapper possui um bug (no Breezy não testei), então ele deve ser corrigido da seguinte forma.

No terminal digite:
Código: [Selecionar]
sudo chmod +s /usr/lib/cups/backend/cups-pdf

2) Criar a impressora PDF

- Vá até o menu: "Sistema/Administração/Impressora"
- Clique no ícone: "Nova Impressora"
- Ao abrir a caixa - "Adicionar Impressora" - perceba que no ítem - "usar uma impressora detectada" - aparece a seguinte impressora: "PDF Printer". Selecione esta e clique em "Avançar".
- Selecione em "Fabricante" - "Generic", e em "Modelo" - "postscript color printer rev3b". Depois "Avançar".
- Escreva um nome para a sua impressora pdf. Ex. "PDF-Printer". Se quiser você pode também digitar uma descrição e a localização para essa impressora (opcional).
- Clique em aplicar.


3) Testar a impressora
- Abra qualquer aplicativo - Ex.: Firefox - Vá no menu "Imprimir", escolha a impressora PDF criada (no exemplo acima a "PDF-Printer") e mande imprimir.
- Abra a sua "Pasta Pessoal" (também conhecido com Home) e veja que é criado automaticamente uma pasta chamada "PDF". É ali que os arquivos PDFs são gravados.


Como esse script faz a impressora PDF parecer uma impressora de verdade, é bem provável que essa dica funcione com qualquer aplicativo linux e talvez seja possível até compartilhar essa impressora (com o SAMBA) com máquinas Windows, facilitando a criação de arquivos PDFs via rede.



« Última modificação: 06 de Julho de 2006, 23:11 por eggx.geo »
Egg

Offline adam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2006, 11:41 »
Muito boa essa dica !!!
Sou novo no Linux e não sabia disso.

Valeu mesmo !!

Offline eth2002

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2006, 08:02 »
obrigado pela dica, instalei e funcionou blz...

Offline rafaelmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2006, 11:09 »
Excelente! Muito obrigado, gostaria de saber se há a possibilidade de alterar o diretório em que o arquivo é impresso e o nome do mesmo, como uma caixa de diálogo talvez?

Obrigado,
Rafael

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:06 »
Instalei no Ubuntu Edgy e esta 100% , ele cria uma pasta PDF na /home, e não precisa fazer nenhuma correção, pois ele aceita normal,,,, a unica diferença e o modelo a escolher em vez de escolher rev3 escolha a rev4 o resto normal.....

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2006, 14:57 »
Acabei de instalar. Muito mais simples do que usar o Kprinter. Obrigado.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline als

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2006, 15:17 »
Dica excelente. Eu amo o Linux!

Offline Fagner Patricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • http://fagnerpatricio.blogspot.com/
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2006, 17:49 »
Parabéns pela dica, realmente, mais simples que isso num pode ser.

 ;D ;D
Viva o mundo Livre!!!

Offline lucio2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2006, 00:40 »
Super dica, estou me preparando para migrar totalmente pro Linux - Ubuntu, e com essa dica, os passos ficaram mais curtos, valeu

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2006, 10:40 »
É por isso que a cada dia fico mais fissurado no linux e nesta comunidade maravilhosa.

Parabéns a ...odos

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Criando Impressora PDF com o CUPS-PDF
« Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:49 »
Ótimo tutorial. Eu mesmo busco pela internet tutoriais diversos sobre o Linux e guardo todos no meu PC em PDF.
Comigo só tem um problema, quando colo um texto copiado de um arquivo PDF gerado pelo CUPS ele aparece todo codificado, realmente estranho. O mesmo não acontece nos PDFs que pego prontos na internet. Alguém saberia o que pode ser feito para mudar isto?