Autor Tópico: É verdade essas coisas sobre ubuntu?  (Lida 3260 vezes)

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Online: 19 de Setembro de 2008, 22:01 »
Olá, eu gostaria de agradecer por tudo a todos vocês até agora e perguntar :
É mesmo verdade que o Ubuntu não pega vírus/não é invadido?


Obrigado
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2008, 22:12 »
Não necessariamente.

A estrutura dos sistemas LinuX (padrão POSIX), com sua devida distribuição de permissões, impede que um arquivo malicioso possa comprometer o sistema, visto que os arquivos responsáveis pelo funcionamento do sistema não tem permissões "simples" de execução, necessitando o login como usuário root (administrador do sistema), para aí sim poder executar este arquivo. (Basicamente é: o vírus só pode comprometer o sistema se você lhe der permissões para isto).

Outro fator a favor são as atualizações, sempre que uma falha é reportada, os desenvolvedores buscam soluciona-la e repassar os patch's de correção o quanto antes, demorando em média 48 horas (dependendo da falha é obvio).

Mais um fator é o reduzido numero de usuários adeptos do sistema, se um dia o LinuX vier a se tornar popular como o Micro$oft Window$, talvez tenhamos alguns problemas ou preocupações a mais, visto que um maior numero de usuários usando um sistema é diretamente ligado a um maior numero de usuários tentando "danificar" o sistema.

Entre outras especificações....

..............................

Por isso é muito recomendado manter seu sistema sempre atualizado, estudar permissões de arquivos e diretórios antes de sair "distribuindo" permissões a tudo e a todos  ;)

Não é necessário o uso de um anti-vírus, a não ser que lide com muitos usuários Window$ e necessite scanear estes arquivos antes de repassa-los (você não terá prejuízos com o vírus, mais sim o usuário window$ que receberá o arquivo).

Se o uso do sistema for voltado a um servidor, invista ainda mais em segurança, ignorando o parágrafo acima, que escrevi voltado ao usuário comum de desktop.

 ;)

EDIT: Complementando, edite o título do tópico para que se enquadre nas regras de utilização do fórum!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 22:14 por felipeborges »
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2008, 23:13 »
Concordo com o que o chefia acima falou, complementando que o Windows é muito vulnerável devido a interatividade dele com a internet, tem coisas que podem ser instaladas na máquina sem nem sequer o usuário saber ou perceber, e isso é um parto cheio pros vírus e worms que tem por aí. No Linux isso não ocorre, pelo menos não de modo tão escrachado como acontece no Windows.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2008, 23:14 »
Depois da aula do felipeborges:

Usuários iniciantes estão muito acostumados com o Windows, o Linux é outra plataforma, assim como não funciona os programas feitos para Windows os vírus feitos para Windows também não funcionarão... e os vírus feitos para Linux esbarram no sistema de permissão não tendo sucesso por enquanto... assim estamos sossegados!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2008, 00:41 »
faz como eu,  até hoje não uso nenhum tipo de linux, aqui só uso o live cd.

agora muito provavelmente os usuarios vão perguntar, para mim.

então para que, você tá, aqui no forum?

e simples, eu to aqui no forum porque eu quero aprender, para depois usar!

pretendo antes de usar o ubuntu, ficar 1 ano perguntando, usando, ai depois se fala em instalar.



olha eu ja aprendi muito com o ubuntu, e o forum, mas tenho muitas duvidas ainda.


quando estiver seguro usa!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2008, 10:51 »
faz como eu,  até hoje não uso nenhum tipo de linux, aqui só uso o live cd.

agora muito provavelmente os usuarios vão perguntar, para mim.

então para que, você tá, aqui no forum?

e simples, eu to aqui no forum porque eu quero aprender, para depois usar!

pretendo antes de usar o ubuntu, ficar 1 ano perguntando, usando, ai depois se fala em instalar.



olha eu ja aprendi muito com o ubuntu, e o forum, mas tenho muitas duvidas ainda.


quando estiver seguro usa!

Respeito seus métodos, mais verá que quando o sistema estiver instalado, as verdadeiras soluções partirão de você, e não do fórum, somente quando estiver muito difícil resolver tal algoritmo, é que você virá até nós, é automático, você instala o sistema, ele te ajuda, você ajuda ele, e somente para as situações mais embaraçosas você necessitará de colaboração "externa".
Vai por mim, eu instalei o Ubuntu em HD inteiro sem nunca ter usado GNU/LinuX (somente FreeBSD), após a simples e eficaz instalação, necessitei de um player bom, fui ao pai Google, e digite: Linux+Player+Multimidia, um leque gigantesco se abriu, logo fui lendo as descrições, tá, gostei do MPlayer, eis que não sabia instalar, o mesmo vinha em um pacote .deb (eu nem fazia idéia do que se tratava), fui ao Google e digitei: Linux+Instalação+deb, logo vi no topo da pesquisa que o pacote .deb no Ubuntu era "auto-instalador", e que eu poderia instala-lo pelo terminal também: dpkg pacote.deb, logo todos os aplicativos estavam lá. Pronto para uso.

Deixe o problema vir a você, e o responda com um algoritmo inteligente. Resultado de muita pesquisa. ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2008, 09:52 »
elibutunbr, quanto tempo vc levou pra aprender a andar de bicicleta? :) bricadeirinha. vai com fé q linux não é mais o bicho de sete cabeças q era antes. ;)
; Linux is almost there!

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2008, 11:35 »
faz como eu,  até hoje não uso nenhum tipo de linux, aqui só uso o live cd.

agora muito provavelmente os usuarios vão perguntar, para mim.

então para que, você tá, aqui no forum?

e simples, eu to aqui no forum porque eu quero aprender, para depois usar!

pretendo antes de usar o ubuntu, ficar 1 ano perguntando, usando, ai depois se fala em instalar.



olha eu ja aprendi muito com o ubuntu, e o forum, mas tenho muitas duvidas ainda.


quando estiver seguro usa!

Respeito seus métodos, mais verá que quando o sistema estiver instalado, as verdadeiras soluções partirão de você, e não do fórum, somente quando estiver muito difícil resolver tal algoritmo, é que você virá até nós, é automático, você instala o sistema, ele te ajuda, você ajuda ele, e somente para as situações mais embaraçosas você necessitará de colaboração "externa".
Vai por mim, eu instalei o Ubuntu em HD inteiro sem nunca ter usado GNU/LinuX (somente FreeBSD), após a simples e eficaz instalação, necessitei de um player bom, fui ao pai Google, e digite: Linux+Player+Multimidia, um leque gigantesco se abriu, logo fui lendo as descrições, tá, gostei do MPlayer, eis que não sabia instalar, o mesmo vinha em um pacote .deb (eu nem fazia idéia do que se tratava), fui ao Google e digitei: Linux+Instalação+deb, logo vi no topo da pesquisa que o pacote .deb no Ubuntu era "auto-instalador", e que eu poderia instala-lo pelo terminal também: dpkg pacote.deb, logo todos os aplicativos estavam lá. Pronto para uso.

Deixe o problema vir a você, e o responda com um algoritmo inteligente. Resultado de muita pesquisa. ;)

Exatamente é isso mesmo, eu sou um usuário do Ubuntu e aprendi usando no dia a dia e lendo o fórum, tenho poucas postagens, mas tento ajudar o que sei aqui no fórum.

Offline adcoutinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2008, 15:05 »
Na boa,
 
Sou novato em Linux e ainda mais novato em Ubuntu, mas de uma coisa tenho certeza, que se a pessoa usa o sistema direto no live-cd é evidente que ela acaba se privando de muitas funções que o sistema oferece ao usuário, e digo isso por experiencia minha de outros sistemas e de outras plataformas. Eu estou usando o Ubuntu 8.04 e estou achando muito completo e extraordinário, e agora sei como os usuários de Windows e outros sistemas são idiotas em dizer que o Linux é uma derma, há alguns que não oferecem uma interface tão amigável com usuários iniciantes como EU, mas no geral, se vc for colocar o Ubuntu, openSuse, Kubuntu, Fedora, Mandriva e o Curumim, que são os que eu usei e fiz testes, em questão de ser amigável não deixar nada a desejar a outros sistemas, até porque se vc quer um programa é só ir no Synaptic e procurar e instalar, mas em questão de segurança, e aí vcs vão achar que estou falando isso por ser novato mas não é, é porque tenho experiencia mesmo em windows, a Microsoft e o Windows são LIXO perto da segurança que o Linux te da, fora que ele interage muito bem com redes Microsoft.

Não sei se falei asneira, só sei que essa é minha opinião, de um ex-viciado em Windows que agora abandonou e está usando Linux, é uma lavagem cerebral que o windows faz nas cabeças dos usuários mas eu me livrei dessa doença.

Espero ter podido ajudar e até mais.

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: É verdade essas coisas sobre ubuntu?
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2008, 21:59 »
quanto a segurança sim e bom agora quanto a aprendizado e dificil

até hoje não sei como conectar na internet no ubuntu

sou experiente em windows xp e 98

no site da info ta dizendo que as eleiçoes no brasil vão começar a usar linux mas somente em algumas cidades

agora eu não sei se você e do brasil ou de portugal