Podes usar o ubuntulite(nunca experiementei) http://ubuntulite.tuxfamily.org/?q=node/2
Muito obrigado por compartilhar a dica sylvester!
Eu não conhecia, eu pensava que estava finalmente quieto depois de usar o Arch Linux hehehe...
A Mini ISO tem 9,6 MB
Talvez tu queiras experimentar o Arch Linux. Alguns companheiros de fórum usam essa distro e são apaixonados por ela, vamos esperar algum deles se manifestar aqui no tópico pra falar um pouco mais. Enquanto ninguém aparece, vai dando uma conferida no site oficial da distro e na comunidade brasileira. Vale lembrar que o Arch requer algum conhecimento de terminal, é relativamente avançada em relação ao Ubuntu.
Apenas uma ressalva quanto aos drivers: A maioria das distros Linux não vem com os drivers proprietários instalados por padrão. Entre estes drivers proprietários estão, por exemplo, os drivers que habilitam o suporte ao 3D em placas nVidia. Distros mais elementares e personalizáveis como o Arch dificilmente virão com eles, mas a instalação posterior é possível. Algumas distros como o Ubuntu facilitam bastante o processo de instalação, mas distros assim geralmente são as que vem completas, com os programas que tu mencionou que prefere que não venham instalados por padrão.
Então, eu sou usuário Arch Linux, mas se eu começar a discursar sobre a distro vai ficar meio suspeito devido a minha paixão por ela hehehe...
Mas é soberba, isto ela é
Porém não recomendo pra iniciantes, ela não tem esse público como foco. Mas pela rápida olhada nas instruções de instalação do Ubuntulite, ele também não parece ser tão amigável de instalar (Para um iniciante), mas não testei.
De qualquer forma, recomendo o Arch Linux, mas somente caso tenha paciência, tenha um bom conhecimento de Bash e queira montar uma distro do zero e transforma-la na sua cara-metade e instalar unica e exclusivamente o que você vai utilizar.
Vantagens básicas do Arch Linux:
- Filosofia KISS - Keep It Simple, Stupid = Mantenha tudo estupidamente simples. É uma distro extremamente simples, leve e rápida, e propõe que você monte o seu Arch à seu gosto. A ISO vem com um LiveCD em modo texto, e instala apenas o básico para o sistema funcionar, em modo texto.
- Programas sempre muito recentes, mesmo assim, é tudo muito estável.
- Rolling Release: Toda nova versão é só atualizar o sistema, não quebra, não da problema de compatibilidade, não da erro, não precisa baixar uma nova ISO.
- Pacman: Gerenciador de Pacotes excepcional, mas infelismente ainda não faz café nem arruma a casa.
- Personalizável ao extremo: Cada Arch Linux é único, por que é você que monta o seu.
- Centenas de outras vantagens, pesquise e conheça
Por que senão vou escrever um livro aqui hehehe...
Mas como o colega paulo87 apontou, Debian e Arch são distros bem avançadas, se quer algo mais modesto, recomendo o Xubuntu.
Um abraço a todos e até mais.